30/04/2015

NUNC COEPI 2015.04.30








O que pode ver hoje em NUNC COEPI




Sejamos sempre selvaticamente sinceros - S. Josemaria – Textos

Reflectindo - 76 - AMA - Reflectindo – Apoucamento

Evangelho, comentário L. Espiritual (A beleza de ser cristão) - A beleza de ser cristão (Ernesto Juliá), AMA - Comentários ao Evangelho Jo 13 16-20, Ernesto Juliá Diaz

Temas para meditar - 433 - Fidelidade (Javier Abad Gómez), Javier Abad Goméz


Pequena agenda do cristão - Agenda Quinta-Feira

Evangelho, comentário L. Espiritual (A beleza de ser cristão)



Semana IV da Páscoa

Evangelho: Jo 13 16-20

16 Em verdade, em verdade vos digo: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. 17 Já que compreendeis estas coisas, bem-aventurados sereis se as praticardes. 18 «Não falo de todos vós; sei os que escolhi; porém, é necessário que se cumpra o que diz a Escritura: “O que come o pão comigo levantará o seu calcanhar contra mim”. 19 Desde agora vo-lo digo, antes que suceda, para que, quando suceder, acrediteis que “Eu sou”. 20 Em verdade, em verdade vos digo que, quem recebe aquele que Eu enviar, a Mim recebe, e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou».

Comentário:

Com as mesmas palavras e termos com que o Pai Se  identificou a Moisés no episódio da sarça ardente, assim Jesus Se identifica a Si próprio querendo significar de modo iniludível que é igual ao Pai.

Não há declaração mais definitiva, não podem restar quaisquer dúvidas nos que O escutam com boa vontade e são critério.

(ama, comentário sobre Jo 13, 16-20 2014-05-15)


Leitura espiritual


a beleza de ser cristão

PRIMEIRA PARTE

O QUE É SER CRISTÃO?

I.            Relações que Deus estabelece com o homem.

…/16

Deus falou face a face com Adão no paraíso. Deus Uno e Trino manifesta-se-nos na terra, no imediatismo da realidade de carne, na Pessoa de Jesus Cristo Deus. Na nova criação, e para que possamos viver com Ele a nossa realidade de ser «filhos de Deus”, Deus quer manter essa proximidade com o homem; e uma proximidade mais íntima que a vivida no Paraíso.
Depois da Redenção, essa proximidade só se pode dar em Cristo Jesus, pessoalmente, em e com a Pessoa de Cristo.
As palavras do Evangelho de São João são muito claras: «Jesus disse em voz alta: O que crê em Mim, não crê em Mim, mas sim naquele       que me enviou. E o que me vê a Mim vê aquele que me enviou”.[i]
Mais adiante, sublinha, ante a petição de Filipe que lhe mostre o Pai: «Filipe, há tanto tempo que estou convosco, e não me conheceste? Quem me viu a mim, também, viu o Pai”.[ii]
Não poderão ver o Pai os que não tenham contemplado na terra o rosto de Cristo?
Não poderão conversar com o Pai os que não tenham trocado palavras com Cristo nos caminhos da terra?
Porquê esta afirmação tão concreta do Catecismo?
A resposta é clara: Jesus Cristo institui a Eucaristia; e na Eucaristia, Ele está sempre presente connosco, para continuara caminhando também connosco, com cada um de nós, e ajudar-nos a descobrir o Pai. «Na Eucaristia, a glória de Cristo está encoberta (…).
 Todavia, precisamente através do mistério do seu total ocultamento, Cristo faz-se mistério de luz, graças ao qual, o crente se vê introduzido nas profundidades da vida divina” [iii].
E na Eucaristia, Cristo realiza as suas palavras no espírito do crente: «Essa é a vida eterna: que te conheçam a ti, o único e verdadeiro Deus, e aquele que tu enviaste, Jesus, o Messias”.[iv]
Na Eucaristia, o cristão «vê” o rosto de Cristo, troca palavras com o próprio Cristo.
Desta forma, considerada a nova vida que Deus Doa aos homens, depois da Encarnação e da Redenção a Eucaristia é «fonte cume de toda a vida cristão”.[v]
«Os outros sacramentos, como também todos os ministérios eclesiais e as obras de apostolado, estão unidos na Eucaristia e a ela se ordenam. A sagrada Eucaristia, com efeito, contem todo o bem espiritual da Igreja, quer dizer, o próprio Cristo, nossa Páscoa” [vi].[vii]
Sem a Eucaristia não seriamos verdadeiramente cristãos.
Na Eucaristia encontramos e vivemos Cristo; cada um de nós, na individualidade do seu eu, da sua pessoa, une-se a Deus, conhece a Deus, que, em Cristo se tornou presente na história dos homens, na história pessoal de cada ser humano.
«A fé pede-nos que estejamos ante a Eucaristia com a consciência de estar ante o próprio Cristo.
A sua presença da precisamente às demais dimensões – de banquete, de memorial da Páscoa, de antecipação escatológica – um significado que transcende, em muito, o de um mero simbolismo.
A Eucaristia é mistério de presença, por meio do qual se realiza de forma suprema a promessa de Jesus de permanecer connosco até ao fim do mundo” [viii].
Unidos s Cristo Eucaristia, numa verdadeira união de fé, de esperança, de caridade, permitimos que o próprio Jesus Cristo nos ajude, viva connosco, a realidade da nossa criação, a graça.
E, convertidos à «divindade” enxertada na nossa «humani9dade, podemos, precisamente vivendo a santa Missa «com Cristo, por Cristo, em Cristo”, introduzir-nos na missão de Cristo: adorar, reparar, dar graças, pedir graças, a Deus Pai Omnipotente, na unidade do Espírito Santo.
Assim o exprime São Josemaria Escrivá: «Viver a Santa Missa é permanecer em oração contínua; convencermo-nos que, para cada um de nós, este é um encontro pessoal com Deus: adoramos, louvamos, pedimos, damos graças, reparamos pelos nossos pecados, purificamo-nos, sentimo-nos uma só coisa com Cristo, com todos os cristãos” [ix].
Ainda que normalmente digamos que Cristo está na Eucaristia, podemos dizer com toda a propriedade que Cristo «é” a Eucaristia, e que e Eucaristia «é” Cristo. Ao instituir este sacramento, o Senhor exprimiu-se com palavras admiráveis e inequívocas: «Isto é o meu corpo”; «Este é o meu sangue da Aliança”.
E o sacerdote ao mostrar a hóstia ao povo, afirma: «Este é o Cordeiro de Deus, que tira os pedados do mundo”.
Ele mesmo se fica na Eucaristia. Ele mesmo é a Eucaristia.
E assim torna possível que o crente, o homem que vive de fé, no processo de se ir convertendo em «nova criatura”, descubra e saboreie a realidade das palavras: «sem Mim não podeis fazer nada”, e possa viver «pessoalmente” com Cristo; possa aprender «pessoalmente”, com Ele, por Ele, nele, o modo de «actuar” o seu «ser” de nova criatura; para chegar a ser, com Ele, «outro Cristo”, «o próprio Cristo”, que se une e vive com cada cristão.
Por razões semelhantes se diz que a Eucaristia «faz a Igreja”.
 Sem a Eucaristia, a Igreja, certamente, não existiria; não teria nenhuma razão de ser.
A Igreja não seria mais que uma espécie de academia de crenças ou de doutrinas; nunca seria Templo de Deus, Casa de Deus vivo; o próprio Cristo vivendo na Terra, o encontro perene de Deus com os homens.
«A Eucaristia significa e realiza a comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus pelas quais a Igreja é ela própria.
Nela encontra-se a paz ao mesmo tempo o cume da acção pela qual, Cristo, Deus santifica o mundo, e do culto que, no Espírito Santo, os homens dão a Cristo e por Ele, ao Pai”.[x]

A PENITÊNCIA OU RECONCILIAÇÃO

O «participar na natureza divina” e o viver com e em Cristo nunca alcançam a totalidade da conversão plena do crente em «filho de Deus em Cristo”.
A possibilidade de pecar, de abandonar o processo de conversão, de actuar contra a Fé, contra a Esperança, contra a Caridade, está sempre presente na vida do cristão e acompanhá-lo-á até ao fim da sua estadia na terra.
A vida humana é tempo de liberdade e de busca amorosa da união com Deus, em liberdade de espírito.
A «iniciação cristã” que começou a germinar no homem ao receber os sacramentos do Baptismo, da Confirmação e da Eucaristia pode interromper o seu crescimento com o ceder do homem ante o pecado.
Na segunda parte trataremos com detalhe da influência do pecado e da consequência mais profunda no espírito do homem: o afã de se separar de Deus, de se afastar de si próprio.
Agora parece suficiente recordar que a queda no pecado, que em Adão provocou a expulsão do Paraíso e a perda do estado original, uma vez realizada a Redenção, não implica que Deus abandone o homem, por muito radical que a separação chegue a ser por parte do homem: todo o pecado pode ser perdoado.
As palavras do Senhor a propósito dos pecados contra o Espírito Santo parecem indicar o contrário: «Todo o pecado e toda a blasfémia serão perdoadas aos homens, mas a blasfémia contra o Espírito não será perdoada.
E ao que diga uma palavra contra o Filho do homem perdoar-se-á; mas ao que a diga contra o Espírito Santo não se lhe perdoará nem neste mundo nem no outro”.[xi]
Estas palavras, todavia, não querem reduzir o alcance da Redenção que Cristo nos ganhou.
Significam, portanto, que quem rejeite o arrependimento, o convite de Cristo à penitência, não recebe o perdão.
Esta obstinação no pecado constitui o verdadeiro pecado contra o Espírito Santo.

Deus não impõe o perdão; perdoa generosamente a quem lho pede.

Além disso, o «carácter”, esse sinal indelével que o Baptismo e a Confirmação – acontece igualmente no sacramento da Ordem - deixam na alma, não se apaga ne sequer ante os maiores pecados contra a fé, contra a esperança, contra a caridade que o homem possa cometer.
Ao mesmo tempo esse «sinal indelével” de modo algum tira a liberdade do homem face a Deus.
O homem pode sempre rejeitar Deus.
Não pode impedir, todavia, que Deus o procure, que Deus lhe saia ao caminho.
O homem pode esquecer-se de Deus; Deus nunca se esquece do homem.
O sacramento da Penitência confere uma graça particular de purificação e de arrependimento.
Cristo institui-o «para os que, depois do Baptismo, tenham caído no pecado grave e assim tenham perdido a graça baptismal e lesionado a comunhão eclesial.
O sacramento da Penitência oferece a estes uma nova possibilidade de se converterem e de recuperar a graça da justificação”.[xii]
Este perdoar o pecado na alma do homem, e devolver eficácia sobrenatural à amizade com Deus, torna possível que a eficácia da graça continue actuando na pessoa do pecador, que Cristo viva na alma.
Entende-se, então, que o sacramento da Reconciliação – o homem receber o perdão de Deus – seja também um passo prévio à vinda de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo a cada ser humano, a cada pessoa.
E também se compreende que a Eucaristia tenha de ser recebida sem pecado mortal, para que o encontro pessoal com Cristo possa chegar a realizar-se.
Então, não é estranho que, se alguém comete o sacrilégio de receber em pecado o Corpo e o Sangue de Cristo, receba a clara admoestação de São Paulo: «Portanto examine-se cada um a si mesmo e depois coma daquele pão e beba do cálice. Porque quem o come ou bebe indignamente como e bebe a sua própria condenação”.[xiii]
Com a penitência do homem pecador, a Reconciliação com Deus torna possível eu o pecado não se apodere do homem, que o homem não se torne «escravo do pecado”, que o homem fique em condições de usar a sua liberdade para que o pecado não se apodere do seu espírito nem nele deite raízes; e para que a graça da «nova criatura em Cristo Jesus” continue crescendo e desenvolvendo-se nele.

A «nova criatura” não vive só no espírito.

O homem é pessoa, corpo, alma, espírito, e, com o transmitir-nos a «participação na natureza divina” Jesus Cristo quis sublinhar essa unidade do homem instituindo um sacramento que toca directamente a fragilidade do ser humano.

(cont)

ernesto juliá, La belleza de ser cristiano, trad. ama)





[i] Jo 12, 44-45
[ii] Jo 14, 9
[iii] são joão paulo II, Mane nobiscum Domine, n. 11.
[iv] Jo 17, 3
[v] Lumen gentium, 11
[vi] Presbiterorum ordinis, 2
[vii] Catecismo, n. 1324
[viii] são joão paulo II, Mane nobiscum Domine, n. 16.
[ix] Es Cristo que passa, n. 88.
[x] Catecismo n. 1325
[xi] Mt 12, 31
[xii] Catecismo, n. 1446
[xiii] 1 Co 11, 28-29

Sejamos sempre selvaticamente sinceros

Se o demónio mudo – de que nos fala o Evangelho – se meter na alma, deita tudo a perder. Mas, se o expulsarmos imediatamente, tudo sai bem, anda-se feliz, tudo corre bem. Propósito firme: "sinceridade selvagem" na direcção espiritual, com educação delicada..., e que essa sinceridade seja imediata. (Forja, 127)

Volto a afirmar que todos temos misérias. Isso, porém, não é razão para nos afastarmos do Amor de Deus. É, sim, estímulo para nos acolhermos a esse Amor, para nos acolhermos à protecção da bondade divina, como os antigos guerreiros se metiam dentro da sua armadura. Esse ecce ego, quia vocasti me, conta comigo porque me chamaste, é a nossa defesa. Não devemos fugir de Deus quando descobrimos as nossas fraquezas, mas devemos combatê-las, precisamente porque Deus confia em nós.

Como é que conseguiremos superar estas coisas mesquinhas? Insisto neste ponto, porque ele se reveste de importância capital: com humildade e sinceridade na direcção espiritual e no sacramento da Penitência. Ide aos que vos dirigem espiritualmente, com o coração aberto. Não o fecheis porque, se se mete o demónio mudo pelo meio, depois é difícil lançá-lo fora.

Perdoai-me a insistência, mas julgo imprescindível que fique gravado a fogo nas vossas inteligências que a humildade e a sua consequência imediata a sinceridade, se ligam com os outros meios de luta e fundamentam a eficácia da vitória. Se a tentação de esconder alguma coisa se infiltra na alma, deita tudo a perder; se, pelo contrário, é vencida imediatamente, tudo corre bem, somos felizes e a vida caminha rectamente. Sejamos sempre selvaticamente sinceros, embora com modos prudentemente educados.

Quero dizer-vos com toda a clareza que me preocupa muito mais a soberba do que o coração e a carne. Sede humildes! Sempre que estiverdes convencidos de que tendes toda a razão, é porque não tendes nenhuma. Ide à direcção espiritual com a alma aberta. Não a fecheis, porque então intromete-se o demónio mudo e é muito difícil expulsá-lo.


Lembrai-vos do pobre endemoninhado que os discípulos não conseguiram libertar. Só o Senhor o pôde fazer com oração e jejum. Naquela altura o Mestre realizou três milagres. O primeiro foi fazê-lo ouvir, porque quando o demónio mudo nos domina, a alma fica surda; o segundo foi fazê-lo falar; e o terceiro foi expulsar o diabo. (Amigos de Deus, nn. 187–188)

Temas para meditar - 433


Fidelidade



Quem não foi fiel é o mais infeliz e miserável das criaturas. 

Sofre e causa o sofrimento como ninguém.


(JAVIER ABAD GÓMEZ, Fidelidade, Quadrante 1989, pg. 87)  

Reflectindo - 76

Apoucamento!

Tinha em cima da minha mesa de trabalho uma folha de papel com um excerto de um texto de São Josemaria. Foi numa altura de intensa convulsão interior em que as enormes dificuldades económicas pareciam querer condicionar toda a minha vida e a perspectiva de me manter lúcido e tranquilo, confiante e com esperança.

Lança para longe de ti essa desesperança que te produz o conhecimento da tua miséria. - É verdade: pelo teu prestígio económico és um zero..., pelo teu prestígio social, outro zero..., e outro pelas tuas virtudes, e outro pelo teu talento...

Mas, à esquerda desses zeros, está Cristo... E que cifra incomensurável isso dá!”

Um dia a Fernandinha viu esse papel e insurgiu-se – é o termo – dizendo-me com clareza:

“Não me parece nada correcto! Está bem que confies em Deus e te entregues com esperança que Ele resolve tudo da melhor forma mas, tu não és nada disso que aí está escrito, és um bom homem muito melhor do que imaginas. Não te deixes abater…”

Concluo, agora, que ela tinha razão, pensar-se um “zero” é, talvez, cómodo e pode levar a dispensar-se de meter ombros ao que se tem a fazer sem demora: lutar para ultrapassar as dificuldades!

 (ama, reflexões, 2014.12.02)


Pequena agenda do cristão

Quinta-Feira

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)


Propósito:
Participar na Santa Missa.


Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.
O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.
Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.


Lembrar-me:
Comunhões espirituais.


Senhor, eu quisera receber-vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?