29/09/2012

Leitura espiritual para 29 Set 2012



Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

A religião é a maior rebeldia do homem

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Hoje, quando o ambiente está cheio de desobediência, de murmuração, de engano, de enredo, temos de amar mais do que nunca a obediência, a sinceridade, a lealdade, a simplicidade: e tudo isto, com sentido sobrenatural, far-nos-á mais humanos. (Forja, 530)

A religião é a maior rebeldia do homem, que não tolera viver como um animal, que não se conforma – não sossega – enquanto não ganha intimidade e conhece o Criador. Quero-os rebeldes, livres de todas os laços, porque os quero – Cristo quer-nos! – filhos de Deus. Escravidão ou filiação divina: eis o dilema da nossa vida. Ou filhos de Deus ou escravos da soberba, da sensualidade, desse egoísmo angustiante em que tantas almas parecem debater-se.
O Amor de Deus marca o caminho da verdade, da justiça, do bem. Quando nos decidimos a responder a Nosso Senhor: a minha liberdade para Ti, encontramo-nos libertos de todas as cadeias que nos atavam a coisas sem importância, a preocupações ridículas, a ambições mesquinhas. E a liberdade – tesouro incalculável, pérola maravilhosa que seria triste lançar aos animais – emprega-se inteiramente em aprender a fazer o bem. (Amigos de Deus, 37–38)

Morrer de amor


Evangelho do dia e comentário







        T. Comum – XXV Semana






S. Miguel, S. Gabriel, S. Rafael - Arcanjos




Evangelho: Jo 1, 47-51

47 Jesus viu Natanael, que vinha ter com Ele, e disse dele: «Eis um verdadeiro israelita em quem não há fingimento». 48 Natanael disse-lhe: «Donde me conheces?». Jesus respondeu-lhe: «Antes que Filipe te chamasse, Eu te vi, quando estavas debaixo da figueira». 49 Natanael respondeu: «Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel». 50 Jesus respondeu-lhe: «Porque te disse que te vi debaixo da figueira, acreditas?; verás coisas maiores que esta». 51 E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subir e descer sobre o Filho do Homem.

Comentário:

Ao longo dos tempos quantos têm meditado sobre este excerto do Evangelho e tecido conjecturas sobre o que nele se contem.

O que estaria Nataniel a fazer debaixo da figueira?

Nunca o viremos a saber mas damo-nos conta de que deveria ser algo ao mesmo tempo muito importante e íntimo, como é facial deduzir das palavras de Nataniel.

O seu espanto é tal que a sua alma grita a confissão que ficará para sempre como a primeira revelação de Quem é Jesus Cristo.

E maginamos, também, como deveria ser a afeição de Jesus por este discípulo e, mais tarde Apóstolo. Um homem correcto, de sim-sim, não-não, sem fingimento ou dissimulação, veraz, alguém em quem se podia confiar inteiramente.

Com homens desta têmpera não admira que a Igreja tenha vingado não obstante as vicissitudes e obstáculos que teve de enfrentar.

(ama, comentário sobre Jo 1, 47-51, 2012.07.19)

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 8


Art. 8 — Se um milagre é maior que outro.