20/05/2012

Leitura espiritual para 20 Mai 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Maria, mestra de caridade

Textos de S. Josemaria


Na hora do desprezo da Cruz, a Virgem lá está, perto do seu Filho, decidida a partilhar a sua mesma sorte. Percamos o medo de nos comportarmos como cristãos responsáveis quando isso não é cómodo no ambiente em que nos movemos. Ela nos ajudará. (Sulco, 977)

Como contrasta a esperança de Nossa Senhora com a nossa impaciência! Com frequência exigimos que Deus nos pague imediatamente o pouco bem que fizemos. Mal aflora a primeira dificuldade, queixamo-nos. Muitas vezes somos incapazes de aguentar o esforço, de manter a esperança, porque nos falta fé: bem-aventurada és tu, porque acreditaste que se cumpririam as coisas que te foram ditas da parte do Senhor.
Mestra de caridade! Recordai aquele episódio da apresentação de Jesus no templo. O velho Simeão assegurou a Maria, sua Mãe: este Menino está destinado para ruína e para ressurreição de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; o que será para ti mesma uma espada que trespassará a tua alma, a fim de que sejam descobertos os pensamentos ocultos nos corações de muitos. A imensa caridade de Maria pela Humanidade faz com que se cumpra também n'Ela a afirmação de Cristo: ninguém tem mais amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos. (Amigos de Deus, nn. 286–287)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

A fé confessada por génios da Ciência




Música

Bryan Adams - Heaven


Evangelho do dia e comentário





Tempo de Páscoa

VIII Semana 

Evangelho: Mc 16, 15-20

15 E disse-lhes: «Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda a criatura. 16 Quem crer e for baptizado, será salvo; mas quem não crer, será condenado. 17 Eis os milagres que acompanharão os que crerem: Expulsarão os demónios em Meu nome, falarão novas línguas, 18 pegarão em serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal; imporão as mãos sobre os doentes, e serão curados». 19 O Senhor, depois de assim lhes ter falado, elevou-Se ao céu e foi sentar-Se à direita do Pai. 20 Eles, tendo partido, pregaram por toda a parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os milagres que a acompanhavam.

Comentário:

É de toda a justiça que os cristãos celebrem, louvem e agradeçam a essas ‘colunas da Igreja’ que sem olhar a dificuldades de toda a ordem, cumpriram amorosamente, o mandato de Cristo.

Sem a sua entrega, plena, total, a Igreja, embora com Cabeça – que é Cristo – não teria ‘corpo’.

Ao longo dos tempos quantos foram os verdadeiros apóstolos da cristandade?

Hoje em dia, quantos são?

Por todo o mundo, os cristãos voltam-se para Roma, para esse homem que, não obstante a sua idade avançada, os urge com persistente ímpeto, a caminhar com perseverança e dedicação a levar Cristo a todos os lugares da terra.

(ama, comentário sobre Mc 16, 15-20, 2012.04.10)

Tratado dos Anjos 46

Questão 60: Do amor ou da dileção dos anjos. 4

Cardeal Richelieu

Conta-se que quando morreu o Cardeal Richelieu, circulou por Paris o seguinte epitáfio:

Aqui jaz um Cardeal

Que fez muito mal e muito bem

Todo o bem fez muito mal

E todo o mal fez muito bem.






(Citado por P. J. martínez, Recolecção, Agosto 2008)