07/09/2012

Tratado sobre o homem 66


Questão 85: Do modo e da ordem de inteligir.

Leitura espiritual para 07 Set 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Começo da vida



Estranha forma de vida (1956)


Fazendo com amor as pequenas coisas

                                         Textos de S. Josemaria Escrivá
 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

De longe – além, no horizonte – parece que o céu se une à terra. Não te esqueças de que, na realidade, onde a Terra e o Céu se unem é no teu coração de filho de Deus. (Sulco, 309).

Esta doutrina da Sagrada Escritura, que se encontra, como sabeis, no próprio cerne do espírito do Opus Dei, há-de levar-vos a realizar o vosso trabalho com perfeição, a amar a Deus e os homens fazendo com amor as pequenas coisas da vossa jornada habitual, descobrindo esse quê divino que está encerrado nos pormenores. Que bem se enquadram aqui aqueles versos do poeta de Castela: Devagar, e boa letra;/que fazer as coisas bem/ importa mais que fazê-las

Asseguro-vos, meus filhos, que, quando um cristão realiza com amor a mais intranscendente das acções diárias, ela transborda da transcendência de Deus. Por isso vos tenho repetido, com insistente martelar, que a vocação cristã consiste em fazer poesia heróica da prosa de cada dia. Na linha do horizonte, meus filhos, parecem unir-se o céu e a terra. Mas não; onde se juntam deveras é nos vossos corações, quando viveis santamente a vida de cada dia... (Temas Actuais do Cristianismo, 116)

Evangelho do dia e comentário






        T. Comum – XXII Semana




Evangelho: Lc 5, 33-39

«33 Eles disseram-Lhe: «Os discípulos de João e os dos fariseus jejuam muitas vezes e fazem orações, e os Teus comem e bebem». 34 Jesus respondeu-lhes: «Porventura podeis fazer jejuar os amigos do esposo, enquanto o esposo está com eles? 35 Mas virão dias em que lhes será tirado o esposo; então, nesses dias, jejuarão». 36 Também lhes disse esta comparação: «Ninguém deita um retalho de pano novo em vestido velho; doutro modo o novo rompe o velho e o retalho do novo não condiz com o velho. 37 Também ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutro modo o vinho novo fará rebentar os odres, e derramar-se-á o vinho, e perder-se-ão os odres. 38 Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos. 39 Ninguém depois de ter bebido vinho velho quer do novo, porque diz: O velho é melhor!».

Comentário:

O Magistério da Igreja actua permanentemente na renovação das disposições mais adequadas aos tempos que correm.

Não muda, nunca, os princípios doutrinais, nem poderia porque a Cabeça da Igreja é Jesus Cristo e só Ele tem o poder para tal, mas, no que respeita à prática e aos demais aspectos pastorais pode, deve e é o que faz, por assim dizer, actualizar para que os fiéis tenham um guia seguro para a prática da Fé.

Por isso os Concílios, os Consistórios e demais reuniões magnas.

O que deles sai, sob a suma autoridade do Sumo-Pontífice, - os documentos, as Encíclicas, Cartas Apostólicas, o Catecismo da Igreja Católica - não deve oferecer discussão nem é opinável, é decisivo e peremptório.

Só assim pode existir uma Igreja Una e Santa como o Seu Fundador deseja:

«Ut omnes unum sint»

(ama, comentário sobre Lc 5, 33-39, 2012.07.12)

Mártires de Espanha 24


Rainha dos Mártires

por Jorge López Teulón