29/01/2014

Noite escura no Porto








Ontem, dia 28 tive uma experiência pessoal que me deixou, confesso, um pouco fragilizado na minha “importância” de homem pertencente a uma sociedade de seres humanos.
Por volta das ez horas da noite passei por uma rua central da cidade do Porto. O que vi deixou-me atónito e curioso. Parei o automóvel e comecei a andar a pé.


Nos vãos dos estabelecimentos de boa aparência estavam numerosos grupos de dez ou vinte pessoas, sentados, deitados, de cócoras embrulhados em cobertores, conversando animadamente.

Gente muito jovem, rapazes e raparigas e alguns mais velhos que eram quem falava mais alto.

O que fazia ali aquela gente?

Nada… absolutamente nada. O vestuário indefinido, o aspecto igualmente e, todos, com um ar de resignação estampado nos rostos não muito limpos.

Seriam, estes, os tristemente famosos sem-abrigo de que tanto se fala mas que, talvez, muitos nunca tenham contactado directamente.

Fiquei por ali, andando para trás e para a frente fazendo um esforço para não me fazer notado como um curioso movido por qualquer impulso. Não sou um perito mas não me pareceu que houvesse sintomas de drogas ou outra adição do género. Aliás, não se via um unico agente policial.

Estavam ali e… era tudo!

Passados uns quinze minutos chegaram dois automóveis que transportavam gente jovem, alguns muito jovens. Dos porta-bagagens tiraram grandes caixas térmicas, e sacos de variado tamanho.
Continham comida! Sopa, sandes, alguns bolos.

Ordenadamente toda aquela gente foi-se colocando em fila para receber o seu quinhão da, possivelmente, única refeição do dia.

A cena, por si só, deixou-me inquieto e, ao mesmo tempo, estranhamente feliz:

Inquieto pela juventude carenciada de uma simples refeição necessariamente frugal;

Feliz por constatar que existe muita gente jovem que, a desoras, procura outros a quem prestar assistência a sério, com coisas práticas, em espécie e também em palavras que revelavam um à-vontade muito grande de quem faz algo com um simples e natural gesto solidário.

Não interessa muito considerar se era uma noite de Janeiro, fria, gelada, chovendo a cântaros; podia ser uma noite cálida de Agosto porque a única diferença seria, talvez, menos desconforto, o que, sim, me importa, é a falta de consideração, de um breve pensamento, uma simples oração, de tantos e tantas – nos quais infelizmente tenho de incluir-me – nem lhe ocorre ou preocupa.

Por mim, fiz um propósito que desejo veemente cumprir:

Não adormecer um único dia, no sossego e conforto do meu lar ou onde estiver, sem pedir à Mãe comum e Rainha de todos os portugueses, que lance um olhar carinhoso por estes filhos e súbditos seus.

Querem, os que me leem, acompanhar-me neste propósito?


ama

Nota do autor de NUNC COEPI:



Solicito aos leitores de NUNC COEPI o favor de assinalarem com um comentário, os posts que mais lhes interessam, dando por exemplo, um classificação de 1 a 5.

E, ainda, se o desejarem, colocarem no comentário alguma outra observação ou sugestão que entendam poder contribuir para o enriquecimento e melhoria do blogue, evidentemente sem perder de vista, que NUNC COEPI tem – apenas – o desejo de prestar um serviço apostólico.

O Circulo NUNC COEPI tem, actualmente, cerca de 1.600 membros e é visto com regularidade, além de Portugal, em outros países como:

África do Sul, Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, Emiratos Árabes, Eslovénia, Estados Unidos da América, Espanha, França, Holanda, Itália, Malásia, Marrocos, Polónia, Reino Unido, Rússia, Suíça, Ucrânia.

Muito obrigado

António Mexia Alves

Evangelho do dia e comentários

Tempo comum III Semana

Leitura espiritual para 29 Jan

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. 
O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.

Para ver, clicar SFF.

Estai alegres, sempre alegres

Tratado dos dons do Espírito Santo 11




Questão 69: Das bem-aventuranças.


Art. 3 — Se as bem-aventuranças são enumeradas convenientemente.

(III Sent., dist. XXXIV, q. 1. a. 4; in Matth., cap.V).

O terceiro discute-se assim. — Parece que as bem-aventuranças são enumeradas inconvenientemente.


Ele já nasceu


Pequena agenda do cristão