11/07/2012

Lágrima 1

Amália Rodrigues - Lágrima



Leitura espiritual para 11 Jul 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Tratado sobre o homem 7

Questão 76 Da alma em si mesma

Preocupação de apostolado

© Gabinete de Informação 
do Opus Dei na Internet
Textos de S. Josemaria Escrivá

Se não mostrares – com a tua oração, com o teu sacrifício, com a tua acção – uma constante preocupação de apostolado, é sinal evidente de que te falta felicidade e de que tem de aumentar a tua fidelidade. Quem tem a felicidade, o bem, procura dá-lo aos outros. (Forja, 914)

Quando calcares de verdade o teu próprio eu e viveres para os outros, só então serás instrumento apto nas mãos de Deus.

Ele chamou – chama – os seus discípulos, e manda-lhes: "Ut eatis!" – Ide buscar a todos. (Forja, 915)

"In modico fidelis!". Fiel no pouco... – O teu trabalho, meu filho, não é só salvar almas, mas santificá-las, dia a dia, dando a cada um dos instantes, mesmo aos aparentemente vulgares, vibração de eternidade. (Forja, 917)

Assim como a imensa maquinaria de dúzias de fábricas pára, fica sem força, quando a corrente eléctrica se interrompe, também o apostolado deixa de ser fecundo sem a oração e a mortificação que movem o Coração Sacratíssimo de Cristo. (Forja, 919)

Evangelho do dia e comentário









T. Comum – XIV Semana


S. Bento
Evangelho: Mt 19, 27-29

27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-Lhe: «Eis que abandonámos tudo e Te seguimos; qual será a nossa recompensa?». 28 Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo que, no dia da regeneração, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da Sua glória, vós, que Me seguistes, também estareis sentados sobre doze tronos, e julgareis as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que deixar a casa, ou os irmãos ou irmãs, ou o pai ou a mãe, ou os filhos, ou os campos, por causa do Meu nome, receberá cem vezes mais e possuirá a vida eterna. 30 Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos serão os primeiros.

Comentário:

Temos aqui um problema. Pelo menos para alguns de nós.
Não é verdade que gostaríamos de ter meios de fortuna, desafogo económico que nos permitisse levar uma vida sem ‘apertos’ ou preocupações?

Mas, ao mesmo tempo, desejamos alcançar a salvação!

Como resolver esta "incompatibilidade" que o Senhor expõe neste trecho do Evangelho?

De facto, não é simples nem fácil, porque o segredo está no desprendimento que é das virtudes mais difíceis de conseguir.

Ter as coisas como meios, usá-las com critério, distribuir com largueza, viver sem ostentação... São alguns dos quesitos para "passar no buraco da agulha"

(ama, comentário sobre Mt 19, 23-30, 2011.08.16)