14/06/2012

Leitura espiritual para 14 Jun 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Evangelho do dia e comentário










T. Comum – X Semana


Evangelho: Mt 5, 20-26

20 Porque Eu vos digo que, se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. 21 «Ouvistes que foi dito aos antigos: “Não matarás”, e quem matar será submetido ao juízo do tribunal. 22 Porém, Eu digo-vos que todo aquele que se irar contra o seu irmão, será submetido ao juízo do tribunal. E quem chamar cretino a seu irmão será condenado pelo sinédrio. E quem lhe chamar louco será condenado ao fogo da Geena. 23 Portanto, se estás para fazer a tua oferta diante do altar, e te lembrares ali que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem fazer a tua oferta. 25 Concilia-te sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele no caminho, para que não suceda que esse adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao guarda, e sejas metido na prisão. 26 Em verdade te digo: Não sairás de lá antes de ter pago o último centavo.

Comentário:

A justiça!

O grande tema de fundo de toda a pregação de Jesus. Sempre e a propósito de tudo a justiça vem à colacção porque, de facto, ela está na base de toda a actuação humana.

Não existe uma terceira forma: ou se actua com justiça ou não se é justo de todo.
Tanto que, no AT as pessoas de comportamento correcto eram apelidadas de 'justos' o que equivale aos 'santos' no NT.

Mas, concretamente, o que é a justiça?

Muito simplesmente diria que ser justo é fazer, em tudo, a Vontade de Deus já que, Ele, a Suprema Justiça, só pode querer o Bem.

(ama, comentário sobre Mt 5, 20-26, 2012.03.02)

Luz do mundo


«Vós sois a luz do mundo» [1] e perguntando-me mais uma vez sobre esta ‘luz’ que o Senhor quer que sejamos, ocorreu-me:

1ª Etapa:
No Baptismo o Senhor entrega-nos uma lanterna. Traz um pilha, pequenina, mas que funciona perfeitamente. A sua luz é um pequeno estilete que mal rasga a escuridão.

2ª Etapa:
Depois, pelos lábios da nossa Mãe, acrescentamos mais uma pequena pilha que contém as primeiras orações, quem é Jesus, a Santíssima Virgem o que significa a Santa Missa.

3ª Etapa:
Logo, na catequese, mais uma pilha: os ensinamentos sobre a Doutrina, o Catecismo.

4ª Etapa:
Mais uma pilha: a Primeira Comunhão! Uma luz fortíssima que aumenta consideravelmente a potência luminosa da primitiva lanterna.

5ª Etapa:
Com o Sacramento do Crisma acrescentamos – o Espírito Santo acrescenta – uma pilha de extraordinário alcance e capacidade.

6ª e última Etapa:
Pela vida fora, vamos adquirindo, com o estudo da Doutrina, a frequência dos Sacramentos e, sobretudo, com a oração confiante, porfiada, íntima, outras pilhas de grande importância e potência.

Já estamos, assim, equipados para iluminar à nossa volta, dar luz a outros, rasgar trevas.

A pequenina lanterna recebida no Baptismo, transformou-se num farol de longo alcance que permite ver mais longe, mais alto, mais profundo, bastando para tal, carregar no interruptor.

E, pergunto, se não levar-mos a cabo esta última etapa – que só termina no dia da nossa morte – o que acontece?

As pilhas recebidas nas etapas anteriores vão perdendo força, potência luminosa e cada dia que passa iluminam menos, acabam sem força, até que, por mais que accionemos o interruptor não iluminamos coisa nenhuma.

ama, 2012.06.13


[1] Mt 5, 14

Fátima


São duas da manhã e acabei de regressar de Fátima, assisti à procissão das velas e participei na Santa Missa e... senti o coração tão pequenino que me cabia na palma da mão.
Disse muitas coisas a Nossa Senhora, pedi por tantos e tantas mas, principalmente disse-lhe repetidamente: 


OBRIGADO!


Esta doce intimidade que tenho com a Senhora é, de facto, algo que, desde pequeno sinto de uma maneira tão forte que me parece que estou ali sozinho com Ela e falamos os dois, digo-lhe piropos: que está mais bonita que nunca, que o seu sorriso é mais doce... Enfim, conversas de ''tolinho'' que eu sei que Ela gosta muito de ouvir.

Depois vêm as recordações da meninice, dos meses de Setembro ali passados com os meus irmãos e começam a chegar-se ao meu lado o meu Pai, a minha Mãe vestida de servita, a bênção dos doentes, a que sempre assistia de cartão ao peito, uma quantidade de pessoas que passava por nossa casa e, no meio desta catadupa de memórias que incluem, os lanches no poço nos Valinhos no quintal da casa da Senhora Olímpia e do Ti Marto, pais da Jacinta, eu atrevo-me a pensar que ninguém, daqueles muitos milhares de pessoas, conhece Fátima como eu e fala com a Virgem como eu falo.
Sei que Ela sabe que estou ali só para a ver e dizer-lhe umas coisas que trago guardadas no fundo do coração.

Já acabaram as cerimónias, a sua imagem recolheu à Capelinha, mas não me apetece vir-me embora.
Rompendo o silêncio recolhido da multidão a voz grave do Reitor assegura pelos altifalantes: 


'O meu Imaculado Coração triunfará!'

Então, tranquilo e seguro que assim será, digo-lhe adeus e venho-me embora.

Ao chegar à saída por baixo da colunata, ainda me volto para trás e dou-lhe as boas noites.

2010.06.13 

Pássaros e Passarões


Clicar:                               Luminárias

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 202


À procura de Deus


A oração é uma partida,
que se faz caminho e chegada!
jma

Arabeske


Schumann - Arabeske in C major, Op. 18 - Wilhelm Kempff

agrad ALS

Tratado dos anjos 71

Questão 64: Da pena dos demónios.

Nada vale a pena se não estamos junto do Senhor tsjm

Textos de S. Josemaria


Maria, tua Mãe, levar-te-á ao Amor de Jesus. E aí estarás "cum gaudio et pace", com alegria e paz, sempre "levado" – porque sozinho cairias e encher-te-ias de lodo – pelo caminho fora, para crer, para amar e para sofrer. (Forja, 677)

Maria e José perguntaram por ele a parentes e conhecidos. E, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém à sua procura. A Mãe de Deus, que procurou com afã o seu Filho, perdido sem sua culpa e que sentiu a maior alegria ao encontrá-lo, ajudar-nos-á a voltar atrás, a rectificar o que for preciso, quando, pelas nossas leviandades ou pecados, não consigamos descobrir Cristo. Teremos assim a alegria de o abraçar de novo, para lhe dizer que nunca mais o perderemos.
Maria é Mãe da ciência, porque com Ela se aprende a lição que mais importa: que nada vale a pena se não estamos junto do Senhor, que de nada servem todas as maravilhas da terra, todas as ambições satisfeitas, se no nosso peito não arde a chama de amor vivo, a luz da santa esperança, que é uma antecipação do amor interminável, na nossa Pátria definitiva. (Amigos de Deus, 278)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet