02/04/2015

2015.04.02








O que pode ver hoje em NUNC COEPI




Evangelho, coment. meditação. - AMA - Comentários ao Evangelho Jo 13 1-15


Reflectindo - 65 - AMA - Reflectindo – Felicidade, são joão paulo ii

Evangelho, coment. meditações.

Quinta-Feira Santa

Evangelho: Jo 13 1-15

1 Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a Sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os Seus que estavam no mundo, amou-os até ao extremo. 2 Durante a ceia, tendo já o demónio posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, a determinação de O entregar, 3 Jesus, sabendo que o Pai tinha posto nas Suas mãos todas as coisas, que saíra de Deus e voltava para Deus, 4 levantou-Se da mesa, depôs as vestes e, pegando numa toalha, cingiu-Se com ela. 5 Depois deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. 6 Chegou, pois, a Simão Pedro. Pedro disse-Lhe: «Senhor, Tu lavares-Me os pés?». 7 Jesus respondeu-lhe: «O que Eu faço, tu não o compreendes agora, mas compreendê-lo-ás depois». 8 Pedro disse-Lhe: «Jamais me lavarás os pés!». Jesus respondeu-lhe: «Se Eu não te lavar não terás parte comigo». 9 Simão Pedro disse-Lhe: «Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça». 10 Jesus disse-lhe: «Aquele que tomou banho não tem necessidade de se lavar, pois todo ele está limpo. Vós estais limpos, mas não todos». 11 Ele sabia quem era o que O ia entregar, por isso disse: «Nem todos estais limpos». 12 Depois que lhes lavou os pés e que retomou as Suas vestes, tendo tornado a pôr-Se à mesa disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? 13 Chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem porque o sou. 14 Se Eu, pois, sendo vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés também vós deveis lavar os pés uns aos outros. 15 Dei-vos o exemplo para que, como Eu vos fiz, assim façais vós também.

Comentário:

Aqui se nos apresenta pela pena de São João a extraordinária Ceia de despedida.

Paulo VI escreveu uma das mais belas e profundas homilias sobre este acontecimento que jamais se apagaria da memória da humanidade.

De facto diariamente por todo o mundo se repete inúmeras vezes quando o Sacerdote  personificando Cristo celebra a Santa Missa que não é outra coisa que o memorial dessa primeira Missa celebrada por Jesus Cristo na noite de Quinta-Feira Santa.

(ama, comentário sobre Jo 13, 1-15, 2014.04.17)

Meditação



Quero, nesta noite santa, enquanto velo junto do Sacrário onde depois da Missa, foste depositado, manifestar-te o meu amor.

Por esta hora já teriam deixado de Te atormentar com perguntas capciosas, faltas de respeito, insinuações torpes, e, até violências físicas.

Estás extenuado, com sono, cheio de dores, mal-estar.

A agonia no Horto deixou-te prostrado.

Assististe á precipitada fuga dos Teus amigos, ouviras a voz de Pedro que, no pátio, jurara não Te conhecer...

Estás abandonado de todos, rodeado de soldadesca e serventes que não Te tratam com o menor respeito ou consideração.

Por isso, estou aqui, nesta hora da madrugada, para Te fazer companhia, conversar contigo, contar-te as minhas coisas, o que se passa comigo, como me dói a alma por Te ver assim.

Eu não posso nada, Senhor, bem o sabes e queria poder muito para voltar atrás na minha vida e apagar todas as minhas faltas, traições e abandonos que pratiquei.

Graças a Ti, apresento-me aqui, ao pé do Sacrário com a alma limpa e a consciência em paz.

Sim, graças a Ti porque na Tua infinita misericórdia perdoaste todas as minhas faltas e me restituíste a minha dignidade de filho de Deus.

Esta a maior graça que poderias dar-me: o permitires que regresse ao Teu convívio e usufrua dos dons, bens e graças que tão amorosamente derramas sobre mim.

Meu Querido Amigo, como me conforta chamar-te assim:

Querido Amigo!

Que nunca Te abandone, que jamais Te deixe.

Tu és o CAMINHO que quero andar, a VERDADE que me importa conhecer, a VIDA que desejo viver.
Ámen.

(ama, Oratório no CUB, 2010.04.01, Vigília de Quinta-feira Santa)


Não sei se compreendemos bem o que o Senhor fez!

Como esperar do Rei uma atitude de servo?

Do Mestre um comportamento de discípulo?

Estamos sempre tão revestidos da nossa importância, tão convencidos da sabedoria que julgamos ter.


Servir e servir humildemente é, sem a menor dúvida, o mais excelente acto de senhorio, de grandeza.


Nunca valemos nada pelo que somos mas pelo que fazemos.


(ama, comentário sobre Jo 13, 1-15, 2013.03.28)

Jesus Cristo não nos manda fazer nada que, Ele próprio, não tenha feito primeiro.

Manda-nos servir e foi servo!
Manda-nos ser humildes e foi humilíssimo!
Manda-nos amar e amou-nos até ao fim!

O exemplo vem sempre “de cima” e, quem manda ou aconselha tem necessariamente que praticar o que ordena e fazer o que propõe.

(ama, comentário sobre Jo 13, 1-15, 2013.02.19) 

Também a mim me lavas os pés, Senhor? Sim, porque eu quero estar limpo como quando nasci. Será possível?
Vejo neste Teu gesto amoroso que sim, que posso, também eu, não obstante a enorme sujidade que fui acumulando ao longo da vida, ficar limpo, imaculado porque, a Tua água lava de facto qualquer mancha. Não tens feito outra coisa ao longo dos tempos senão lavar-me dos meus pecados e numerosas faltas.
Senhor, que eu não deixe de procurar, sempre, esse Teu gesto de supremo amor, com sinceridade e verdade absolutas, não deixando nada por mostrar, por Te mostrar. Eu sei que, Tu, sabes tudo, mas nem por isso quero deixar de to dizer, contrito, pesaroso do mal feito, mas sinceramente convencido que, este Teu gesto, me limpa e purifica e torna digno de ser teu filho.


(ama, meditação sobre Jo13, 1-15, 2009.04.01)


Reflectindo - 65

Sobre a felicidade 7

O que pode inibir a felicidade:

1 - O vício, adição ou dependência:

Qualquer vício ou adição trava de forma mais ou menos grave e duradoura a felicidade pessoal pelo simples facto de a própria liberdade pessoal estar gravemente afectada.
As opções de vida, ou melhor, da forma como se vive, estando condicionadas por uma dependência qualquer, impedem que se atinja a felicidade pessoal. Dizendo de outra forma, só se pode ser feliz se existir liberdade pessoal autêntica, total, sem reservas na própria idiossincrasia.
Logo, parece lógico, que a primeira coisa a fazer, é eliminar eficazmente essa dependência que pode até nem ser grave ou mesmo séria, mas que representa, sempre, uma fraqueza da vontade, quando não do carácter.
A pessoa reconhecendo o seu problema, quer resolvê-lo e, enquanto o não consegue, não pode ser feliz.
Quem diz que é feliz mesmo reconhecendo uma fraqueza pessoal não sabe, de facto, como o seria se não a tivesse.

(cont.)

(AMA, Reflexões, 2013)