09/08/2012

Leitura espiritual para 09 Ago 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Manuel José e Danny

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a

E tu Manel, lá foste também
lá partiste para o grande caminho
lá vais andando sorrindo ao além
contente e feliz por não ires sozinho.

Eu cá fico confiante a sorrir
contente porque vais feliz afinal
confiante porque seja qual for o porvir
não te esqueces de nós nem de Monte Real.

Desejo só que sejas feliz na tua vida
pois que mais pode desejar um irmão
e quando houver em teus olhos uma lágrima fugida
haja nos teus lábios o murmúrio de uma oração.

(Casamento do Manuel e Danny), Lisboa, 57

Trance in the evening sun

Vangellis


Evangelho do dia e comentário








T. Comum – XVIII Semana



EvangelhoMt 25, 1-13


1 «Então, o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens, que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. 2 Cinco delas eram néscias, e cinco prudentes. 3 As cinco néscias, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo; 4 as prudentes, porém, levaram azeite nas vasilhas juntamente com as lâmpadas. 5 Tardando o esposo, começaram todas a cabecear e adormeceram. 6 À meia-noite, ouviu-se um grito: “Eis que vem o esposo! Saí ao seu encontro”. 7 Então levantaram-se todas aquelas virgens, e prepararam as suas lâmpadas. 8 As néscias disseram às prudentes: “Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas apagam-se”. 9 As prudentes responderam: “Para que não suceda que nos falte a nós e a vós, ide antes aos vendedores, e comprai para vós”. 10 Mas, enquanto elas foram comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele a celebrar as bodas, e foi fechada a porta. 11 Mais tarde, chegaram também as outras virgens, dizendo: “Senhor, Senhor, abre-nos”. 12 Ele, porém, respondeu: “Em verdade vos digo que não vos conheço”. 13 Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.


Comentário:


Temos de admitir que uma primeira reacção se relaciona com a falta de solidariedade das ‘virgens prudentes’.

Parece ser uma atitude muito comum e, por isso mesmo, a cautela em estarmos prevenidos mais se impõe.


Devemos, em primeiro lugar contar connosco e, sem desprezar o auxílio de outros, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para obter o necessário para a viagem que, talvez mais cedo que podemos pensar, todos temos de empreender.


O azeite pode não passar de um pormenor mas tem muita importância porque, sem ele, a candeia não dá luz e nas trevas será muito mais difícil encontrar a ‘entrada’.


(ama, comentário sobre Mt 25, 1-13, 2011.08.26)

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 209


À procura de Deus


Nunca te julgues digno da Comunhão.
A dignidade para comungares é graça de Deus!

Estás obrigado a dar exemplo

© Gabinete de Informação 
do Opus Dei na Internet
Textos de S. Josemaria

Tens necessidade de vida interior e de formação doutrinal. Exige-te! – Tu, cavalheiro cristão, mulher cristã, tens de ser sal da terra e luz do mundo, porque estás obrigado a dar exemplo com um santo descaramento. Há-de urgir-te a caridade de Cristo e, ao sentires-te e saberes-te outro Cristo a partir do momento em que lhe disseste que o seguias, não te separarás dos teus semelhantes – os teus parentes, os teus amigos, os teus colegas –, da mesma maneira que o sal não se separa do alimento que condimenta. A tua vida interior e a tua formação abrangem a piedade e o critério que deve ter um filho de Deus, para temperar tudo com a sua presença activa. Pede ao Senhor para seres sempre esse bom condimento na vida dos outros. (Forja, 450)

Olhai que o Senhor anseia por nos conduzir com passos maravilhosos, divinos e humanos, que se traduzem numa abnegação feliz, de alegria com dor, de esquecimento de nós mesmos. Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo. Um conselho que já todos ouvimos. Temos de nos decidir a segui-lo de verdade: que o Senhor se sirva de nós para que, metidos em todas as encruzilhadas do mundo – e estando nós metidos em Deus – sejamos sal, levedura, luz. Tu, em Deus, para iluminar, para dar sabor, para aumentar, para fermentar.


Mas não te esqueças de que não somos nós quem cria essa luz; apenas a reflectimos. Não somos nós quem salva as almas, levando-as a praticar o bem. Somos apenas um instrumento, mais ou menos digno, para os desígnios salvíficos de Deus. Se alguma vez pensássemos que o bem que fazemos é obra nossa, voltaria a soberba, ainda mais retorcida; o sal perderia o sabor, a levedura apodreceria, a luz converter-se-ia em trevas. (Amigos de Deus, 250).

Tratado sobre o homem 37


Questão 79: Das potências intelectivas.