05/10/2012

Leitura espiritual para 05 Out 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Jesus ficou na Eucaristia por amor..., por ti.

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet



Ficou, sabendo como o receberiam os homens... e como o recebes tu.

Ficou, para que o comas, para que o visites e lhe contes as tuas coisas e, falando intimamente com Ele na oração junto do Sacrário e na recepção do Sacramento, te apaixones cada dia mais e faças com que outras almas – muitas! – sigam o mesmo caminho. (Forja, 887)
Quando receberes Nosso Senhor na Eucaristia, agradece-lhe com todas as veras da tua alma essa bondade de estar contigo.
– Nunca te detiveste a considerar que passaram séculos e séculos, para que viesse o Messias? Os patriarcas e os profetas a pedir, com todo o povo de Israel: "A terra tem sede, Senhor, vem!".

Oxalá seja assim a tua espera de amor. (Forja, 991)

Agiganta a tua fé na Sagrada Eucaristia. Pasma ante essa realidade inefável!: temos Deus connosco, podemos recebê-lo cada dia e, se quisermos, falamos intimamente com Ele, como se fala com o amigo, como se fala com o irmão, como se fala com o pai, como se fala com o Amor. (Forja, 268)

Hino bizantino 1




Axion Estin.

É o grande hino de louvor à gloriosa Theotokos, a Mãe de Deus. Julga-se que foi composto no século VIII por S. Cosme o Hinógrafo. Segundo a tradição, o seu primeiro verso (“é realmente digno declarar-te Mãe de Deus, sempre bem-aventurada e toda Imaculada, Mãe do nosso Deus”) foi revelado pelo Arcanjo Gabriel a um santo monje no Monte Athos.

Trad ama

Evangelho diário e comentário







       T. Comum – XXVI Semana






Evangelho: Lc 10, 13-16

13 «Ai de ti, Corazin! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado as maravilhas que se têm operado em vós, há muito tempo que teriam feito penitência vestidas de cilício e jazendo sobre a cinza. 14 Por isso haverá, no dia de juízo, menos rigor para Tiro e Sidónia que para vós. 15 E tu, Cafarnaum, “que te elevas até ao céu, serás abatida até ao inferno”. 16 Quem vos ouve, a Mim ouve, quem vos rejeita, a Mim rejeita, e quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».

Comentário:

Desgraçadamente ouve-se com frequência algo do género: "não preciso nem da Igreja nem dos padres, falo e confesso-me directamente com Deus".
Em primeiro lugar, esta "enormidade", revela a mais profunda ignorância, porque a Igreja é de Cristo que é a sua cabeça e a fundou sobre os Apóstolos a quem deu poderes de "desatar e atar" na terra o que igualmente será atado e desatado" no Céu e os sacerdotes são os seus legítimos sucessores.
E, em segundo lugar, esta atitude também revela uma extraordinária cobardia pessoal.
Ao afirmar tal coisa, a pessoa recusa-se a reconhecer erros e faltas recusando aceitar o que o próprio Salvador estatuiu como Lei indefectível e incontornável.

(AMA, Comentário sobre Lc 10, 13-16, V Moura, 2011.09.30)

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 14


Questão 107: Da locução dos anjos.

Mártires de Espanha 45


por Jorge López Teulón