05/08/2012

Leitura espiritual para 05 Ago 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Catecismo

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a

Meu filho:

Quem vais receber no teu coraçãozinho?

Quem è meu filho?

Eu, mãe, eu vou receber Jesus.

E tu sabes, meu filho, quem è Jesus?

Sei, mãe, morreu na Cruz.

E também sabes porque Ele, agora vai estar contigo?

Sei, mãe, è porque è muito meu amigo.

Agora deves ser muito bom menino,
porque Jesus, quando era pequenino,
era muito bem comportado,
fazia os deveres com cuidado
ajudava o pai no seu labor
e tinha pela Mãe, muito, muito amor.

E agora, meu filho, deves rezar
pedir-Lhe que te dê saúde para estudar
e depois... rezar muito sim?


Pronto, agora dá-me um beijo, meu Joaquim.
(1ª Comunhão do Joaquim Manuel) Monte Real,  57 


Jamaica Farewell

Harry Belafonte


Evangelho do dia e comentário








T. Comum – XVIII Semana



Evangelho: Jo 6, 24-35

24 Tendo, pois, a multidão visto que lá não estava nem Jesus nem os Seus discípulos, entrou naquelas barcas e foi a Cafarnaum em busca de Jesus. 25 Tendo-O encontrado do outro lado do mar, disseram-lhe: «Mestre, quando chegaste aqui?». 26 Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Vós buscais-Me não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes saciados. 27 Trabalhai não pela comida que perece, mas pela que dura até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Porque n'Ele imprimiu Deus Pai o Seu selo». 28 Eles, então, disseram-Lhe: «Que devemos fazer para praticar as obras de Deus?». 29 Jesus respondeu: «A obra de Deus é esta: Que acrediteis n'Aquele que Ele enviou». 30 Mas eles disseram-Lhe: «Que milagre fazes Tu, para que o vejamos e acreditemos em Ti? Que fazes Tu? 31 Nossos pais comeram o maná no deserto, segundo está escrito: “Deu-lhes a comer o pão do céu”». 32 Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas Meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33 Porque o Pão de Deus é Aquele que desceu do céu e dá a vida ao mundo». 34 Então disseram-Lhe: «Senhor, dá-nos sempre desse pão». 35 Jesus respondeu-lhes: «Eu sou o pão da vida; aquele que vem a Mim não terá jamais fome, e aquele que crê em Mim não terá jamais sede.

Comentário:

A uma pergunta simples e concreta Jesus responde com simplicidade e clareza: Para praticar as obras de Deus basta acreditar em Jesus Cristo.
E, na verdade, quem acredita, realmente, com todo o coração, com toda a alma em Jesus Cristo não pode deixar de O seguir e, seguindo-o, fazer o que Ele faz.

Porquê?

Porque Cristo só faz a Vontade do Pai.

(ama, comentário sobre Jo 6, 24-35, 2012.06.23)

Como queres que te ouçam?

© Gabinete de Informação 
do Opus Dei na Internet
Textos de S. Josemaria Escrivá

Corres o grande perigo de te conformares com viver (ou pensar que deves viver...) como um "bom rapaz", que se hospeda numa casa arrumada, sem problemas, e que não conhece senão a felicidade. Isso é uma caricatura do lar de Nazaré. Cristo, justamente porque trazia a felicidade e a ordem ao mundo, saiu a propagar esses tesouros entre os homens e mulheres de todos os tempos. (Sulco, 952)

Parecem-me muito lógicas as tuas ânsias de que a humanidade inteira conheça a Cristo. Mas começa pela responsabilidade de salvar as almas dos que convivem contigo, de santificar cada um dos teus companheiros de trabalho ou de estudo... Esta é a principal missão de que o Senhor te encarregou. (Sulco, 953)

Comporta-te como se de ti, exclusivamente de ti, dependesse o ambiente do lugar onde trabalhas: ambiente de laboriosidade, de alegria, de presença de Deus e de visão sobrenatural.

Não entendo a tua debilidade. Se tropeças com um grupo de colegas um pouco difícil (que talvez tenha chegado a ser difícil por desleixo teu...), esqueces-te deles, pões-te de parte, e pensas que são um peso morto, um lastro que se opõe aos teus ideais apostólicos; que nunca te entenderão...

Como queres que te ouçam, se (dando por descontado que os ames e sirvas com a tua oração e a tua mortificação) não falas com eles?...

Quantas surpresas apanharás no dia em que te decidas a criar amizade com um, com outro e com outro! Além disso, se não mudas, poderão exclamar com razão, apontando-te a dedo: "Hominem non habeo!", não tenho quem me ajude! (Sulco, 954)

Tratado sobre o homem 33

Questão 79: Das potências intelectivas.