29/06/2012

Álvaro del Portillo


Clicar:

Declarado Venerável por Bento XVI D. Álvaro del Portillo sucessor S. Josemaría Escrivá e primeiro prelado do Opus Dei (vídeos em espanhol e inglês)

Leitura espiritual para 29 Jun 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Abertura

Rossini - Guilherme Tell Abertura 
Pierino Gamba 
1956




Nota: Vi este maestro, então com 15 anos, em S. Carlos, Lisboa, conduzindo a Orquestra Sinfónica Nacional nesta mesma obra de Rossini. No final ofereceu a batuta, autografando-a, a meu irmão Manuel José.

Tratado da criação da criatura corpórea 12

Questão 67: Da obra da distinção em si mesma.

Evangelho do dia e comentário






T. Comum – XII Semana



S. Pedro e S. Paulo
Evangelho: Mt 16, 13-19

13 Tendo chegado à região de Cesareia de Filipe, Jesus interrogou os Seus discípulos, dizendo: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?». 14 Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». 15 Jesus disse-lhes: «E vós quem dizeis que Eu sou?». 16 Respondendo Simão Pedro, disse: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo». 17 Respondendo Jesus, disse-lhe: «Bem-aventurado és, Simão filho de João, porque não foi a carne e o sangue que to revelaram, mas Meu Pai que está nos céus. 18 E Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus, e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus».

Comentário:

Sabemos perfeitamente que é Jesus Cristo, aprendemo-lo dos lábios da nossa mãe, na catequese e, ao longo da vida pelos testemunhos pessoais e alheios.

Sim... Sabemos que é Cristo e nem nos damos conta da enorme graça que tal representa. Quantos milhões de seres humanos não o sabem ou já o esqueceram!

Enquanto houver um só no mundo que esteja nestas condições nós, os cristãos, não podemos "descansar" pois urge-nos o mandato «ide a todas as gentes...».

(ama, comentário sobre Mt 16, 13-19, 2011.08.21)

Bendita és tu, entre todas as mulheres!

Textos de S. Josemaria

Olha para a Virgem Santíssima, e observa como vive a virtude da lealdade: quando Isabel precisa d'Ela, diz o Evangelho que vai "cum festinatione", com pressa, com alegria. Aprende! (Sulco, 371)

Agora, menino amigo, espero que já saibas desembaraçar-te. Acompanha, alegremente, José e Santa Maria... e ficarás a par das tradições da Casa de David.

Ouvirás falar de Isabel e de Zacarias, enternecer-te-ás com o amor puríssimo de José e baterá com mais força o teu coração, cada vez que pronunciarem o nome do Menino que há-de nascer em Belém...

Caminhamos, apressadamente, em direcção às montanhas, até uma aldeia da tribo de Judá (Lc I, 39).

Chegamos. – É a casa onde vai nascer João Baptista. – Isabel aclama, agradecida, a Mãe do Redentor: Bendita és tu, entre todas as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! – A que devo eu tamanho bem, que venha visitar-me a Mãe do meu Senhor? (Lc I, 42 e 43).

O Baptista, ainda por nascer, estremece... (Lc I, 41)... A humildade de Maria verte-se no Magnificat... E tu e eu, que somos – que éramos – uns soberbos, prometemos ser humildes. (Santo Rosário, 2º mistério gozoso)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet