30/05/2012

Evangelho diário e comentário








T. Comum – VIII Semana


Evangelho: Mc 10, 32-45

32 Iam em viagem para subir a Jerusalém; Jesus ia diante deles. E iam perturbados e seguiam-n'O com medo. Tomando novamente à parte os doze, começou a dizer-lhes o que tinha de Lhe acontecer: 33 «Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas; eles O condenarão à morte e O entregarão aos gentios; 34 e O escarnecerão, Lhe cuspirão, O açoitarão, e Lhe tirarão a vida. Mas ao terceiro dia ressuscitará». 35 Então aproximaram-se d'Ele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: «Mestre, queremos que nos concedas o que Te vamos pedir». 36 Ele disse-lhes: «Que quereis que vos conceda?». 37 Eles responderam: «Concede-nos que, na Tua glória, um de nós se sente à Tua direita e outro à Tua esquerda». 38 Mas Jesus disse-lhes: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber, ou ser baptizados no baptismo com que Eu vou ser baptizado?». 39 Eles disseram-Lhe: «Podemos». Jesus disse-lhes: «Efectivamente haveis de beber o cálice que Eu vou beber e haveis de ser baptizados com o baptismo com que Eu vou ser baptizado; 40 mas, quanto a estardes sentados à Minha direita ou à Minha esquerda, não pertence a Mim concedê-lo, mas é para aqueles para quem está preparado». 41 Ouvindo isto, os dez começaram a indignar-se com Tiago e João. 42 Mas Jesus, chamando-os, disse-lhes: «Vós sabeis que aqueles que são reconhecidos como chefes das nações as dominam e que os seus príncipes têm poder sobre elas. 43 Porém, entre vós não deve ser assim, mas o que quiser ser o maior, será o vosso servo, 44 e o que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. 45 Porque também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para redenção de todos».

Comentário:

Este pedido dos dois discípulos não é tão descabido como, a princípio, pode julgar-se.

Perante a tragédia que se aproxima e que Jesus vai descrevendo com pormenores, os dois sentem receio, medo, do que está para acontecer e, assim, pretendem assegurar desde já um "bom lugar" no futuro.

É evidente, não sabem como expressar no pedido o que desejam no seu íntimo e que é, sem sombra de dúvida, o não querer, nunca, estar longe do Senhor.

E que lugar mais próximo pode haver que ao Seu lado?

(ama, meditação sobre Mc 10, 32-45, 2011.03.02)

A tristeza é a escória do egoísmo

Textos de S. Josemaria



Que ninguém leia tristeza nem dor na tua cara, quando difundes pelo ambiente do mundo o aroma do teu sacrifício. Os filhos de Deus têm de ser sempre semeadores de paz e de alegria. (Sulco, 59)

E se somos filhos de Deus, por que havemos de estar tristes? A tristeza é a escória do egoísmo. Se queremos viver para Nosso Senhor, não nos faltará a alegria, mesmo que descubramos os nossos erros e as nossas misérias. A alegria entra na vida de oração de tal maneira que, a certa altura, não poderemos deixar de cantar: porque amamos, e cantar é próprio de apaixonados.

Se vivermos assim, realizaremos no mundo uma obra de paz; saberemos tornar amável aos outros o serviço a Nosso Senhor, porque Deus ama quem dá com alegria O cristão é uma pessoa igual às outras na sociedade; mas do seu coração transbordará a alegria de quem se propõe cumprir, com a ajuda constante da graça, a Vontade do Pai: e não se sente vítima, nem inferiorizado, nem coagido. Caminha de cabeça erguida, porque é homem e é filho de Deus.
A nossa fé dá todo o seu relevo a estas virtudes, que pessoa alguma deveria deixar de cultivar. Ninguém pode vencer o cristão em humanidade. Por isso, quem segue Cristo é capaz – não por mérito próprio, mas pela graça de Nosso Senhor – de comunicar aos que o rodeiam o que às vezes eles pressentem, embora não consigam compreender: que a verdadeira felicidade, o verdadeiro serviço ao próximo passa pelo Coração do Nosso Redentor; perfectus Deus, perfectus, homo. (Amigos de Deus, nn. 92–93)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Tratado dos anjos 56

Questão 62: Da perfeição dos anjos na existência da graça e da glória.

Música

Nuno Câmara Pereira - Samaritana


Leitura espiritual para 30 Mai 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Amo-te



Nota de AMA: 

Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.

Aqui, sentado - minha mesa de trabalho, entro em contacto mais intimo contigo, meu Senhor e meu Deus.
Ao longo deste dia, lembrei-me de Ti alguma vez.
Não tantas como devia e, na realidade deveria estar tão embebido em Ti, que cada momento deveria ser um momento inteiramente Teu.
E, no entanto, eu creio firmemente que Tu me vês, escutas e ouves em qualquer lugar onde esteja, sempre.
A minha condição de homem fraco e pusilânime, faz-me esquecer essas verdades e a desviar-me do que deveria ser a minha constante preocupação.
Tu sabes bem, meu Senhor, quanto me custa, a dificuldade que tenho em falar contigo.
Parece que não me ocorre nada para Te dizer e, na verdade, tenho tanto para Te contar.
Apetecia-me ficar constantemente repetindo:
Senhor eu amo-te, Senhor eu amo-te, Senhor eu amo-te.
E isto é verdade, bem o sabes. É um amor pouco limpo, cheio de mazelas e imperfeições, mas é um amor autêntico, total.
Entrego-me nas Tuas mãos de maneira inteira e dou-te de bom grado tudo, absolutamente tudo o que possuo.
Aceita-me Senhor, coloca tudo isso junto dos mais ínfimos que recebes e dá-me a graça de permanecer junto de mim.
Sabes bem como sou fraco e esqueço e rodeio os meus propósitos de fazer mais, de fazer melhor.
Só com a Tua ajuda, que não me canso de solicitar, posso conseguir alguma coisa.
Só com a Tua carinhosa mão a sustentar-me poderei evita mais quedas e mais graves.
Porque Tu és o meu refúgio, a minha força, a minha segurança.
Em Ti reside tudo quanto sou, Senhor, e posso.
Em Ti confio, desde manhãzinha até ao adormecer.
Lembra-te tu também, minha querida Mãe, de falares bem de mim ao Teu Filho. Intercede por este pobre (…), que tão ingrato é, mas que confia totalmente no teu coração de Mãe amantíssima.
A ti me recomendo, Senhora de Fátima, na recitação tão distraída do terço, vê o teu pobre filho tentando balbuciar as palavras que alegram o teu coração.
Eu te imploro o teu auxílio, Mão extremosa, e o teu amparo nas horas difíceis.
O reconhecimento por tudo quanto me fazes e me dás, a cada momento, engolfam-se neste beijo cheio de ternura com que peço a tua bênção.