02/10/2012

Leitura espiritual para 02 Out 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Que tal andas de presença de Deus?

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Falta-te vida interior, porque não levas à oração as preocupações dos teus e o 
proselitismo; porque não te esforças por ver claro, por fazer propósitos concretos e por cumpri-los; porque não tens visão sobrenatural no estudo, no trabalho, nas tuas conversas, na tua relação com os outros... – Que tal andas de presença de Deus, consequência e manifestação da tua oração? (Sulco, 447)

Sempre que sentimos no nosso coração desejos de melhorar, de responder mais generosamente ao Senhor, e procuramos um guia, um norte claro para a nossa existência cristã, o Espírito Santo traz à nossa memória as palavras do Evangelho: importa orar sempre e não cessar de o fazer.

A oração é o fundamento de todo o trabalho sobrenatural; com a oração somos omnipotentes; se prescindíssemos deste recurso, nada conseguiríamos.

Eu gostaria que hoje, na nossa meditação, nos persuadíssemos definitivamente da necessidade de nos dispormos a ser almas contemplativas no meio do mundo e do trabalho, com uma conversa contínua com o nosso Deus, a qual não deve esmorecer ao longo do dia. Se pretendemos seguir lealmente os passos do Mestre, este é o único caminho

É muito importante – perdoai a minha insistência – observar os passos do Messias, porque Ele veio mostrar-nos o caminho que nos leva ao Pai: descobriremos, com Ele, como se pode dar relevo sobrenatural às actividades aparentemente mais pequenas; aprenderemos a viver cada instante com vibração de eternidade e compreenderemos com maior profundidade que a criatura precisa desses tempos de conversa íntima com Deus, para privar com Ele na sua intimidade, para invocá-lo, para ouvi-lo ou, simplesmente, para estar com Ele. (Amigos de Deus, nn. 238–239).

Pela estrada


PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 256

À procura de Deus


Tens medo de cair e não te levantar?
Então é porque ainda não acreditas,
no seu infinito amar.

Alegra-te

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a

Bibila 2

Quando vires
que o dia acaba
e a noite vem
sem que tenhas feito,
ou realizado,
ou conseguido,
o que mais querias.

Quando te sentires
a mais,
ignorada,
inapetecida.

Quando,
de fugida,
ouvires dizer
mal de ti.

Quando a mentira
te atormentar.

Quando, na rua,
vierem à janela
para te verem passar
e te apontarem.

Quando ouvires,
nalgum vão,
um rumor
de provocação
acintosa
ou desvairada.

Quando fores esquecida,
repudiada
e pensares
que nada te resta
que a graça da morte,
alegra-te
e vive
que é isso
que eu espero de ti.

Coimbra, 1961

Evangelho diário e comentário







       T. Comum – XXVI Semana




Santos Anjos da Guarda

Evangelho: Mt 18, 1-5, 10

1 Naquela mesma ocasião aproximaram-se de Jesus os discípulos, dizendo: «Quem é o maior no Reino dos Céus?». 2 Jesus, chamando uma criança, pô-la no meio deles3 e disse: «Na verdade vos digo que, se não vos converterdes e vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4 Aquele, pois, que se fizer pequeno como esta criança, esse será o maior no Reino dos Céus. 5 E quem receber em Meu nome uma criança como esta, é a Mim que recebe. 10 Vede, não desprezeis um só destes pequeninos, pois vos declaro que os seus anjos nos céus vêem incessantemente a face de Meu Pai que está nos céus.

Comentário:

Confiança em Ti, Senhor...tenho-a de facto, total, completa, sem titubeios?
Não me encontro comigo mesmo pensando: peço isto mas…  não vou obtê-lo... mas, talvez seja melhor pedir...  nunca se sabe...?
Confiar, como e difícil confiar totalmente não 'a meias’, mudar o monte de lugar como o Senhor prometeu é esta confiança que Te peço, Senhor. 

Confiança que é Esperança que é Fé.

Ter Fé, no fim, é ter Confiança na Esperança.

Dá-me, Senhor, um coração simples para que possa confiar como um filho pequeno, sem me preocupar se o que peço é justo ou não, como criança, o meu Pai, julgará e dar-me-á, não o que mereço, mas o que, na Sua Misericórdia e Sabedoria, entender que é melhor para mim.

(ama, Meditação sobre Mt 18, 1-5; 10, 2009.02.04)

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 11


Questão 106: Da iluminação dos anjos.

Mártires de Espanha 43


por Jorge López Teulón