21/09/2012

Mártires de Espanha 33

Rainha dos Mártires



por Jorge López Teulón

Leitura espiritual para 21 Set 2012



Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Saber vencer-se todos os dias

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Não é espírito de penitência fazer uns dias grandes mortificações e abandoná-las noutros. Espírito de penitência significa saber vencer-se todos os dias, oferecendo coisas – grandes e pequenas – por amor e sem espectáculo. (Forja, 784)

Mas ronda à nossa volta um potente inimigo, que se opõe ao nosso desejo de encarnar dum modo acabado a doutrina de Cristo: o orgulho que cresce quando não procuramos descobrir, depois dos fracassos e das derrotas, a mão benfeitora e misericordiosa do Senhor. Então a alma enche-se de penumbra – de triste obscuridade – crendo-se perdida. E a imaginação inventa obstáculos que não são reais, que desapareceriam se os encarássemos com um pouco de humildade. Com o orgulho e a imaginação, a alma mete-se por vezes em tortuosos calvários; mas nesses calvários não está Cristo, porque onde está o Senhor goza-se de paz e de alegria, mesmo que a alma esteja em carne viva e rodeada de trevas.
Outro inimigo hipócrita da nossa santificação: pensar que esta batalha interior tem de dirigir-se contra obstáculos extraordinários, contra dragões que respiram fogo. É outra manifestação de orgulho. Queremos lutar, mas estrondosamente, com clamores de trombetas e tremular de estandartes.
Temos de nos convencer de que o maior inimigo da pedra não é o picão ou o machado, nem o golpe de qualquer outro instrumento, por mais contundente que seja: é essa água miúda, que se mete, gota a gota, entre as gretas da fraga, até arruinar a sua estrutura. (Cristo que passa, 77)

Dinheiro e mais dinheiro!


Evangelho do dia e comentário







        T. Comum – XXIV Semana


S. Mateus – Apóstolo e Evangelista

Evangelho: Mt 9, 9-13

9 Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus, que estava sentado na banca das cobranças, e disse-lhe: «Segue-Me». E ele, levantando-se, O seguiu. 10 Aconteceu que, estando Jesus sentado à mesa em casa deste homem, vieram muitos publicanos e pecadores, e se sentaram à mesa com Jesus e com os Seus discípulos. 11 Vendo isto, os fariseus diziam aos Seus discípulos: Por que motivo come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? 12 Jesus, ouvindo isto, disse: «Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os enfermos. 13 Ide, e aprendei o que significa: “Quero misericórdia e não sacrifício”. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».

Comentário:

Seguir Jesus é converter-se. A conversão é, sempre, motivo de grande, enorme, alegria.

Este reencontrar Jesus depois de, por nossa culpa, O termos perdido, é motivo mais que suficiente para celebrar e comemorar tão feliz a acontecimento.

É o que faz Mateus e é o faz Jesus ao sancionar, por assim dizer, com a Sua presença, essa a refeição/festa com que Mateus sentiu a necessidade de assinalar esse acontecimento que mudaria, para sempre, a sua vida.

Encontrar Jesus, seguir Jesus e, Ele, sempre solícito e nosso amigo, sabendo que somos os ‘doentes que precisamos de médico’, que Ele próprio está disposto a ser, não mais nos deixará.

Seguir Jesus é partilhar com Ele a alegria de saber que somos Seus irmãos, e que Ele nos mereceu, o podermos chamar-nos, e sermos realmente, filhos de Deus.

E haverá maior ventura que esta: Tomar conhecimento desta nossa dignidade!

(ama, comentário sobre Mt 9, 9-13, 2012.07.15)

Tratado sobre o Homem 80



Questão 88: Como a alma humana conhece as coisas que lhe são superiores.