14/12/2012

Evangelho do dia e comentário


ADVENTO SEMANA II

São João da Cruz – Doutor da Igreja

EVANGELHO: Mt 11, 16-19

16 «A quem hei-de Eu comparar esta geração? É semelhante às crianças que estão sentados na praça, e que gritam aos seus companheiros, 17 dizendo: Tocámos flauta e não bailastes; entoámos lamentações e não chorastes; 18 veio João, que não comia nem bebia, e dizem: “Ele tem demónio”. 19 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: “Eis um glutão e um bebedor de vinho, um amigo dos publicanos e pecadores”. Mas a sabedoria divina foi justificada por suas obras».

Comentário:

Vivemos numa época muitíssimo mais responsabilizável do que o seria a geração contemporânea de Jesus proferiu estas palavras, sabemos mais, temos dois milénios de exemplos, escritos, meditações, ensinamentos que não podem ser ignorados.
As contas que nos serão pedidas deverão ser mais estreitas, exigentes porque é de justiça que assim seja. Ele mesmo disse que «a quem muito foi dado muito será exigido.»
Mas, para consolo e gáudio nossos também disse que «muitos dos primeiros serão os últimos».
Pertenceremos, nós, a estes últimos?

(ama, comentário sobre Mt 11, 16-19, Enxomil, 2011.12.09)

Leitura espiritual para 14 Dez 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 291



Se queres adorar o Senhor,
tens que te abandonar ao amor.

Recorre prontamente à Confissão


Se alguma vez caíres, filho, recorre prontamente à Confissão e à direcção espiritual: mostra a ferida!, para que te curem a fundo, para que te tirem todas as possibilidades de infecção, mesmo que te doa como numa operação cirúrgica. (Forja, 192)
A sinceridade é indispensável para progredir na união com Deus.

– Se dentro de ti, meu filho, há algo que não queres que se saiba, desembucha! Diz primeiro, como sempre te aconselho, o que gostarias de ocultar. Depois de ter desabafado na Confissão, como nos sentimos bem! (Forja, 193)

– Bendito seja Deus! – dizias depois de acabar a tua Confissão sacramental. E pensavas: é como se voltasse a nascer.

Depois, prosseguiste com serenidade: "Domine, quid me vis facere?". – Senhor, que queres que faça?

E deste a resposta tu próprio: – Com a tua Graça, por cima de tudo e de todos, cumprirei a tua Santíssima Vontade: "serviam!", servir-te-ei sem condições! (Forja, 238)

A humildade leva cada alma a não desanimar ante os próprios erros. A verdadeira humildade leva... a pedir perdão! (Forja, 189)

Se eu fosse leproso, a minha mãe abraçar-me-ia. Sem medo nem hesitações, beijar-me-ia as chagas.

E, então, a Virgem Santíssima? Ao sentir que temos lepra, que estamos chagados, temos de gritar: – Mãe! E a protecção da nossa Mãe é como um beijo nas feridas, que nos consegue a cura. (Forja, 190)

Música - 1963


CULTIVAR A FÉ 24


O rosto de Jesus
…7

Darmo-nos conta de que uma contradição pode significar um encontro mais profundo com Jesus Cristo ajudar-nos-á a encará-la de outro modo e então, a nossa Cruz não será uma Cruz qualquer: será... a Santa Cruz.

Vultum tuum, Domine, requiram! Três pessoas têm uma particular relação com o rosto de Cristo no caminho do Calvário. Só duas o procuram, mas as três encontram-no. Nenhuma delas fica indiferente, nenhum vai de mãos vazias. De cada uma podemos aprender algo e desejamos fazê-lo porque desejamos contemplar e ajudar outros a descobrir esse rosto no nosso caminho corrente pelo mundo.

Quereríamos atingir a unidade de corações que se dá entre Santa Maria e o seu Filho. Estamos conscientes de que isso supera as nossas forças, mas não abandonamos esse desejo, porque seria renunciar ao Amor e porque podemos avançar sem dúvida por esse caminho.

Um modo de o fazer é aproveitar os ensinamentos dos outros dois personagens: uma bondade simples será a ocasião de que muitos – em primeiro lugar, nós próprios – se encontrem com o Senhor; procurar esse olhar nas adversidades e amarguras da vida, fará com que nos vamos gradualmente identificando com a Vontade de Deus. Seremos, então, capazes de refletir o rosto de Jesus. 

j. diéguez, 2011.12.20

Nota: Revisão da tradução portuguesa por AMA.

Tratado da bem-aventurança 10


Questão 2: Em que consiste a bem-aventurança do homem.

Art. 2 — Se a bem-aventurança do homem consiste na honra.




(III Cont. Gent., cap. XXVIII, I Ethic., lect V).

O segundo discute-se assim. — Parece que a bem-aventurança do homem consiste na honra.