08/07/2012

Tratado sobre o homem 5

Questão 75 Da alma em si mesma

Leitura espiritual para 8 Jul 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Lisboa

Recado a Lisboa - João Vilarett


Evangelho do dia e comentário









T. Comum – XIV Semana


Evangelho: Mc 6, 1-6

1 Tendo Jesus partido dali, foi para a Sua terra; e seguiram-n'O os discípulos. 2 Chegado o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os Seus numerosos ouvintes admiravam-se e diziam: «Donde vêm a Este todas estas coisas que diz? Que sabedoria é esta que Lhe foi dada? E como se operam tais maravilhas pelas Suas mãos? 3 Não é Este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós as Suas irmãs?». 4 E estavam perplexos a Seu respeito. 5 Mas Jesus dizia-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e na sua própria casa». E não pôde fazer ali milagre algum; apenas curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. 6 E admirava-Se da incredulidade deles. Depois, andava ensinando pelas aldeias circunvizinhas.

Comentário:

Os milagres só o são de facto quando o homem, reconhecendo-os, os aceita. O milagre da vida passa despercebido a uma grande parte da humanidade e, no entanto, está aqui constantemente presente, é uma evidência tão 'gritante' que deveria ter-nos permanentemente maravilhados e, no entanto...
Talvez porque possamos definir o milagre como algo que sucede sem que encontremos uma explicação que satisfaça a nossa surpresa ou incredulidade, tornando-se difícil admitir a sua existência.
Só Deus tem capacidade, poder, para fazer milagres embora, por vezes, se sirva dos homens como 'intermediários' e, sem dúvida, se serve de nós para levarmos a cabo os milagres do proselitismo, do apostolado, da catequese, da doutrina, da conversão.
(ama, comentário sobre Mc 6, 1-6, 2012.02.01)

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 214


À procura de Deus

Quanto mais tempo deres a Deus,
mais tempo terás para ti.
jma

Tratado sobre o homem 6

Questão 75 Da alma em si mesma

Participaremos na sua maternidade espiritual

Textos de S. Josemaria

Recorre constantemente à Virgem Santíssima, Mãe de Deus e Mãe da humanidade: e Ela atrairá, com suavidade de Mãe, ao amor de Deus as almas com quem fazes apostolado, para que se decidam a ser – no seu trabalho corrente, na sua profissão – testemunhas de Jesus Cristo. (Forja, 911)

Se nos identificarmos com Maria, se imitarmos as suas virtudes, poderemos conseguir que Cristo nasça, pela graça, na alma de muitos que se identificarão com Ele pela acção do Espírito Santo. Se imitarmos Maria, participaremos de algum modo na sua maternidade espiritual: em silêncio, como Nossa Senhora, sem que se note, quase sem palavras, com o testemunho íntegro e coerente de uma conduta cristã, com a generosidade de repetir sem cessar um fiat que se renova como algo íntimo entre Deus e nós. (Amigos de Deus, 281)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet