08/04/2012

Leitura Espiritual para 08 Abr 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus

Olho para o alto, para o Céu,

e Tu dizes-me:

estou aqui, em Ti!

O amor que sentes, sou Eu!


jma

Evangelho do dia e comentário



Tempo de Páscoa

Domingo de PÁSCOA
Evangelho: Jo 20, 1-9

1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã, sendo ainda escuro, e viu a pedra retirada do sepulcro. 2 Correu então, e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo a quem Jesus amava, e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram». 3 Partiu, pois, Pedro com o outro discípulo e foram ao sepulcro. 4 Corriam ambos juntos, mas o outro discípulo corria mais do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. 5 Tendo-se inclinado, viu os lençóis no chão, mas não entrou. 6 Chegou depois Simão Pedro, que o seguia, entrou no sepulcro e viu os lençóis postos no chão, 7 e o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus, que não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte. 8 Entrou também, então, o outro discípulo que tinha chegado primeiro ao sepulcro. Viu e acreditou. 9 Com efeito, ainda não entendiam a Escritura, segundo a qual Ele devia ressuscitar dos mortos.

Comentário:

João acreditou porque viu e não porque o que via a Escritura o confirmava.

É interessante que o Evangelista – o próprio João – nada diga a respeito de Pedro e da sua reacção ao que viu no sepulcro.
Provavelmente por respeito pelo mais velho, como de resto já o tinha demonstrado ao deixá-lo entrar primeiro no sepulcro, não refere o que terá dito ou como reagiu ao que se constatava.

É natural que João tenha acreditado, bastando-lhe ver o que viu porque o seu coração entregue há muito a Cristo, ansiava por crer nele, nas Suas palavras, no que Lhes tinha dito.

O amor contenta-se com muito pouco, basta-lhe um pequeno sinal para se entregar sem reservas. Quem muito ama mais se entrega e quem ama menos, tem reservas, põe obstáculos, levanta dúvidas.
Mas, o amor, também contagia, arrasta e, por isso, é de imaginar que não tenha demorado muito a ‘convencer’ Pedro que o Senhor ressuscitara conforme tinha dito.

E, Pedro, que tem uma ânsia enorme de estar com o Mestre, de O ver, e, sobretudo de O ouvir dizer que lhe perdoa a sua negação da noite anterior fica como que ‘esmagado’ pela realidade: o Senhor, Jesus, ressuscitou!

(ama, comentário sobre Jo 20, 1-9, 2012.03.14) 

Bette Davis Eyes

Kim Carnes -1981




Tu és sal, alma de apóstolo

Textos de S. Josemaria

Tu és sal, alma de apóstolo. – "Bonum est sal" – o sal é bom, lê-se no Santo Evangelho; "si autem sal evanuerit" – mas se o sal se desvirtua... de nada serve, nem para a terra, nem para o esterco; deita-se fora como inútil. Tu és sal, alma de apóstolo. – Mas se te desvirtuas... (Caminho, 921)

Os católicos têm de andar pela vida como apóstolos: com luz de Deus, com sal de Deus. Sem medo, com naturalidade, mas com tal vida interior, com tal união com Nosso Senhor, que iluminem, que evitem a corrupção e as sombras, que repartam o fruto da serenidade e a eficácia da doutrina cristã. (Forja, 969)

Em momentos de desorientação geral, quando clamas ao Senhor pelas suas almas!, parece que não te ouve, que está surdo aos teus apelos. Inclusivamente chegas a pensar que o teu trabalho apostólico é vão.
– Não te preocupes! Continua a trabalhar com a mesma alegria, com a mesma vibração, com o mesmo afinco. Permite-me que insista: quando se trabalha por Deus, nada é infecundo! (Forja, 978)

– Filho: todos os mares deste mundo são nossos, e lá onde a pesca é mais difícil é também mais necessária. (Forja, 979)

Com a tua doutrina de cristão, com a tua vida íntegra e com o teu trabalho bem feito, tens que dar bom exemplo, no exercício da tua profissão e no cumprimento dos deveres do teu cargo, aos que te rodeiam: os teus parentes, os teus amigos, os teus companheiros, os teus vizinhos, os teus alunos... – Não podes ser um embusteiro (Forja, 980)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet