15/11/2012

Leitura espirtual para 15 Nov 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Caminho para Jesus


Música - 2008


Evangelho do dia e comentário









T. Comum – XXXII Semana




Stº Alberto Magno – Doutor da Igreja

Evangelho: Lc 17, 20-25

20 Tendo-Lhe os fariseus perguntado quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: «O reino de Deus não virá ostensivamente. 21 Não se dirá: Ei-lo aqui ou ei-lo acolá. Porque eis que o reino de Deus está no meio de vós». 22 Depois disse aos Seus discípulos: «Virá tempo em que desejareis ver um só dos dias do Filho do Homem e não o vereis. 23 E vos dirão: Ei-lo aqui, ou ei-lo acolá. Não vades, nem os sigais. 24 Porque, assim como o clarão brilhante de um relâmpago ilumina o céu de uma extremidade à outra, assim será o Filho do Homem no Seu dia. 25 Mas primeiro é necessário que Ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.

Comentário:

Fazer-se passar por Cristo não é a mesma coisa que imitar Cristo.

A primeira não passa de uma pretensão espúria, a segunda é uma obrigação de todo o cristão.

Imitar Cristo no Seu comportamento, nas Suas obras é, seguramente, caminho de salvação e caminho apostólico.

Pretender personificá-lo nos Seus poderes divinos, como curar doentes, é caminho de perdição para o próprio e ocasião de escândalo para os outros.

(ama, comentário sobre Lc 17, 20-25, 2011.11.10)

ANO DA FÉ COM S. JOSEMARIA 7


Precisamente para dar um renovado impulso à missão de toda a Igreja, de conduzir os homens para fora do deserto em que muitas vezes se encontram, rumo ao lugar da vida, da amizade com Cristo que nos dá a vida em plenitude, gostaria de anunciar nesta Celebração eucarística que decidi proclamar um «Ano da Fé», que poderei explicar mediante uma especial Carta apostólica. Este «Ano da Fé» começará no dia 11 de Outubro de 2012, no 50° aniversário da inauguração do Concílio Vaticano II, e terminará a 24 de Novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo. Será um momento de graça e de compromisso para uma conversão a Deus cada vez mais completa, para fortalecer a nossa fé n’Ele e para O anunciar com alegria ao homem do nosso tempo. (Bento XVI, Homilia na Missa para a Nova Evangelização, 16 de Outubro de 2011)

Homilia, Sé de Viseu, 26 de Junho de 2012

Há mil maneiras de rezar

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Católico sem oração?... É como um soldado sem armas. (Sulco, 453)


Eu aconselho-te a que, na tua oração, intervenhas nas passagens do Evangelho, como um personagem mais. Primeiro, imaginas a cena ou o mistério, que te servirá para te recolheres e meditares. Depois, aplicas o entendimento, para considerar aquele rasgo da vida do Mestre: o seu Coração enternecido, a sua humildade, a sua pureza, o seu cumprimento da Vontade do Pai. Conta-lhe então o que te costuma suceder nestes assuntos, o que se passa contigo, o que te está a acontecer. Mantém-te atento, porque talvez Ele queira indicar-te alguma coisa: surgirão essas moções interiores, o caíres em ti, as admoestações.

(…) Há mil maneiras de rezar, digo-vos de novo. Os filhos de Deus não precisam de um método, quadriculado e artificial, para se dirigirem ao seu Pai. O amor é inventivo, industrioso; se amamos, saberemos descobrir caminhos pessoais, íntimos, que nos levam a este diálogo contínuo com o Senhor. (…)

Se fraquejarmos, recorreremos ao amor de Santa Maria, Mestra de oração; e a S. José, Pai e Senhor nosso, a quem tanto veneramos, que é quem mais intimamente privou neste mundo com a Mãe de Deus e – depois de Santa Maria – com o seu Filho Divino. E eles apresentarão a nossa debilidade a Jesus, para que Ele a converta em fortaleza. (Amigos de Deus, nn. 253. 255)

Mártires de Espanha 79

Rainha dos Mártires


Noche del 15 de noviembre, 

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 54



Questão 114: Do ataque dos demónios.

Art. 5 — Se o demónio vencido fica por isso impedido de atacar.



(II Sent., dist. VI, a. 6).

O quinto discute-se assim. — Parece que o demónio vencido nem por isso fica impedido de atacar.

 

Poemas da minha vida: Egoísmo

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a



Também
por mim,
que fazer,
se nada de mim presta
e se ser egoísta
é o que me resta!?

Lisboa,  61

Demónio 6

Demónio, Exorcismo e Oração de Libertação: Questão 6

O demónio é o instigador de todos os nossos pecados e a causa de todos os males?

Não. Como ensina Jesus na parábola do semeador [i], às vezes somos levados a pecar movidos pelas seduções do mundo ou pelas nossas próprias más inclinações. «Não se deve acusar o Diabo em todas as coisas que acontecem, de facto, às vezes, o próprio homem faz de Diabo para si mesmo» [ii].



(Estas breves questões foram preparadas pelo P. Duarte Sousa Lara (www.santidade.net), exorcista e doutor em teologia. NUNC COEPI agradece ao P. Nuno Serras Pereira)



[i] Cf. Mt 13,3-8.18-23; Mc 4,3-9.13-20; Lc 8,5-8.11-15.
[ii] AGOSTINHO DE HIPONA (santo), Serm. 163/B, 5.