08/11/2012

Leitura espiritual para 08 Nov 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Viagem no oceano da fé 6


"O caminho de perfeição" de Teresa de Jesus: o poder de uma metáfora

O título da obra de S. Teresa de Jesus, conhecida como Caminho de perfeição, está cheio de aberturas sugestivas a uma imensa riqueza de conteúdos humanos, culturais e espirituais. Enquanto usa a metáfora do caminho, remete para a concepção da vida humana como uma viagem, que dá unidade à diversidade de episódios e de experiências e decorre entre progressos e retrocessos, sucessos e fracassos, perdas e ganhos, conquistas e derrotas, ditas e desditas. Vista como metáfora da existência humana vivida ou por viver, o caminho aparece como narrativa com sentido.

Está, por isso, muito representada nas literaturas clássicas. Na Odisseia de Homero, fazemos o caminho interior do ser humano que, através de motivos míticos, regressa às origens, às raízes, à identidade, à consciência das suas capacidades mas também da radical finitude. A Odisseia é um périplo através dos sentimentos humanos mais profundos: perigos e sofrimentos que espreitam a cada esquina da vida, fidelidade inabalável, refinada hospitalidade, visão da presença e intervenção do divino na história humana, o frequente diálogo com o divino através da invocação dos deuses, a procura dramática da liberdade e dos valores humanos.

Na Eneida, o caminho épico do herói Eneias é o fio condutor dos combates e da dor, dos encontros e desencontros, das contrariedades e da glória do ser humano na procura da realização pessoal.

A epopeia dos Lusíadas ou a descoberta do caminho marítimo para a Índia é a história de um povo, dos seus momentos mais dramáticos, das partidas e chegadas, das pelejas e memórias, dos medos e amores, da esperança…, narrada nas peripécias de uma viagem; é a aventura à procura de sentido para a vida.

 A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto sugere o que o caminho supõe de busca do absoluto, de provas ou provações e de aquisição de conhecimentos.

O peregrino, expondo-se a perigos e sacrifícios e enfrentando medos e obstáculos, significava as dificuldades da vida e exorcizava-as. Caminhar ajudava a tornar-se «outro». Narrar a vida no interior de uma viagem era contemplar a vida como narrativa, desafiando a identificação entre o «decurso» ou «discurso» da vida e o da memória escrita.

armindo dos santos vaz, ocd, Semana de Espiritualidade 2012, Avessadas, © SNPC | 11.10.12
Card. gianfranco ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, In L'Osservatore Romano (26.7.2012), © SNPC (trad.) | 11.10.12

Mártires de Espanha 72

Rainha dos Mártires



Mañana del 8 de noviembre, 


PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 274

À procura de Deus

O pecado é condenado,
o pecador arrependido é perdoado.

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 47


Questão 113: Da guarda dos bons anjos.

Art. 6 — Se o anjo da guarda às vezes abandona o homem para cuja guarda foi deputado.


(II Sent., dist., XI, part. I, a. 4).

O sexto discute-se assim. — Parece que o anjo da guarda às vezes abandona o homem, à cuja guarda foi deputado.


1. — Pois, diz a Escritura, falando da pessoa dos anjos: Medicamos Babilónia, e ela não sarou, deixemo-la — e, noutro passo: Arrancar-lhe-ei a sebe, e ficará exposta ao roubo, e diz a Glossa, que isso se refere à guarda dos anjos.

2. Demais. — Deus guarda mais que o anjo. Ora, ele às vezes abandona o homem, conforme está na Escritura: Ó Deus, Deus meu, olha para mim, porque me desamparaste? Logo, com maior razão, o anjo da guarda abandona o homem.

3. Demais. — Como diz Damasceno, os anjos, estando connosco, neste mundo, não estão no céu. Ora, como às vezes estão no céu, às vezes nos abandonam.

Mas, em contrário. — Os demónios sempre nos atacam, conforme a Escritura: O demónio, vosso adversário, anda ao redor de vós como um leão que ruge, buscando a quem devorar. Logo, com maior razão, os bons anjos sempre nos guardam.

A guarda dos anjos, como do sobredito se colhe, é uma execução da divina Providência relativa aos homens. Ora, é manifesto que nem o homem, nem ser algum pode subtrair-se totalmente à divina Providência, pois, na medida em que um ente participa da existência, nessa mesma está sujeito à providência universal dos seres. Diz-se porém que Deus, conforme a ordem da sua Providência, abandona o homem, na medida em que permite que este padeça alguma deficiência, quanto à pena ou à culpa. E semelhantemente, deve dizer-se que o anjo da guarda nunca abandona totalmente o homem, mas às vezes, o abandona na medida em que não impede entre em alguma tribulação  ou mesmo caia em pecado, conforme a ordem dos juízos divinos. E neste sentido, se diz que a Babilónia e a casa de Israel foram abandonadas dos anjos, porque os seus anjos da guarda não as livraram de caírem em tribulações. E daqui se deduzem as RESPOSTAS A PRIMEIRA E A SEGUNDA OBJEÇÕES.

RESPOSTA À TERCEIRA. — Embora o anjo abandone às vezes o homem, localmente, não o abandona contudo quanto ao efeito da guarda, porque, mesmo quando está no céu, sabe o que deve fazer em relacção ao homem, nem precisa de intervalo de tempo para locomover-se, mas pode estar presente imediatamente.

Nota: Revisão da tradução portuguesa por ama

Corpo e alma

agrad ALS

Deus não perde batalhas

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Se tiveres caído, levanta-te com mais esperança! Só o amor-próprio não entende que o erro, quando se rectifica, ajuda a conhecer-nos e a humilhar-nos. (Sulco, 724)

Para a frente, aconteça o que acontecer! Bem agarrado ao braço do Senhor, considera que Deus não perde batalhas. Se, por qualquer motivo, te afastas d'Ele, reage com a humildade de começar e de recomeçar; de fazer de filho pródigo todos os dias, inclusive repetidamente nas vinte e quatro horas do dia; de reconciliar o teu coração contrito na Confissão, verdadeiro milagre do Amor de Deus. Neste Sacramento maravilhoso, o Senhor limpa a tua alma e inunda-te de alegria e de força para não desanimares na tua luta e para voltares de novo sem cansaço a Deus, mesmo quando tudo te pareça obscuro. Além disso, a Mãe de Deus, que é também nossa Mãe, protege-te com a sua solicitude maternal e dá-te confiança no teu caminhar.

A sagrada Escritura adverte que até o justo cai sete vezes. Sempre que leio estas palavras, a minha alma estremece com um forte abalo de amor e de dor. Uma vez mais, vem o Senhor ao nosso encontro, com essa advertência divina, para nos falar da sua misericórdia, da sua ternura, da sua clemência, que nunca acabam. Estai seguros: Deus não quer as nossas misérias, mas não as desconhece e conta precisamente com essas debilidades para que nos façamos santos. (...)

Prostro-me diante de Deus e exponho-lhe claramente a minha situação. Logo tenho a segurança da sua assistência e oiço no fundo do meu coração o que ele me repete devagar: meus es tu!. Sabia – e sei – como és; para a frente! (Amigos de Deus, nn. 214–215)

Evangelho do dia e comentário






   T. Comum – XXXI Semana





Evangelho: Lc 15, 1-10

1 Aproximavam-se d'Ele os publicanos e os pecadores para O ouvir. 2 Os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: «Este recebe os pecadores e come com eles». 3 Então propôs-lhes esta parábola: 4 «Qual de vós, tendo cem ovelhas, se perde uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, para ir procurar a que se tinha perdido, até que a encontre?  5 E, tendo-a encontrado, a põe sobre os ombros todo contente 6 e, indo para casa, chama os seus amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha que se tinha perdido. 7 Digo-vos que, do mesmo modo, haverá maior alegria no céu por um pecador que fizer penitência que por noventa e nove justos que não têm necessidade de penitência». 8 «Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, e perdendo uma, não acende a candeia, não varre a casa, e não procura diligentemente até que a encontre? 9 E que, depois de a achar, não convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma que tinha perdido. 10 Assim vos digo Eu que haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que faça penitência».

Comentário:

A necessidade de um pastor para nos guiar pelos caminhos da vida está bem evidenciada nesta passagem do Evangelho.
Um pastor que guie, com sabedoria e segurança, sem dúvida mas, também, um pastor que nos ensine a proteger-nos, a resguardarmo-nos dos perigos e ‘barrancos’ que a cada passo se nos deparam e onde, por imprudência, ignorância ou ousadia podemos perder-nos do rebanho.

(ama, comentário sobre Lc 15, 1-10, 2011.11.03)

Qual o preço da vida?