16/07/2012

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 218


À procura de Deus

Já sentiste a paz que dá o perdão?
Então porque teimas em não perdoar?

jma

Leitura espiritual para 16 Jul 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Adoramus te Christe

Giovanni Pierluigi da Palestrina - Adoramus te Christe


Primeira condição: trabalhar, e trabalhar bem!

© Gabinete de Informação 
do Opus Dei na Internet
Textos de S. Josemaria Escrivá

Se queremos de verdade santificar o trabalho, é preciso cumprir iniludivelmente a primeira condição: trabalhar, e trabalhar bem!, com seriedade humana e sobrenatural. (Forja, 698)

Na vossa ocupação profissional, corrente e ordinária, encontrareis a matéria – real, consciente, valiosa – para realizar toda a vida cristã, para corresponder à graça que nos vem de Cristo.

Nas vossas ocupações profissionais, realizadas face a Deus, pôr-se-ão em jogo a Fé, a Esperança e a Caridade. Os incidentes, as relações e os problemas que o vosso trabalho traz consigo alimentarão a vossa oração. O esforço por cumprirdes os vossos deveres correntes será o modo de viverdes a Cruz, que é essencial para o Cristão. A experiência da vossa debilidade e os fracassos que existem sempre em todo o esforço humano dar-vos-ão mais realismo, mais humildade, mais compreensão com os outros. Os êxitos e as alegrias convidar-vos-ão a dar graças e a pensar que não viveis para vós mesmos, mas para o serviço dos outros e de Deus.

Para viver assim, para santificar a profissão, é necessário, primeiro que tudo, trabalhar bem, com seriedade humana e sobrenatural. (…) O milagre que o Senhor vos pede é a perseverança na nossa vocação cristã e divina, a santificação do trabalho de cada dia: o milagre de converter a prosa diária em decassílabos, em verso heróico, pelo amor com que realizais a vossa ocupação habitual. Aí vos espera Deus para que sejais almas com sentido de responsabilidade, com zelo apostólico, com competência profissional. (Cristo que passa, nn. 49–50)

Evangelho do dia e comentário









T. Comum – XV Semana



Nossa Senhora do Carmo

Evangelho: Mt 10, 34; 11, 1

34 «Não julgueis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada. 1 Tendo Jesus acabado de dar estas instruções aos Seus doze discípulos, partiu dali para ir ensinar e pregar nas cidades deles.

Comentário:

O curtíssimo texto do Evangelho de hoje parece contraditório com o que Jesus disse – e tanto insistiu – a respeito da paz.

Mas… não é!

De facto a paz só se conquista com luta constante e perseverante.

A ‘espada’ é a nossa força de vontade aliada à oração persistente e confiante, que, com o auxílio do Senhor havemos de pôr em acção para vencermos na luta contra os defeitos pessoais que nos tiram a paz.

Porque, a paz interior, é a tranquilidade da alma que se sente e sabe na graça de Deus e que tudo quanto faz é cumprir a Sua vontade.

O contrário é o desassossego que sentimos e a fragilidade que se evidencia no comportamento pessoal e nas relações com os demais.

(ama, comentário sobre Mt 10, 34; 11, 1)

Tratado sobre o homem 13

Questão 76 Da alma em si mesma