14/06/2015

O que pode ver em NUNC COEPI em 14 de Junho

O que pode ver em NUNC COEPI em Jun 14
 
São Josemaria - Vídeo

Humildade, São Filipe de Neri, The Maxim’s of St Philip Neri

A beleza de ser cristão (Ernesto Juliá), AMA - Comentários ao Evangelho Mc 4 26-34, Ernesto Juliá Diaz

Mentira


Agenda Domingo

As armadilhas da mentira

Uma história interessante que mostra como o mentiroso costuma ser traído pela sua própria mentira

Quatro amigos da faculdade foram viajar no final de semana anterior aos exames finais. Divertiram-se muito, mas, depois de tanta festa, acabaram dormindo o domingo inteiro e só voltaram para a sua cidade na segunda de manhã.

Como só chegaram à faculdade no final da prova, decidiram dizer ao professor que seu plano era voltar no domingo para estudar para a prova, mas, na viagem, um pneu do carro furou e, por isso, não conseguiram chegar a tempo.

Depois de refletir um pouco, o professor marcou com eles uma nova prova, para o dia seguinte. Eles então estudaram a noite inteira e chegaram pontualmente na terça-feira para a prova. O professor colocou cada um em uma sala e distribuiu as provas. A primeira questão era sobre a matéria e valia 0,5.

Os estudantes ficaram felizes ao ver que a primeira pergunta da prova era tão fácil. Mas, ao virar a página, só havia mais uma questão, que valia 9,5: “Qual foi o pneu que furou na viagem?”.

Reflexão

Jesus nos diz: “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). O oitavo mandamento também nos convida a dizer sempre a verdade.

Muitas vezes, para nos “salvar” de certas situações difíceis, preferimos mentir e evitar problemas. Mas o mentiroso costuma acabar sendo traído pela sua própria mentira. Além de ser um pecado que ofende o Senhor, a mentira se torna um vício difícil de superar – porque é um caminho mais fácil para evitar dificuldades e conseguir o que queremos.

Chegou a hora de pensar um pouco neste tema: a mentira está presente na minha vida? Quando finalmente decidirei pedir a graça de Deus para corrigir meu caminho e ser sempre sincero comigo mesmo e com os outros?

Apresentamos, a seguir, 5 versículos bíblicos que podem ajudá-lo em sua reflexão sobre a mentira em sua vida:

- “Renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros” (Efésios 4, 25).

- “Guarda tua língua do mal, e teus lábios das palavras enganosas” (Salmo 33, 14).

- “Vossos preceitos me fizeram sábio, por isso odeio toda mentira” (Salmo 118, 104).

- “O homem sincero anuncia a justiça; a testemunha falsa profere mentira” (Provérbios 12, 17).

- “Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno” (Mateus 5, 37).


Fonte: ALETEIA

Evangelho, comentário, L. Espiritual (A beleza de ser cristão)



Tempo comum XI Semana


Evangelho: Mc 4, 26-34


26 Dizia também: «O reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra. 27 Dorme e se levanta, noite e dia, e a semente germina e cresce sem ele saber como. 28 Porque a terra por si mesma produz, primeiramente a haste, depois a espiga, e por último a espiga cheia de grãos. 29 E, quando o fruto está maduro, mete logo a foice, porque chegou o tempo da ceifa». 30 Dizia mais: «A que coisa compararemos nós o reino de Deus? Com que parábola o representaremos? 31 É como um grão de mostarda que, quando se semeia no campo, é a menor de todas as sementes que há na terra; 32 mas, depois que é semeado, cresce e torna-se maior que todas as hortaliças, e cria ramos tão grandes que “as aves do céu podem vir abrigar-se à sua sombra”». 33 Assim lhes propunha a palavra com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de compreender. 34 Não lhes falava sem parábolas; porém, em particular explicava tudo aos Seus discípulos.

Comentário:

Damo-nos conta da extraordinária Graça que nos é concedida: saber-mos de “fonte segura” o que é o Reino de Deus?
Passaram centenas e centenas de anos em que uma incomensurável multidão de seres humanos não sabia exactamente o que era e em enorme maioria nem sequer suspeitava da sua existência.
Foram esses homens um pouco “desconfiados” e de escassa cultura que nos transmitiram esse conhecimento al como o ouviram repetidas vezes dos lábios de Cristo.
Como devemos agradecer, venerar e exaltar esses Discípulos e Apóstolos a quem tanto devemos!

(ama, comentário sobre Mc 4, 26-34, Malta, 20152.01.30)


Leitura espiritual




a beleza de ser cristão

SEGUNDA PARTE

COMO SER CRISTÃOS



xi a devoção à santíssima virgem


.../2

        «Dependendo totalmente de Deus e plenamente orientada para Ele pelo estímulo da sua fé, Maria, ao lado do seu Filho, é a imagem mais perfeita da liberdade e da libertação da humanidade e do cosmos.
A Igreja deve olhar para ela, Mãe e Modelo, para compreender integralmente o sentido da sua missão» [1].

        E Von Baltasar escreve:
«Existe acordo que a resposta final da Maria ao anjo e através dele a Deus, foi a expressão plena da fé de Abraão e de todo Israel. (…). A Palavra de Deus que quer fazer-se carne    em Maria necessita de um sim receptivo que seja pronunciado pela pessoa inteira, espírito e corpo, simplesmente sem nenhuma restrição (nem sequer inconsciente) e que ofereça a totalidade da natureza humana como lugar da humanização» [2].

        Mãe e Modelo que podemos unir, simplesmente, com a geração e educação, que assinalámos, e que a Santíssima Virgem desenvolve ao longo de toda sua vida em cada acção do seu viver.

        Pondo-se em seguida a caminho para procurar o seu Filho perdido no Templo é mestra de piedade de todo o povo cristão.
Uma vez encontrado o Senhor, o crente ouve dos lábios da Virgem palavras que serão fundamento de uma esperança viva:

«Fazei o que Ele vos disser» [3].

        Como fruto da sua vida de Fé, de Esperança, de Caridade, a Santíssima Virgem foi uma proposta à contemplação do cristão como modelo de todas as virtudes: magnanimidade, amabilidade, paciência, serenidade, pacífica, etc.
É interessante salientar, especialmente, que mais que nos hábitos «de fazer» - virtudes -, a devoção a Maria, o privar com ela, ensina o cristão de modo adequado a «ser e de estar perante Deus».

        «Porque Maria é Mãe a sua devoção ensina-nos a ser filhos: a querer verdadeiramente, sem medida, ser simples sem essas complicações que nascem do egoísmo de pensar só em nós mesmos, a estar alegres sabendo que nada pode destruir a nossa esperança» [4].

        Maria, Virgem e Mãe é realmente o paradigma da relação de Deus com a criatura humana e da resposta confiada da criatura a Deus que Eva Lhe negou no Paraíso.
Maria com a sua «comunicação de Graça», prepara o espírito do filhos de Deus em Cristo seu Filho, para viver com Deus Pai, Filho e Espírito Santo, a Criação, a Redenção, a Santificação das Criaturas e levar assim a cabo a Glorificação de Deus tornando possível que «Deus seja tudo em todas as coisas» [5].

        Com toda a verdade que de Maria foram ditas as palavras dos profetas sobre Jerusalém:

        «Naquele tempo, chamarão a Jerusalém «trono de Yahvé» e incorporar-se-ão nela todas as nações sem seguir mais a dureza dos seus corações» [6].

        «Levanta-te, resplandece Jerusalém que chegou a tua luz e a glória de Yahvé amanheceu sobre ti (…).
Levanta os teus olhos em volta e contempla, todos estes se congregaram e vieram a ti, os teus filhos virão de longe e as tuas filhas levantar-se-ão do teu lado» [7].

        «Alegra-te Jerusalém e regozijai-vos por ela todos que a amais, enchei-vos de alegria por ela todos os que por ela fazeis luto» [8].

        Podemos concluir estas páginas com palavras de São Josemaria Escrivá que recordam o sentido da devoção à Santíssima Mãe de Deus na vida pessoal de cada crente:

        «Os que consideram superadas as devoções à Santíssima Virgem dão sinais que perderam o profundo sentido cristão que encerram, que esqueceram a fonte de onde nascem: a fé na vontade salvadora de Deus Pai, o amor a Deus Filho que se fez realmente homem e nasceu de mulher, a confiança em Deus Espírito Santo que nos santifica com a sua graça.
Foi Deus quem nos deu Maria e não temos direito de rejeitá-la, mas sim temos de acudir a ela com amor e com alegria de filhos» [9].


xii epílogo


        Ao longo destas páginas tratámos de descobrir o sentido das relações de Deus com o homem e do homem com Deus e, mais concretamente, com Deus Pai, Filho e Espírito Santo que nosso Senhor Jesus Cristo nos revelou.

        O que é ser cristão?
Como ser cristão?

Pretendemos dar resposta a essas perguntas e fechamos o livro com a esperança que o leitor tenha feito suas essas duas questões e, se todavia não lhe foi dada uma resposta pessoal, se tenham de tal modo gravado no seu espírito que já não ceda o empenho.

        As perguntas e as respostas referem-se ao núcleo central e constitutivo da realidade cristã.
Núcleo que na sua essência é idêntico para todos os crentes em Cristo Jesus, para todos os filhos de Deus em Cristo, independentemente das suas qualidades pessoais, vocacionais, culturais, sociais, profissionais, civis, etc.

        Sacerdotes religiosos, leigos, casados, solteiros, homens e mulheres, monjas e mães de família constituem-se como cristãos se vivem a realidade de ser cristão que quisemos expressar ao longo destas páginas.
Cada um fá-lo-á à sua maneira, com uma variedade de matizes que pode ser tão ampla como seres humanos há no mundo.
As diferentes e múltiplas «espiritualidades» na sua grande diversidade e riqueza, em suma, reflexo da grandeza de Deus, têm como fundamento a realidade que pretendemos manifestar.

        Vimos que as relações entre Deus e os homens começam sempre em e a partir de Deus.
A vida com Deus é um dom que desde Deus Pai, Filho e Espírito Santo chega até ao homem.
Em nenhum momento surge da terra e chega a Deus. «Amamos a Deus porque antes Deus nos amou a nós» [10].
E ao dizer «amamos» queremos também acrescentar um certo conhecimento do Ser amado que também nos vem de Deus, por iniciativa de Deus que se nos dá a conhecer na Criação, em Cristo Redentor, no Espírito Santo Santificador.

        Descoberta a grandeza da Criação e a realidade de ser criaturas, filhos de Deus, livres e em liberdade, conhecemos também a realidade do pecado.
O pôr em prática a capacidade do homem de rejeitar os planos de Deus.

        E, ao mesmo tempo, apreciámos que o mais importante da redenção não é a libertação do pecado.
Esse passo entende-se na sua plenitude e na sua grandeza porque nos tira obstáculo que nos impede de desenvolver em toda a magnanimidade a condição de «filhos de Deus em Cristo» que recebemos com a Graça e, na Graça e com a Graça poder descobrir o Amor que Deus nos tem e gozarmos nesse amor.

        E inclusive, e com anterioridade vital, descobrir o «ser que somos» e desenvolver todas as sementes da vida que Deus nos doou no «nosso ser», para que ao retirar-lhes toda a riqueza escondida que contêm, descubramos realmente o «ser que somos», cheguemos a ser de certo modo «a ser o que somos».

        «Vede que amor o Pai nos teve para nos chamar filhos de Deus, pois, o somos!
O mundo não nos conhece porque não o conheceu a Ele.
Queridos, agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que seremos.
Sabemos que, quando se manifeste, seremos semelhantes a Ele porque o veremos tal qual é» [11].

        Toda a obra de Deus: Criação, Redenção, santificação tende a um único fim: descobrir e viver o gozo de Deus no pleno desenvolvimento dos homens como verdadeiros «filhos de Deus em Cristo Jesus», em amar-nos e deixar assim expedito o caminho para que «Deus seja tudo em todas as coisas» [12].

        Daí a necessidade de nos convertermos e que toda avida do cristão seja uma conversão constante nunca totalmente concluída, que não se desenvolve somente no campo da moral, do obrar, mas no ser, no campo da entidade do ser humano: «é Cristo quem vive em mim».
Conversão fruto da acção da Graça em nós.
Graça que jamais deixa de actuar no nosso espírito, se não lhe pusermos obstáculo, até que toda a massa esteja fermentada.

        Conversão à Fé, à Esperança e à Caridade.
«O justo vive da fé» [13].

E, no final, Cristo viverá verdadeiramente em nós.


(cont)

ernesto juliá, La belleza de ser cristiano, trad. ama)







[1] joão paulo ii, Ecclesia de Eucharistia, n. 55
[2] hans urs von baltasar, María, Iglesia naciente, Encuentro, Madrid 1999, p. 81
[3] Jo 2, 5
[4] são josemaria escrivá, Cristo que passa, n. 143
[5] 1 Cor 15, 28
[6] Jr 3, 17
[7] Is 60, 1-6
[8] Is, 66, 10
[9] são josemaria escrivá, Cristo que passa, n. 142
[10] Cfr. 1 Jo 4, 10
[11] 1 Jo 3, 1-2
[12] 1 Cor 15, 28
[13] Rom 1, 17

Temas para meditar - 453


Humildade 



Para obter correctamente o Dom da Humildade são necessárias quatro coisas:

desprezar o mundo, não desprezar ninguém, desprezar o próprio eu, desprezar ser desprezado.


(S. FILIPE DE NÉRI, The Maxim’s of St Philip Neri,F.W.Faber, Cromwell Press SN12 8PH, nr. 27 – 45, trad ama)

Tertúlia com São Josemaria (Vídeo)


Pequena agenda do cristão


DOMINGO


(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Viver a família.

Senhor, que a minha família seja um espelho da Tua Família em Nazareth, que cada um, absolutamente, contribua para a união de todos pondo de lado diferenças, azedumes, queixas que afastam e escurecem o ambiente. Que os lares de cada um sejam luminosos e alegres.

Lembrar-me:
Cultivar a Fé.

São Tomé, prostrado a Teus pés, disse-te: Meu Senhor e meu Deus!
Não tenho pena nem inveja de não ter estado presente. Tu mesmo disseste: Bem-aventurados os que crêem sem terem visto.
E eu creio, Senhor.
Creio firmemente que Tu és o Cristo Redentor que me salvou para a vida eterna, o meu Deus e Senhor a quem quero amar com todas as minhas forças e, a quem ofereço a minha vida. Sou bem pouca coisa, não sei sequer para que me queres mas, se me crias-te é porque tens planos para mim. Quero cumpri-los com todo o meu coração.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?