21/08/2012

Leitura espiritual para 21 Ago 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Pensamentos inspirados à procura de Deus 235

À procura de Deus

O tempo nunca te falta,
Quando dás o teu tempo a Deus.

Era linda...

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a


Quando foi a ultima vez que amei?

Foi há tempos já
lembro-me bem:

Ela era linda,
os olhos azuis de mar calmo,
os cabelos d'oiro natural,
as mãos esguias em salmo
que recitei com a sua face angelical.

Eu olhei e gostei dela,
como me lembro...

Era linda...

Bela...

Há quanto tempo foi?

Há instantes,
vi-a da janela

Lisboa,  58

Capricho


Evangelho diário e comentário









2012 T. Comum – XX Semana


S. Pio X
Evangelho: Mt 19, 23-30

23 Jesus disse a Seus discípulos: «Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus.24 Digo-vos mais: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, que entrar um rico no Reino dos Céus».25 Os discípulos, ouvidas estas palavras, ficaram muito admirados, dizendo: «Quem poderá, então, salvar-se?». 26 Porém, Jesus, olhando para eles, disse-lhes: «Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível». 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-Lhe: «Eis que abandonámos tudo e Te seguimos; qual será a nossa recompensa?». 28 Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo que, no dia da regeneração, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da Sua glória, vós, que Me seguistes, também estareis sentados sobre doze tronos, e julgareis as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que deixar a casa, ou os irmãos ou irmãs, ou o pai ou a mãe, ou os filhos, ou os campos, por causa do Meu nome, receberá cem vezes mais e possuirá a vida eterna.30 Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos serão os primeiros.

Comentário:

Este é o grande problema do homem: ter a noção de que, sozinho, não poderá salvar-se e que, por outro lado, Deus não o salvará sem que queira.

De, facto, Ele que nos criou sem nós, isto é, sem interferência nossa, não nos salvará sem a nossa participação voluntária pois o Senhor, é incapaz de ir contra a nossa vontade.

Muitos dizem que a misericórdia de Deus é de tal grandeza que não deixará que nenhum homem se perca e dizem bem por   que assim é, mas esquecem-se de acrescentar que só o fará se, da parte do homem houver uma atitude clara e iniludível de querer ser salvo.

E outro modo, estaria em causa a liberdade própria de cada um e também a pura justiça divina.

(ama, comentário sobre MT 19, 23-30, 2012.07.08)

Meter Cristo entre os pobres


http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979
© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Textos de S. Josemaria Escrivá


Pelo "caminho do justo descontentamento" têm ido e estão a ir-se embora as massas. Dói... Quantos ressentidos temos fabricado entre os que estão espiritual ou materialmente necessitados! É preciso voltar a meter Cristo entre os pobres e entre os humildes: precisamente entre esses é que Ele se sente melhor. (Sulco, 228).

"Os pobres – dizia aquele amigo nosso – são o meu melhor livro espiritual e o motivo principal das minhas orações. Dói-me a sua dor, e dói-me o sofrimento de Cristo neles. E, porque me dói, compreendo que O amo e que os amo". (Sulco, 827).

Jesus Nosso Senhor amou tanto os homens, que encarnou, tomou a nossa natureza e viveu em contacto diário com pobres e ricos, com justos e pecadores, com novos e velhos, com gentios e judeus.

Dialogou constantemente com todos: com os que gostavam dele e com os que só procuravam a maneira de retorcer as suas palavras, para o condenar.

– Procura comportar-te como Nosso Senhor. (Forja, 558).

– Não ficas contente por sentir tão de perto a pobreza de Jesus?... Que bonito carecer até do necessário! Mas como Ele: oculta e silenciosamente. (Forja, 732)

Mártires de Espanha 10


Rainha dos Mártires




por Jorge López Teulón

Tratado sobre o homem 49

Questão 82: Da sensualidade.