02/09/2012

Leitura espiritual para O2 Set 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 241

À procura de Deus


É em Igreja,
que se constrói a Igreja.

Evangelho do dia e comentário






        T. Comum – XXII Semana




Evangelho: Mc 7, 1-8. 14-15. 21-23

1 Reuniram-se à volta de Jesus os fariseus e alguns escribas vindos de Jerusalém;2 e notaram que alguns dos Seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, por lavar;3 ora os fariseus e todos os judeus aferrados à tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente;4 e, quando vêm da praça pública, não comem sem se purificar; e praticam muitas outras observâncias tradicionais, como lavar os copos, os jarros, os vasos de metal, e os leitos.5 Os fariseus e os escribas interrogaram-n'O: «Porque não se conformam os Teus discípulos com a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?».6 Ele respondeu-lhes: «Com razão profetizou Isaías de vós, hipócritas, quando escreveu: “Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim.7 É vão o culto que Me prestam, ensinando doutrinas que são preceitos humanos”.8 Pondo de lado o mandamento de Deus, observais cuidadosamente a tradição dos homens.
14 Convocando novamente o povo, dizia-lhes: «Ouvi-Me todos e entendei:15 não há coisas fora do homem que, entrando nele, o possam manchar; mas as que saem do homem, essas são as que tornam o homem impuro.
21 Porque do interior, do coração do homem, é que procedem os maus pensamentos, os furtos, as fornicações, os homicídios,22 os adultérios, as avarezas, as perversidades, as fraudes, as libertinagens, a inveja, a maledicência, a soberba, a insensatez.23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem».

Comentário:

Talvez a hipocrisia seja um dos defeitos que Jesus mais aponta aos Fariseus e Escribas. Porque ama a simplicidade, não sabe o que há-de fazer com mentes retorcidas, calculistas, preconceituosas.
Ser simples – simples como as crianças – é a virtude que Cristo mais sublinha e inúmeras vezes de forma muito radical, diria. Afirma inclusive, que se não formos simples como as crianças não teremos lugar no Reino de Deus.

Ouvi muitas vezes o meu Pai afirmar: “um homem deve ser igual a si mesmo”.
Em pequeno, não percebia muito bem o que isto queria dizer, mas hoje sei que, o que quer dizer, é o mesmo que Jesus afirma: Sede homens de sim, sim, não, não.

Não podemos ser outra coisa, sob pena de não ser-mos credíveis, sérios, aceites pelos outros e, sobretudo, pelo Senhor que nos quer como filhos autênticos, em quem pode e quer confiar não obstante - e apesar de – todos os nossos defeitos e imperfeições.

(ama, comentário sobre Mc 7, 1-8. 14-15. 21-23, 2009.05.09)

Tão pequeno!

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a



Tão pequeno é o meu ser
que me abranjo sem me distender
sem pensar mais que uma vez,
sem me avaliar
que momentaneamente
e desejar
ser algo mais
e mais forte.


Lisboa, 58

Pôr Cristo no cume de todas as actividades




     http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979
    © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet
Textos de S. Josemaria Escrivá

Qualquer actividade – quer seja ou não humanamente muito importante – tem de converter-se para ti num meio de servir Nosso Senhor e os homens: aí está a verdadeira dimensão da sua importância. (Forja, 684)

Trabalha sempre e em tudo, com sacrifício, para pôr Cristo no cume de todas as actividades dos homens. (Forja, 685)

A correspondência à graça também está nessas coisas miúdas do dia, que parecem sem categoria e, no entanto, têm a transcendência do Amor. (Forja, 686)

Não se pode esquecer que o trabalho humanamente digno, nobre e honesto, pode – e deve! – elevar-se à ordem sobrenatural, passando a ser uma tarefa divina. (Forja, 687)

Jesus, nosso Senhor e nosso Modelo, crescendo e vivendo como um de nós, revela-nos que na existência humana – a tua –, as ocupações correntes e vulgares têm um sentido divino, de eternidade. (Forja, 688).

Tempo que passa


Há uma sede quase insaciável de quantificação, na sociedade de hoje. As realidades diárias são reduzidas a números, as pessoas a estatísticas, tudo é contabilizado para um consumo imediato (e mui-tas vezes mediático).
Nesta tirania dos números, continuamos a viver um momento de viragem, em que ainda não se vislumbra com precisão o novo rumo, um destino seguro, um sentido de futuro para o presente marcado por tantas dificuldades, em que muitas questões se levantam sem que surjam as respostas mais adequadas.
O lazer, o tempo livre, o encontro com outras pessoas e outros luga-res surgem assim como um desafio para sair da quotidianidade, valorizando o que é único, pessoal, irrepetível e não cabe numa fotografia, em duas linhas, em 30 segundos.
A atual crise económica fez com que muitas pessoas colocassem as suas prioridades em perspetiva e aprendessem a valorizar estas pequenas coisas, que não são do mercado nem por lá se encontram, descobrindo o valor da entrega, da gratuidade, da solidariedade e, nalguns casos, da espiritualidade.
Descobrir que dentro de nós há coisas que não se compram nem se vendem, mas reclamam atenção, tempo e dedicação é um caminho de realização pessoal que pode contagiar a comunidade e levá-la a potenciar o que de melhor tem em si, através da soma das qualida-des de cada um.
As próximas semanas, que para muitos são de descanso, podem ser um tempo de inspiração para reformular projetos e expectativas, mostrar reconhecimento a quem nos rodeia, longe da agitação em que os dias mergulham, dos tempos que se agitam.
Para muitos, também, será uma oportunidade para reencontrar sen-tidos e rumos, na relação com os outros e com Deus, de vislumbrar os sonhos do que verdadeiramente se gostaria de viver, em busca de respostas mais profundas, que permanecem para lá do tempo que passa.

OCTÁVIO CARMO, in ECCLESIA 2012.07.31

Mártires de Espanha 21


Rainha dos Mártires

por Jorge López Teulón

Tratado sobre o homem 61


Questão 84: Por meio do que a alma, unida ao corpo, intelige as coisas corpóreas.