03/06/2012

Evangelho do dia e comentário









T. Comum – IX Semana



 Santíssima Trindade

Evangelho: Mt 28, 16-20

16 Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. 17 Quando O viram, adoraram-n'O; alguns, porém, duvidaram. 18 Jesus, aproximando-Se, falou-lhes assim: «Foi-Me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Ide, pois, ensinai todas as gentes, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-as a cumprir todas as coisas que vos mandei. Eu estarei convosco todos os dias até ao fim do mundo».

Comentário:

Jesus, como sempre, fala de forma inequívoca, sem margem para qualquer dúvida ou interpretação.

Quando afirma que tem todo o poder significa isso mesmo: todo!

Assim, pode mandar o que quiser mesmo que seja enviar um punhado de homens pouco cultos, algo rudes e com escassos meios «por todo o mundo» transmitindo a boa nova da chegada do Reino de Deus.

E, se o manda de forma tão clara, é porque sabe que, não obstante as limitações, eles cumprirão o mandato sem olhar nem a perigos ou dificuldades, perseguições ou torturas, quase todos entregando a própria vida.

(ama, comentário sobre Mt 28, 16-20, 2011.06.05)

Tratado dos anjos 60

Questão 62: Da perfeição dos anjos na existência da graça e da glória.

Musical: Btº João Paulo II


Não te apoquentes por verem as tuas faltas

Textos de S. Josemaria


Quanto mais me exaltarem, meu Jesus, humilha-me mais no meu coração, fazendo-me saber o que tenho sido e o que serei, se Tu me deixares. (Caminho, 591)

Não te esqueças de que és... o depósito do lixo. – Por isso, se porventura o Jardineiro – divino lança mão de ti, e te esfrega e te limpa... e te enche de magníficas flores..., nem o aroma nem a cor que embelezam a tua fealdade devem pôr-te orgulhoso.
– Humilha-te; não sabes que és o caixote do lixo? (Caminho, 592)

Quando te vires como és, há-de parecer-te natural que te desprezem. (Caminho, 593)

Não és humilde quando te humilhas, mas quando te humilham e o aceitas por Cristo. (Caminho, 594)

Não te apoquentes por verem as tuas faltas. A ofensa a Deus e a desedificação que podes ocasionar, isso é que te deve doer.
– De resto, que saibam como és e te desprezem. – Não tenhas pena de seres nada, porque assim Jesus tem que pôr tudo em ti. (Caminho, 596)



© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Tratado da criação da criatura corpórea 12

Questão 68: Da obra do segundo dia.