09/09/2012

Leitura espiritual para 09 Set 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Novo mundo


Fado da mentira


A transfiguração do Senhor

                                         Textos de S. Josemaria Escrivá
 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

O Céu. "Nem olho algum viu, nem ouvido algum ouviu, nem passaram pelo pensamento do homem as coisas que Deus preparou para aqueles que O amam". Não te incitam à luta estas revelações do Apóstolo? (Caminho, 751)

E transfigurou-Se diante deles. E o Seu rosto ficou refulgente como o Sol e as Suas vestes tornaram-se brancas como a neve (Mt 17, 2).

Jesus: ver-Te, falar contigo! Permanecer assim, contemplando-Te; abismado na imensidade da Tua formosura, e nunca, mais deixar de Te contemplar! Ó Cristo, quem Te pudesse ver! Quem Te visse, para ficar ferido de amor por Ti!

E eis que da nuvem uma voz dizia: Este é o meu Filho dilecto em quem pus toda a minha complacência: ouvi-O (Mt 17, 5).

Senhor nosso, aqui nos tens, dispostos a escutar tudo o que nos quiseres dizer. Fala-nos; estamos atentos à Tua voz. Que as Tuas palavras, caindo na nossa alma, inflamem a nossa vontade, para que se lance fervorosamente a obedecer-Te!

Vultum tuum, Domine, requiram (S 26,8) – buscarei, Senhor, o Teu rosto. Encanta-me cerrar os olhos, e considerar que chegará o momento – quando Deus quiser – em que poderei vê-lo, não como num espelho, e sob imagens obscuras…, mas face a face (1 Cor 13, 12). Sim, o meu coração está sedento do Deus, do Deus vivo; quando irei e verei a face de Deus? (S 41, 3). (Santo Rosário. 4. º Mistério luminoso).

Evangelho do dia e comentário






        T. Comum – XXIII Semana




Evangelho: Mc 7, 31-37

31 Jesus, deixando o território de Tiro, foi novamente por Sidónia para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. 32 Trouxeram-Lhe um surdo-mudo, e pediam-Lhe que lhe impusesse as mãos.33 Então, Jesus, tomando-o à parte de entre a multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos, e tocou-lhe com saliva a língua. 34 Depois, levantando os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: «Effathá», que quer dizer «abre-te». 35 Imediatamente se lhe abriram os ouvidos, se lhe soltou a prisão da língua e falava claramente. 36 Ordenou-lhes que a ninguém o dissessem. Porém, quanto mais lho proibia mais o divulgavam. 37 E admiravam-se sobremaneira, dizendo: «Tudo fez bem! Faz ouvir os surdos e falar os mudos!».

Comentário:

Porque é que Jesus nas curas que opera, usa formas diferentes de actuar. Umas vezes limita-se a ordenar e, os enfermos ficam curados; outras toca a pessoa ou deixa que esta toque, pelo menos, o Seu manto; ou ainda, como neste caso - meter os dedos nos ouvidos ou ungir os olhos com lama feita com saliva e terra?
Não sabemos a verdadeira razão mas podemos imaginar dois motivos; o primeiro depende da fé daquele que pede a cura: uma fé sólida, firme, absoluta tem uma resposta imediata ao passo que a fé mais débil ou hesitante 'obriga' a um procedimento mais demorado exactamente para fortalecer a fé de quem pede.
Isto deve servir-nos de lembrança quando pensarmos que o Senhor não atende o que justamente Lhe solicitamos. Talvez à nossa oração falte essa fé firme, inabalável que 'leve' o Senhor a conceder sem demora o que pedimos.
Além disso, ter-mos presente que, tal como neste trecho do Evangelho, a nossa fé deve bastar para levarmos os outros, mesmo que a sua fé seja débil, ao encontro com Cristo. Ele saberá o que fazer
(ama, comentário sobre Mc 7, 31-37, 2012.02.10)

Mártires de Espanha 26


Rainha dos Mártires

por Jorge López Teulón

Tratado sobre o homem 68

Questão 85: Do modo e da ordem de inteligir.