22/08/2012

Leitura espiritual para 22 Ago 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Nevoeiro




Medicamento


Se a solidão fosse o meu mal
seria meu próprio medicamento

(se eu sou todos)

Não sendo ninguém,
julgo, tolo,
ser eu.

Lousã,  61


Piano concerto


Evangelho diário e comentário









T. Comum – XX Semana


Nossa Senhora Rainha
Evangelho: Lc 1, 26-38

26 Estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de David; o nome da virgem era Maria. 28 Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça; o Senhor é contigo». 29 Ela, ao ouvir estas palavras, perturbou-se e discorria pensativa que saudação seria esta. 30 O anjo disse-lhe: «Não temas, Maria, pois achaste graça diante de Deus; 31 eis que conceberás no teu ventre, e darás à luz um filho, a Quem porás o nome de Jesus. 32 Será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus Lhe dará o trono de Seu pai David; 33 reinará sobre a casa de Jacob eternamente e o Seu reino não terá fim». 34 Maria disse ao anjo: «Como se fará isso, pois eu não conheço homem?». 35 O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra; por isso mesmo o Santo que há-de nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36 Eis que também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se dizia estéril; 37 porque a Deus nada é impossível». 38 Então Maria disse: «Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra». E o anjo afastou-se dela.

Comentário:

Hoje, em que a Igreja celebra Nossa Senhora Rainha, nada mais apropriado que meditar neste trecho do Evangelho de S. Lucas:

As palavras contidas no anúncio do Anjo são extraordinárias: um Rei poderoso, herdeiro de David, um reino para sempre.
Mas, a Virgem, identificando-as com as Escrituras, não se admira, só necessita de um esclarecimento: saber com segurança, se quem lhe traz esta extraordinária mensagem vem, realmente, de Deus.
Há uma forma de obter essa confirmação, interrogar o mensageiro, e, com toda a simplicidade, Maria faz a pergunta crucial:

«Como será isso se eu não conheço homem?».

Se o enviado vem de Deus não pode ignorar que ela Lhe tinha entregue a sua vida o que seria incompatível com a maternidade que lhe é anunciada.

A resposta que obtém é conclusiva. Não necessita saber mais nada porque, como humilíssimamente declara, mantém impecável a sua escolha:

Fazer a Vontade de Deus.

E, o Anjo, talvez "espantado" com a simplicidade serena e confiante da jovem retira-se com a missão cumprida.
Missão de uma relevância que jamais houve ou haverá na história da humanidade, do universo inteiro e que, no entanto, não demorou que um brevíssimo tempo a cumprir.

No Céu há uma alegria imensa:

A Virgem de Nazaré aceitou a Vontade de Deus e a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade tomará, no seu ventre puríssimo, a forma humana.

(ama, comentário sobre Lc 1, 26-38, 2012.12.18)

Os filhos são o que há de mais importante


http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979
© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet
Textos de S. Josemaria Escrivá


Há dois pontos capitais na vida dos povos: as leis acerca do matrimónio e as leis acerca do ensino; e aí têm de estar firmes os filhos de Deus, lutando bem e com nobreza, por amor a todas as criaturas. (Forja, 104)

A paternidade e a maternidade não terminam com o nascimento; essa participação no poder de Deus, que é a faculdade de gerar, há-de prolongar-se na cooperação com o Espírito Santo, para que culmine com a formação de autênticos homens cristãos e autênticas mulheres cristãs.

Os pais são os principais educadores dos seus filhos, tanto no aspecto humano como no sobrenatural, e hão-de sentir a responsabilidade dessa missão, que exige deles compreensão, prudência, saber ensinar e, sobretudo, saber amar; e devem preocupar-se por dar bom exemplo. A imposição autoritária e violenta não é caminho acertado para a educação. O ideal para os pais é chegarem a ser amigos dos filhos; amigos a quem se confiam as inquietações, a quem se consulta sobre os problemas, de quem se espera uma ajuda eficaz e amável.

É necessário que os pais arranjem tempo para estar com os filhos e falar com eles. Os filhos são o que há de mais importante; mais importante do que os negócios, do que o trabalho, do que o descanso. Nessas conversas, convém escutá-los com atenção, esforçar-se por compreendê-los, saber reconhecer a parte de verdade – ou a verdade inteira – que possa haver em algumas das suas rebeldias. E, ao mesmo tempo, apoiar as suas aspirações, ensiná-los a ponderar as coisas e a raciocinar; não lhes impor uma conduta, mas mostrar-lhes os motivos, sobrenaturais e humanos, que a aconselham. Numa palavra, respeitar a sua liberdade, já que não há verdadeira educação sem responsabilidade pessoal, nem responsabilidade sem liberdade. (Cristo que passa, 27)

Mártires de Espanha 11

Rainha dos Mártires




 por Jorge López Teulón

Tratado sobre o homem 50

Questão 83: Do livre arbítrio.