22/04/2012

Leitura Espiritual para 22 Abr 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Ne me quites pas

Jacques Brell


Evangelho do dia e comentário




                 Tempo de Páscoa



Evangelho: Lc 24, 35-48

35 E eles contaram também o que lhes tinha acontecido no caminho, e como O tinham reconhecido ao partir o pão. 36 Enquanto falavam nisto, apresentou-Se Jesus no meio deles e disse-lhes: «A paz seja convosco!». 37 Mas eles, turbados e espantados, julgavam ver algum espírito.38 Jesus disse-lhes: «Porque estais turbados, e porque se levantaram dúvidas nos vossos corações? 39 Olhai para as Minhas mãos e os Meus pés, porque sou Eu mesmo; apalpai e vede, porque um espírito não tem carne, nem ossos, como vós vedes que Eu tenho». 40 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Mas, estando eles, por causa da alegria, ainda sem querer acreditar e estupefactos, disse-lhes: «Tendes aqui alguma coisa que se coma?». 42 Eles apresentaram-Lhe uma posta de peixe assado.43 Tendo-o tomado comeu-o à vista deles. 44 Depois disse-lhes: «Isto é o que Eu vos dizia quando ainda estava convosco; que era necessário que se cumprisse tudo o que de Mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos». 45 Então abriu-lhes o entendimento, para compreenderem as Escrituras, 46 e disse-lhes: «Assim está escrito que o Cristo devia padecer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, 47 e que em Seu nome havia de ser pregado o arrependimento e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sois as testemunhas destas coisas.

Comentário:

«Então abriu-lhes o entendimento, para compreenderem as Escrituras,» como compreender se não se entende?

Jesus conhece bem as nossas limitações e incapacidades por isso nos abre o entendimento, talvez não de forma súbita como fez com os Apóstolos, mas pausadamente ao longo dos anos.

Começamos na catequese a aprender as bases da doutrina que enforma a nossa fé e continuamos pela vida fora adquirindo novos conhecimentos, aprofundando o que já sabemos.

Há sempre coisas novas a retirar do tesouro das Escrituras, cada vez que lemos um trecho do Evangelho - talvez pela milésima vez - encontramos algo novo que, antes não tínhamos reparado, um enfoque diferente, um ensinamento que nos surpreende.

Não admira que seja assim porque as palavras de Cristo e a sua doutrina são sempre novas, de todos os tempos.

(ama, comentário sobre Lc 24, 35-48, 2010.04.08)

Tratado dos anjos 18

Questão 54: Do conhecimento angélico.

Pensamentos inspirados à procura de Deus

À procura de Deus

Só tem medo de superstição,

quem não ama a Deus de todo o coração.

jma

Se vês claramente o teu caminho, segue-o

Textos de S. Josemaria

Porque não te entregas a Deus de uma vez..., de verdade..., agora?! (Caminho, 902)

Se vês claramente o teu caminho, segue-o. – Por que não repeles a cobardia que te detém? (Caminho, 903)

"Ide, pregai o Evangelho... Eu estarei convosco...". – Isto disse Jesus... e disse-to a ti. (Caminho, 904)

"Et regni ejus non erit finis". – O seu Reino não terá fim!
Não te dá alegria trabalhar por um reinado assim? (Caminho, 906)

"Nesciebatis quia his quae Patris mei sunt oportet me esse?". – Não sabíeis que Eu devo ocupar-Me das coisas que dizem respeito ao serviço de meu Pai?
Resposta de Jesus adolescente. E resposta a uma mãe com a sua Mãe, que há três dias anda à sua procura julgando-O perdido. – Resposta que tem por complemento aquelas palavras de Cristo que São Mateus transcreve: "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim". (Caminho, 907).

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet