04/07/2012

Leitura espiritual para 4 Jul 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Conta-lhe tudo o que te acontece, honra-a

Textos de S. Josemaria




Deves ter uma intensa devoção à nossa Mãe. Ela sabe corresponder com finura aos obséquios que Lhe fizermos. Além disso, se rezares o Terço todos os dias com espírito de fé e de amor, Nossa Senhora encarregar-se-á de te levar muito longe pelo caminho do seu Filho. (Sulco, 691)

Quanto cresceriam em nós as virtudes sobrenaturais se conseguíssemos verdadeira devoção a Maria, que é Nossa Mãe! Não nos importemos de lhe repetir durante todo o dia – com o coração, sem necessidade de palavras – pequenas orações, jaculatórias. A devoção cristã reuniu muitos desses elogios carinhosos na Ladainha que acompanha o Santo Rosário. Mas cada um de nós tem a liberdade de os aumentar, dirigindo-lhe novos louvores, dizendo-lhe o que – por um santo pudor que Ela entende e aprova – não nos atreveríamos a pronunciar em voz alta.

Aconselho-te (...) que faças, se o não fizeste ainda, a tua experiência particular do amor materno de Maria. Não basta saber que Ela é Mãe, considerá-la deste modo, falar assim d'Ela. É tua Mãe e tu és seu filho; quer-te como se fosses o seu único filho neste mundo. Trata-a de acordo com isso: conta-lhe tudo o que te acontece, honra-a, ama-a. Ninguém o fará por ti, tão bem como tu, se tu não o fizeres. (Amigos de Deus, 293)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Crisma







PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 212


À procura de Deus

Aproveita os momentos de secura,
para seres mais constante na tua procura.
jma

Barcelona


Barcelona 
Freddy Mercury e Montserrat Caballé 1987


Evangelho do dia e comentário









T. Comum – XIII Semana


Stª Isabel de Portugal
Evangelho: Mt 8, 28-34

28 Quando Jesus chegou à outra margem do lago, à região dos gadarenos, vieram-Lhe ao encontro dois endemoninhados, que saíam dos sepulcros. Eram tão ferozes que ninguém ousava passar por aquele caminho. 29 E puseram-se a gritar, dizendo: «Que tens Tu connosco, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?». 30 Estava não longe deles uma vara de muitos porcos, que pastavam. 31 Os demónios suplicaram a Jesus: «Se nos expulsas daqui, manda-nos para aquela vara de porcos». 32 Ele disse-lhes: «Ide». Eles, saindo, entraram nos porcos, e imediatamente toda a vara se precipitou, com ímpeto, de um despenhadeiro, no mar e morreram nas águas. 33 Os pastores fugiram, e indo à cidade, contaram tudo o que se tinha passado com os possessos do demónio. 34 Então toda a cidade saiu ao encontro de Jesus e, quando O viram, pediram-Lhe que se retirasse do seu território.

Comentário:

Custa muito perder bens essenciais à nossa vida; é natural, humano que perante uma situação dessas se reaja com algum ímpeto.
O problema reside aí, no ímpeto, na reacção imediata tomada com o coração sem a razão a "temperá-la".

As atitudes precipitadas levam, quase sempre, a que não se tenham em devida conta todos os factos, elementos e circunstâncias que nos levam a reagir.

A simples questão que muitas vezes - como neste caso - se impõe: 'o que perco ou o que fico a ganhar', fica sem ser colocada e, pode acontecer que o mal aparente tenha muito menos importância que o bem que não se vê imediatamente.

(AMA, comentário sobre Mt 8, 28-34, 2010.06.30)

Tratado sobre o homem 1

Tratado sobre o homem