15/05/2012

O MILAGRE DE FÁTIMA


Não me refiro a nenhum fenómeno atmosférico actual ou passado. Muito menos estou a falar de um eventual 4º segredo comunicado por Nossa Senhora aos Pastorinhos. Refiro-me a umas declarações do Comandante da GNR de Santarém, já no rescaldo da Operação Fénix 2012, montada para a peregrinação do 12 e 13 de Maio em Fátima. Disse que foi um êxito, quer na segurança rodoviária quer na prevenção criminal. E em relação a este último tema acrescentou que nada de significativo há a registar, a não ser "a entrega de dinheiro na GNR que foi encontrado por um grupo de peregrinos",

Ora aí está o grande milagre. Em época de crise, as pessoas a entregar dinheiro! E não é em nenhuma caixa registadora de nenhuma grande superfície em dias de descontos. É, espante-se, simplesmente entregar dinheiro encontrado e que não nos pertence. Uma situação que, continuando a citar o comandante militar "atesta a seriedade das pessoas que visitam Fátima". Para usar a expressão do C
ardeal Gianfranco Ravasi, na sua homilia, é preciso “sujar as mãos” não para no apropriarmos do que não é nosso ou para participar em negócios pouco transparentes, mas para ajudar os que mais necessitam. Os peregrinos de Fátima escutaram a lição e souberam tirar consequências.

Talvez seja bom lembrar as afirmações de Bento XVI hà 2 anos no avião que o trouxe a Fátima, ao falar da “crise económica, com a sua componente moral, que ninguém pode deixar de ver” e que parte de “um falso dualismo, ou seja de um positivismo económico que julga poder funcionar sem a componente ética... Por isso agora é o momento de ver que a ética não é uma coisa externa, mas interna à racionalidade e ao pragmatismo económico”.

Que não seja preciso haver um milagre dos autênticos para que todos (governantes, políticos, investidores e cidadãos comuns) levemos a sério estas palavras como o fizeram aqueles peregrinos anónimos que hoje são notícia.

Pe. Jorge Margarido Correia
Engº Mecânico. Doutor em Teologia


Maria está ao pé de ti

Textos de S. Josemaria


Não estás só. – Aceita com alegria a tribulação. – É verdade, pobre menino, que não sentes na tua mão a mão de tua Mãe. – Mas... não tens visto as mães da terra, de braços estendidos, seguir os seus pequenos quando se aventuram, receosos, a dar os primeiros passos sem a ajuda de ninguém? – Não estás só; Maria está ao pé de ti. (Caminho, 900)

Dá alegria verificar que a devoção à Virgem está sempre viva, despertando nas almas cristãs um impulso sobrenatural para se comportarem como domestici Dei, como membros da família de Deus.
Nestes dias, vendo como tantos cristãos exprimem dos mais diversos modos o seu carinho à Virgem Santa Maria, também vós certamente vos sentis mais dentro da Igreja, mais irmãos de todos esses vossos irmãos.
É uma espécie de reunião de família, como quando os irmãos que a vida separou voltam a encontrar-se junto da Mãe, por ocasião de alguma festa. Ainda que alguma vez tenham discutido uns com os outros e se tenham tratado mal, naquele dia não; naquele dia sentem-se unidos, reencontram-se unidos, reencontram-se todos no afecto comum.
Maria, na verdade, edifica continuamente a Igreja, reúne-a, mantém-na coesa. É difícil ter autêntica devoção à Virgem sem nos sentirmos mais vinculados aos outros membros do Corpo Místico e também mais unidos à sua cabeça visível, o Papa. Por isso me agrada repetir: Omnes cum Petro ad Iesum per Mariam! – todos, com Pedro, a Jesus, por Maria! (Cristo que passa, 139)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

La Traviata


Maria Caniglia sings the death of Violetta 


Evangelho do dia e comentário





Tempo de Páscoa

VI Semana 


Evangelho: Jo 16, 5-11

5 «Agora vou para Aquele que Me enviou e nenhum de vós Me pergunta: Para onde vais? 6 Mas, porque vos disse estas coisas a tristeza encheu o vosso coração. 7 «Contudo, digo-vos a verdade: A vós convém que Eu vá, porque se não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se for, Eu vo-l'O enviarei. 8 Ele, quando vier, convencerá o mundo quanto ao pecado, à justiça e ao juízo. 9 Quanto ao pecado, porque não creram em Mim; 10 quanto à justiça, porque vou para o Pai e vós não Me vereis mais; 11 quanto ao juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

Meditação:

Que felicidade a minha, teres partido.

Em primeiro lugar porque enviaste o Teu Espírito que dá luz à minha alma e conhecimento à minha inteligência;

Depois, porque Te posso encontrar sempre que quiser, no Sacrário.

(ama, meditação sobre Jo 16, 5-11, 2010.04.10)

Pensamentos inspirados à procura de Deus


Deus não se espera sentado!
Deus encontra-se a caminhar!

jma

Leitura espiritual para 15 Mai 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Tratado dos Anjos 41

Questão 59: Da vontade dos anjos. 3