27/09/2012

Leitura espiritual para 27 Set 2012



Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Se te faltar afã apostólico, tornar-te-ás insípido

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Como quer o Mestre, tu tens de ser – bem metido neste mundo, que nos coube em sorte, e em todas as actividades dos homens – sal e luz. Luz, que ilumina as inteligências e os corações; sal, que dá sabor e preserva da corrupção. Por isso, se te faltar afã apostólico, tornar-te-ás insípido e inútil, defraudarás os outros e a tua vida será um absurdo. (Forja, 22)

Muitos, com ar de autojustificação, perguntam-se: Eu, porque é que me vou meter na vida dos outros?
– Porque tens obrigação, por seres cristão, de te meteres na vida dos outros, para os servires!

Porque Cristo se meteu na tua vida e na minha! (Forja, 24)

Se fores outro Cristo, se te comportares como filho de Deus, onde estiveres queimarás: Cristo abrasa, não deixa indiferentes os corações. (Forja, 25)

Duas guitarras


Evangelho do dia e comentário







        T. Comum – XXV Semana







Evangelho: Lc 9, 7-9

7 O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que se passava, e não sabia que pensar, porque uns diziam: 8 «É João que ressuscitou dos mortos»; outros: «É Elias que apareceu»; outros: «É um dos antigos profetas que ressuscitou». 9 Herodes disse: «Eu mandei degolar João. Quem é, pois, Este de quem ouço tais coisas?». E buscava ocasião de O ver.

Comentário:

Embora a curiosidade não seja um motivo nobre para procurar conhecer Jesus é - pode ser – um caminho.
Ficar-se pelo que se ouve dizer de Cristo é que não é uma atitude nem correcta nem séria.
Porquê?
Principalmente porque todos temos uma tendência de julgar os outros pelo que ouvimos e construir uma imagem que, raramente, condiz com a realidade.
Os próprios discípulos mais íntimos de Cristo que com Ele conviviam e privavam não têm dele um conhecimento completo como se depreende deste desabafo de Jesus: «Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não Me conheces, Filipe? Jo 14, 9
Mas, como conhecê-lo melhor?
Não há outro caminho mais certo que através dos Evangelhos. Os quatro Evangelistas, cada um no seu estilo particular, levam-nos a esse conhecimento detalhado da Sua figura e das Suas obras.
Ler o Evangelho perseverantemente, mesmo aquelas passagens que conhecemos de cor, leva-nos a uma identificação real e concreta com a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade e, de cada vez que o fizermos – o que deveria ser diariamente – encontraremos algo novo, um enfoque diferente, algo que nas numerosas leituras feitas ao longo dos anos não tinha prendido a nossa atenção.
E, assim, esta curiosidade por conhecer melhor Jesus Cristo… é, de facto uma coisa boa!

(ama, comentário sobre Lc 9, 7-9, V. Moura, 2011.09.22)

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 6


Art. 6 — Se Deus pode fazer alguma coisa fora da ordem estabelecida para as coisas.

Mártires de Espanha 39


por Jorge López Teulón