10/02/2013

Evangelho diário e comentário


   


T. Comum – V Semana









Evangelho: Lc 5, 1-11

1 Um dia, comprimindo-se as multidões em volta d'Ele para ouvir a palavra de Deus, Jesus estava junto do lago de Genesaré. 2 Viu duas barcas acostadas à margem do lago; os pescadores tinham saído e lavavam as redes. 3 Entrando numa destas barcas, que era a de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra. Depois, estando sentado, ensinava o povo desde a barca. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo, e lançai as redes para pescar». 5 Respondeu-Lhe Simão: «Mestre, tendo trabalhado toda a noite, não apanhámos nada; porém, sobre a Tua palavra, lançarei as redes». 6 Tendo feito isto, apanharam tão grande quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7 Então fizeram sinal aos companheiros, que estavam na outra barca, para que os viessem ajudar. Vieram e encheram tanto ambas as barcas, que quase se afundavam. 8 Simão Pedro, vendo isto, lançou-se aos pés de Jesus, dizendo: «Afasta-Te de mim, Senhor, pois eu sou um homem pecador». 9 Porque, tanto ele como todos os que se encontravam com ele, ficaram possuidos de espanto, por causa da pesca que tinham feito. 10 O mesmo tinha acontecido a Tiago e a João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. Jesus disse a Simão: «Não tenhas medo; desta hora em diante serás pescador de homens». 11 Trazidas as barcas para terra, deixando tudo, seguiram-n'O.

Comentário:

Porque esmagados pela magnitude do milagre, deixaram tudo e seguiram Jesus!
E nós? Também, esperamos algo portentoso, avassalador, para O seguir?
Mas... que maior milagre haverá que esse constante, permanente, que é o próprio dom da vida?

(ama, comentário sobre Lc 5, 1-11, 2012.09.06)

Leitura espiritual para 10 Fev 2013


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.

Para ver, clicar SFF.

Tratado dos actos humanos 28


Art. 2 ― Se fruir é próprio só do homem.



(I Sent., dist. I, q. 4, a 1).

O segundo discute-se assim. ― Parece que fruir é próprio só do homem.






Carta do Prelado do Opus Dei por ocasião do Ano da Fé. 52


53. Convido-vos a que nestes meses se multipliquem os vossos actos de fé na Presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Com que amor e com que profundidade se referia o nosso Padre ao Santíssimo Sacramento! Sempre que, no decurso das suas viagens de catequese, falava deste tesouro da Igreja, aproveitava a oportunidade para fazer um profundo ato de fé. «O Senhor não está apenas no altar. Quando o sacerdote guarda as espécies sacramentais do Pão no Sacrário, ali fica Jesus Cristo, o Filho de Santa Maria sempre Virgem, O que nasceu do seu ventre, O que trabalhou em Nazaré caladamente depois de nascer em Belém; O que pregou, O que padeceu a Paixão e Morte na Cruz, O que ressuscitou e subiu aos Céus» 95.

Animei-vos, no início de 2012, a repetir a profissão de fé do apóstolo Tomé: Dóminus meus et Deus meus! (Jo 20, 28). Sugiro-vos também que, ao contemplar o Senhor escondido na Sagrada Eucaristia, Lhe dirijamos essas ou outras palavras, como S. Josemaria: «Senhor, creio que és Tu, Jesus, o Filho de Deus e de Maria sempre Virgem, que estás realmente presente: com o teu Corpo, com o teu Sangue, com a tua Alma e com a tua Divindade. Adoro-Te. Quero ser teu amigo, porque Tu és O que me redimiste. Quero ser o teu amor, porque Tu o és para mim» 96.

Minhas filhas e filhos, é de bons filhos assemelhar-se a tão bom pai, a S. Josemaria, com o esforço de percorrer cuidadosamente o caminho que nos traçou. Esforcemo-nos por cultivar o desejo santo de ser cada dia mais delicados na piedade eucarística. Ofereçamos todo o amor e atenção quando saudamos Jesus Sacramentado, ao entrar e sair das igrejas ou dos oratórios dos nossos Centros. Não seria lógico que Lhe manifestássemos com frequência palavras de carinho, com o coração? Assim havemos de agir, desde o local de trabalho, saboreando jaculatórias e comunhões espirituais. E desagravemos quando virmos ou ouvirmos algo que suponha uma ofensa ou descuido. Consideremos se as nossas genuflexões são verdadeira adoração.

São pinceladas – há muitas mais – desse amor eucarístico próprio de quem quer ser Opus Dei e fazer o Opus Dei.

Copyright © Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei
Nota: Publicação devidamente autorizada

____________________
Notas:
95 S. Josemaria, Notas de uma reunião familiar, 11-XI-1972.
96 S. Josemaria, Notas de uma reunião familiar, 22-XI-1972.

Como aceitar a morte de um filho?