30/10/2012

Leitura espiritual para 30 Out 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Nota com indicações pastorais para o Ano da Fé 6


CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ

…/6

Indicações
II. A nível das Conferências Episcopais

7. Os docentes nos Centros de estudos teológicos, nos Seminários e nas Universidades católicas são convidados a verificar a relevância, no exercício do próprio magistério, dos conteúdos do Catecismo da Igreja Católica e das implicações que daí derivam para as respectivas disciplinas.

8. Será útil preparar, com a ajuda de teólogos e autores competentes, subsídios de divulgação com caráter apologético (cf. 1 Pd 3, 15). Assim cada fiel poderá responder melhor às perguntas que se fazem nos diversos âmbitos culturais, ora no tocante aos desafios das seitas, ora aos problemas ligados ao secularismo e ao relativismo, ora "a uma série de interrogações, que provêm de uma mentalidade diversa que, hoje de uma forma particular, reduz o âmbito das certezas racionais ao das conquistas científicas e tecnológicas" [i], como também a outras dificuldades específicas.

9. Deseja-se um controlo dos catecismos locais e dos vários subsídios catequéticos em uso nas Igrejas particulares, para garantir a sua conformidade plena com o Catecismo da Igreja Católica [ii]. No caso em que alguns catecismos ou subsídios não estejam em plena sintonia com o Catecismo, ou revelem algumas lacunas, poder-se-á encetar a elaboração de novos, eventualmente segundo o exemplo e a ajuda de outras Conferências Episcopais que já providenciaram a sua redação.

10. Será oportuna, em colaboração com a competente Congregação para a Educação Católica, um controle da presença dos conteúdos do Catecismo da Igreja Católica na Ratio da formação dos futuros sacerdotes e no Curriculum dos seus estudos teológicos.

Nota: Revisão da tradução portuguesa por ama.



[i] Cf. Bento XVI, Carta ap. Porta fidei, n. 12.
[ii] Cf. João Paulo II, Cons. Ap. Fidei depositum, n. 4.

Diz-me em Setembro - 1961


Evangelho do dia e comentário







   T. Comum – XXX Semana





Evangelho: Lc 13, 18-21

18 Dizia também: «A que é semelhante o reino de Deus; a que o compararei? 19 É semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou na sua horta; cresceu, tornou-se uma árvore, e as aves do céu repousaram nos seus ramos». 20 Disse outra vez: «A que direi que o reino de Deus é semelhante? 21 É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha, até que tudo ficasse levedado».

Comentário:

Um grão de mostarda é o que somos todos os cristãos, pequenos... pequeníssimos para a tarefa que temos pela frente: anunciar e levar o Reino de Deus a todas as partes e a todos os homens.
Sim, tarefa de todos os cristãos e não só dos sacerdotes. Estes, com os Bispos em união com o Papa, têm por missão guiar e abençoar o apostolado dos leigos que é aquele que, metendo-se em todos os cantos da sociedade chega a toda a gente.

E, no entanto, grão de mostarda que somos, podemos converter-nos nessa árvore frondosa do apostolado profícuo e frutuoso. Sob os nossos ramos acolher-se-ão todos quantos encontrem em nós compreensão, carinho, guia, doutrina segura.

(ama, comentário sobre Lc 13,18-21, 2011.10.25)

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 39


Questão 112: Da missão dos anjos.
Art. 2 — Se todos os anjos são enviados em ministério.


(II Sent., dist. X. a. 2, Hebr., Xp. I. lect. VI)

O segundo discute-se assim. — Parece que todos os anjos são mandados em ministério.

1. — Pois, diz o Apóstolo: Todos esses espíritos são uns administradores, enviados para exercer o seu ministério.


Poemas da minha vida: Condição 5

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a

E eu
só faço
os mesmos versos
cansado
e só,
esquecido
e abandonado,
como eu quero
ser:

Esquecido
e só.

Lisboa,  61

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 269

À procura de Deus

Pedir pelos teus,
é entrega-los a Deus.

Opus Dei: Eternamente jovem testemunhos