15/09/2012

Devoção a S. José


Leitura espiritual para 15 Set 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Relações públicas


Se formos humildes, Deus não nos abandonará nunca

                                                             Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Essas depressões por veres ou por outros descobrirem os teus defeitos, não têm fundamento... Pede a verdadeira humildade. (Sulco, 262)
Quanto maior és, mais te deves humilhar em todas as coisas, e acharás graça diante de Deus. Se formos humildes, Deus não nos abandonará nunca. Ele humilha a altivez do soberbo, mas salva os humildes. Ele liberta o inocente, que pela pureza das suas mãos será resgatado. A infinita misericórdia do Senhor não tarda em vir socorrer quem o chama com humildade. E então actua como quem é: como Deus omnipotente. Ainda que haja muitos perigos, ainda que a alma pareça acossada, ainda que se encontre cercada por todos os lados pelos inimigos da sua salvação, não perecerá. E isto não é apenas tradição doutros tempos, pois continua a acontecer agora.

(…) Nós, sem manifestações espectaculares, com a normalidade da vida cristã corrente, com uma sementeira de paz e de alegria, temos também de destruir muitos ídolos: o da incompreensão, o da injustiça, o da ignorância, o da pretensa suficiência humana que volta com arrogância as costas a Deus.

Não vos assusteis nem temais nada, mesmo que as circunstâncias em que trabalheis sejam tremendas, piores que as de Daniel no fosso com aqueles animais vorazes. As mãos de Deus continuam a ser igualmente poderosas e, se fosse necessário, fariam maravilhas. (Amigos de Deus, 104)

O vencedor leva tudo


Evangelho do dia e comentário






        T. Comum – XXIII Semana


Nossa Senhora das Dores

Evangelho: Ev Jo 19,25-27

«25 Estavam, de pé, junto à cruz de Jesus, Sua mãe, a irmã de Sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. 26 Jesus, vendo Sua mãe e, junto dela, o discípulo que amava, disse a Sua mãe: «Mulher, eis o teu filho». 27 Depois disse ao discípulo: «Eis a tua mãe». E, desde aquela hora, o discípulo recebeu-a na sua casa.»

Comentário:

João precedeu a humanidade no acolhimento da Santíssima Virgem, não como simples gesto de bondade para com a Mãe de Cristo ou para satisfazer a última vontade expressa pelo seu Amado Mestre e Senhor mas, antes, como filho verdadeiro.

Nós, todos os homens e mulheres deste mundo que o Senhor nos deixou para propagar o Seu Reino, recebemos a Senhora com o mesmo amor e confiança, esperança e alegria.

Pedimos-lhe que venha tomar conta das nossas casa, das nossas vidas preenchendo o nosso coração com os doces eflúvios de Mãe.

Imploramos que não deixe que nos percamos neste ‘vale de lágrimas’, não permita que nos afastemos do Teu Filho, não consinta que nos esqueçamos da Cruz onde nos redimiu para a Vida Eterna.

(ama, comentário sobre Jo 19, 25-27, 2012.07.13)

Tratado sobre o Homem 74



Questão 87: Como a alma intelectiva se conhece a si mesma e àquilo que nela existe.

Mártires de Espanha 28


Rainha dos Mártires


por Jorge López Teulón