10/10/2012

Leitura espiritual para 10 Out 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Jesus Cristo anda na rua


A maior doação de Deus aos homens

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Quando o receberes, diz-lhe: – Senhor, espero em Ti; adoro-te, amo-te, aumenta-me a fé. Sê o apoio da minha debilidade, Tu, que ficaste na Eucaristia, inerme, para remediar a fraqueza das criaturas. (Forja, 832)

Creio que não vou dizer nada de novo, se afirmar que alguns cristãos têm uma visão muito pobre da Santa Missa e que ela é para muitos um mero rito exterior, quando não um convencionalismo social. Isto acontece, porque os nossos corações, de si tão mesquinhos, são capazes de viver com rotina a maior doação de Deus aos homens. Na Santa Missa, nesta Missa que agora celebramos, intervém de um modo especial, repito, a Trindade Santíssima. Para corresponder a tanto amor, é preciso que haja da nossa parte uma entrega total do corpo e da alma, pois vamos ouvir Deus, falar com Ele, vê-Lo, saboreá-Lo. E se as palavras não forem suficientes, poderemos cantar, incitando a nossa língua – Pange, lingua! – a que proclame, na presença de toda a Humanidade, as grandezas do Senhor.

Viver a Santa Missa é manter-se em oração contínua, convencermo-nos de que, para cada um de nós, este é um encontro pessoal com Deus, em que O adoramos, O louvamos, Lhe pedimos, Lhe damos graças, reparamos os nossos pecados, nos purificamos e nos sentimos uma só coisa em Cristo com todos os cristãos. (Cristo que passa, nn. 87–88)

Evangelho do dia e comentário







    T. Comum – XXVII Semana






Evangelho: Lc 11 1-4

1 Estando Ele a fazer oração em certo lugar, quando acabou, um dos Seus discípulos disse-Lhe: «Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos». 2 Ele respondeu-lhes: «Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o Teu nome. Venha o Teu reino. 3 O pão nosso de cada dia dá-nos hoje 4 perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todos os que nos ofendem; e não nos deixes cair em tentação».

Comentário:

Como se reza o Pai-nosso?

Com a maior simplicidade porque uma oração tão profunda e completa requer uma disposição simples e aberta.
Estamos a falar com o nosso Pai do Céu que além de entender muito bem o que queremos dizer conhece intimamente todas as nossas necessidades, as concretas, a sua urgência e, também conhece os nossos desejos e pequenas ambições.

Assim, podemos estar absolutamente seguros que Ele, sabendo o que nos convém, nos dará o conveniente não por nosso mérito mas movido pela Sua Misericórdia.

(ama, comentário sobre Lc 11, 1-4, 2011.10.05)

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 260

À procura de Deus


Sabes onde acaba a saudade?
Junto a Ele, na eternidade.

Solidão

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a

Condição 3


Simples,
desconcentrado
do fim
de mim.

A esmo
sem força
ou querer
ser eu mesmo.

Só,
sem outros
que eu,
que a minha multidão
se torna sempre
uma solidão.

Coimbra, 61

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 19


Questão 108: Da ordenação dos anjos por hierarquias e ordens.

Mártires de Espanha 48


por Jorge López Teulón

Um Santo para os dias de hoje