19/09/2012

Não dialogues com a tentação

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet


Chapinhas nas tentações, pões-te em perigo, brincas com a vista e com a imaginação, falas de... disparates. E depois assustas-te por te assaltarem dúvidas, escrúpulos, confusões, tristeza e desalento. Hás-de conceder-me que és pouco coerente. (Sulco, 132)
Havemos de fomentar nas nossas almas um verdadeiro horror ao pecado. "Senhor (repete-o de coração contrito), que nunca mais Te ofenda!".
Mas não te assustes ao notar o lastro do teu pobre corpo e das paixões humanas: seria tolo e ingenuamente pueril que descobrisses agora que "isso" existe. A tua miséria não é obstáculo; é acicate para te unires mais a Deus, para O procurares com constância, porque Ele nos purifica. (Sulco, 134)

Não dialogues com a tentação. Deixa-me que to repita: tem a coragem de fugir; e a fortaleza de não experimentar a tua debilidade, vendo até onde podias chegar. Corta, sem concessões! (Sulco, 137)

Não tens desculpa nenhuma. A culpa é só tua. Se sabes (conheces-te o suficiente) que por esse caminho – com essas leituras, com essa companhia... – podes acabar no precipício, porque te obstinas em pensar que talvez seja um atalho que facilita a tua formação ou que amadurece a tua personalidade?
Muda radicalmente de plano, ainda que te exija mais esforço, menos diversões ao alcance da mão. Já são horas de te portares como uma pessoa responsável. (Sulco, 138)

ABBA


Evangelho do dia e comentário







        T. Comum – XXIV Semana





Evangelho: Lc 7, 31-35

31 Jesus, deixando o território de Tiro, foi novamente por Sidónia para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. 32 Trouxeram-Lhe um surdo-mudo, e pediam-Lhe que lhe impusesse as mãos.33 Então, Jesus, tomando-o à parte de entre a multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos, e tocou-lhe com saliva a língua. 34 Depois, levantando os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: «Effathá», que quer dizer «abre-te». 35 Imediatamente se lhe abriram os ouvidos, se lhe soltou a prisão da língua e falava claramente.

Comentário:

Sabendo que nada foi escrito por acaso e que tudo foi inspirado pelo Espírito Santo, por vezes apetece meditar nas palavras e expressões dos evangelistas que parecem ‘a mais’ no texto ou, talvez, sem grande significado ou relevância.

Hoje, S. Lucas diz que Jesus “levantando os olhos ao Céu, deu um suspiro”.

O que quer isto dizer? Porque que constam aqui nestas pequenas coisas.
Quantas vezes, perante algo que de qualquer modo nos incomoda, não fazemos exactamente o mesmo: levantamentos os olhos ao Céu e suspiramos, como quem diz:
‘Que hei-de fazer? Como hei-de suportar isto? Que remédio?’

A humanidade de Jesus revela-se igualmente nestas pequenas coisas, nestes gestos e reacções tão tipicamente humanos.

Se o surdo-mudo fosse um homem de fé Jesus tê-lo-ia levado aparte, metido os dedos nos ouvidos, tocado com saliva a língua?
Muito provavelmente… não.
Estes gestos foram necessários para confirmar a pouca fé do pobre homem e, por respeito por este, faz isto afastado da multidão.

Quem procura Jesus para ser curado dos seus males obtém, seguramente essa cura, mas ela depende da sua fé em Cristo e na sua justiça.

O caminho para Cristo é Maria, por isso a temos como especial medianeira que nos leva a seu Filho, endireitando o que está enviesado e ‘compondo’ o que pedimos.

(ama, comentário sobre Lc 7, 31-37, 2012.07.15)

Leitura espiritual para 19 Set 2012



Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Tratado sobre o Homem 78




Questão 88: Como a alma humana conhece as coisas que lhe são superiores.

Mártires de Espanha 31

Rainha dos Mártires


por Jorge López Teulón