17/06/2015

O que pode ver em NUNC COEPI em 17 de Junho

O que pode ver em NUNC COEPI em Jun 17

São Josemaria – Textos

Flexibilidade, Virtudes (Definição)

AMA - Comentários ao Evangelho Mt 6 1-6 16-18,Francisco (Papa) - Misericaordiae Vultus

JMA (diálogos com o meu eu)


Agenda Quarta-Feira

Evangelho, comentário, L. Espiritual




Tempo comum XI Semana


Evangelho: Mt 6, 1-6. 16-18

1 «Guardai-vos de fazer as boas obras diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles. De contrário não tereis direito à recompensa do vosso Pai que está nos céus.2 «Quando, pois, dás esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.3 Mas, quando dás esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita,4 para que a tua esmola fique em segredo, e teu Pai, que vê o que fazes em segredo, te pagará.5 «Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, a fim de serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.6
16 «Quando jejuais, não vos mostreis tristes como os hipócritas que desfiguram o rosto para mostrar aos homens que jejuam. Na verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.17 Mas tu, quando jejuares, unge a tua cabeça e lava o teu rosto,18 a fim de que não pareça aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está presente no oculto, e teu Pai, que vê no oculto, te dará a recompensa.

Comentário:

Em todo o homem pode haver duas atitudes em si antagónicas:
Uma, o desejo de “dar nas vistas” sobretudo nas atitudes que considera nobres ou meritórias;
Outra, os “respeitos humanos” que o levam a eximir-se de tomar publicamente as atitudes que deveria tomar sobretudo quando cristão.
No fim e ao cabo, estamos a falar de critério e, também, de unidade de vida: ser o que se é, estar no que se faz, fazer o que se deve!

(ama, comentário sobre Mt 6, 16-18; 16-18, 2014.06.18)

Leitura espiritual



Misericordiae Vultus

BULA DE PROCLAMAÇÃO 
DO JUBILEU EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA
FRANCISCO
BISPO DE ROMA
SERVO DOS SERVOS DE DEUS
A QUANTOS LEREM ESTA CARTA
GRAÇA, MISERICÓRDIA E PAZ


1.   Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai.

4
…/2

A sua pessoa não é senão amor, um amor que se dá gratuitamente.
O seu relacionamento com as pessoas, que se abeiram d’Ele, manifesta algo de único e irrepetível.
Os sinais que realiza, sobretudo para com os pecadores, as pessoas pobres, marginalizadas, doentes e atribuladas, decorrem sob o signo da misericórdia. Tudo n’Ele fala de misericórdia.
N’Ele, nada há que seja desprovido de compaixão.

Vendo que a multidão de pessoas que O seguia estava cansada e abatida, Jesus sentiu, no fundo do coração, uma intensa compaixão por elas


[1].
Em virtude deste amor compassivo, curou os doentes que Lhe foram apresentados [2] e, com poucos pães e peixes, saciou grandes multidões[3].
Em todas as circunstâncias, o que movia Jesus era apenas a misericórdia, com a qual lia no coração dos seus interlocutores e dava resposta às necessidades mais autênticas que tinham.
Quando encontrou a viúva de Naim que levava o seu único filho a sepultar, sentiu grande compaixão pela dor imensa daquela mãe em lágrimas e entregou-lhe de novo o filho, ressuscitando-o da morte [4]. Depois de ter libertado o endemoninhado de Gerasa, confia-lhe esta missão:
«Conta tudo o que o Senhor fez por ti e como teve misericórdia de ti»[5].

A própria vocação de Mateus se insere no horizonte da misericórdia. Ao passar diante do posto de cobrança dos impostos, os olhos de Jesus fixaram-se nos de Mateus.
Era um olhar cheio de misericórdia que perdoava os pecados daquele homem e, vencendo as resistências dos outros discípulos, escolheu-o, a ele pecador e publicano, para se tornar um dos Doze.
São Beda o Venerável, ao comentar esta cena do Evangelho, escreveu que Jesus olhou Mateus com amor misericordioso e escolheu-o:miserando atque eligendo.[6] 
Sempre me causou impressão esta frase, a ponto de a tomar para meu lema.

9. Nas parábolas dedicadas à misericórdia, Jesus revela a natureza de Deus como a dum Pai que nunca se dá por vencido enquanto não tiver dissolvido o pecado e superada a recusa com a compaixão e a misericórdia.
Conhecemos estas parábolas, três em especial: as da ovelha extraviada e da moeda perdida, e a do pai com os seus dois filhos[7].
Nestas parábolas, Deus é apresentado sempre cheio de alegria, sobretudo quando perdoa.
Nelas, encontramos o núcleo do Evangelho e da nossa fé, porque a misericórdia é apresentada como a força que tudo vence, enche o coração de amor e consola com o perdão.

Temos depois outra parábola da qual tiramos uma lição para o nosso estilo de vida cristã. Interpelado pela pergunta de Pedro sobre quantas vezes fosse necessário perdoar, Jesus respondeu:

«Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete»[8] e contou a parábola do «servo sem compaixão».

Este, convidado pelo senhor a devolver uma grande quantia, suplica-lhe de joelhos e o senhor perdoa-lhe a dívida.
Mas, imediatamente depois, encontra outro servo como ele, que lhe devia poucos centésimos; este suplica-lhe de joelhos que tenha piedade, mas aquele recusa-se e fá-lo meter na prisão.
Então o senhor, tendo sabido do facto, zanga-se muito e, convocando aquele servo, diz-lhe:

«Não devias também ter piedade do teu companheiro, como eu tive de ti?»[9].

E Jesus concluiu:

«Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar ao seu irmão do íntimo do coração»[10].

A parábola contém um ensinamento profundo para cada um de nós. Jesus declara que a misericórdia não é apenas o agir do Pai, mas torna-se o critério para individuar quem são os seus verdadeiros filhos.
Em suma, somos chamados a viver de misericórdia, porque, primeiro, foi usada misericórdia para connosco.
O perdão das ofensas torna-se a expressão mais evidente do amor misericordioso e, para nós cristãos, é um imperativo de que não podemos prescindir.
Tantas vezes, como parece difícil perdoar!
E, no entanto, o perdão é o instrumento colocado nas nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração.
Deixar de lado o ressentimento, a raiva, a violência e a vingança são condições necessárias para se viver feliz.
Acolhamos, pois, a exortação do Apóstolo:

«Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento»[11].

E sobretudo escutemos a palavra de Jesus que colocou a misericórdia como um ideal de vida e como critério de credibilidade para a nossa fé:

«Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» [12] é a bem-aventurança a que devemos inspirar-nos, com particular empenho, neste Ano Santo.

Na Sagrada Escritura, como se vê, a misericórdia é a palavra-chave para indicar o agir de Deus para connosco.
Ele não Se limita a afirmar o seu amor, mas torna-o visível e palpável.
Aliás, o amor nunca poderia ser uma palavra abstracta.
Por sua própria natureza, é vida concreta: intenções, atitudes, comportamentos que se verificam na actividade de todos os dias.
A misericórdia de Deus é a sua responsabilidade por nós.
Ele sente-Se responsável, isto é, deseja o nosso bem e quer ver-nos felizes, cheios de alegria e serenos.
E, em sintonia com isto, se deve orientar o amor misericordioso dos cristãos.
Tal como ama o Pai, assim também amam os filhos.
Tal como Ele é misericordioso, assim somos chamados também nós a ser misericordiosos uns para com os outros.

10. A arquitrave que suporta a vida da Igreja é a misericórdia. Toda a sua acção pastoral deveria estar envolvida pela ternura com que se dirige aos crentes; no anúncio e testemunho que oferece ao mundo, nada pode ser desprovido de misericórdia.
A credibilidade da Igreja passa pela estrada do amor misericordioso e compassivo.

A Igreja «vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia»[13]. 

Talvez, demasiado tempo, nos tenhamos esquecido de apontar e viver o caminho da misericórdia.
Por um lado, a tentação de pretender sempre e só a justiça fez esquecer que esta é apenas o primeiro passo, necessário e indispensável, mas a Igreja precisa de ir mais além a fim de alcançar uma meta mais alta e significativa.
Por outro lado, é triste ver como a experiência do perdão na nossa cultura vai rareando cada vez mais.
Em certos momentos, até a própria palavra parece desaparecer. Todavia, sem o testemunho do perdão, resta apenas uma vida infecunda e estéril, como se se vivesse num deserto desolador.
Chegou de novo, para a Igreja, o tempo de assumir o anúncio jubiloso do perdão.
É o tempo de regresso ao essencial, para cuidar das fraquezas e dificuldades dos nossos irmãos.
O perdão é uma força que ressuscita para nova vida e infunde a coragem para olhar o futuro com esperança.

11. Não podemos esquecer o grande ensinamento que ofereceu São João Paulo II com a sua segunda encíclica, a Dives inmisericordia, que então surgiu inesperada suscitando a surpresa de muitos pelo tema que era abordado.

Desejo recordar especialmente dois trechos.
No primeiro deles, o Santo Papa assinalava o esquecimento em que caíra o tema da misericórdia na cultura dos nossos dias:

«A mentalidade contemporânea, talvez mais que a do homem do passado, parece opor-se ao Deus de misericórdia e, além disso, tende a separar da vida e a tirar do coração humano a própria ideia da misericórdia.
A palavra e o conceito de misericórdia parecem causar mal-estar ao homem, o qual, graças ao enorme desenvolvimento da ciência e da técnica nunca antes verificado na história, se tornou senhor da terra, a subjugou e a dominou[14].
Um tal domínio sobre a terra, entendido por vezes unilateral e superficialmente, parece não deixar espaço para a misericórdia. (...)
Por esse motivo, na hodierna situação da Igreja e do mundo, muitos homens e muitos ambientes guiados por um vivo sentido de fé, voltam-se quase espontaneamente, por assim dizer, para a misericórdia de Deus»[15].

Além disso, São João Paulo II motivava assim a urgência de anunciar e testemunhar a misericórdia no mundo contemporâneo:

«Ela é ditada pelo amor para com o homem, para com tudo o que é humano e que, segundo a intuição de grande parte dos contemporâneos, está ameaçado por um perigo imenso.
O próprio mistério de Cristo (...) obriga-me igualmente a proclamar a misericórdia como amor misericordioso de Deus, revelada também no mistério de Cristo.
Ele me impele ainda a apelar para esta misericórdia e a implorá-la nesta fase difícil e crítica da história da Igreja e do mundo»[16]. 

Tal ensinamento é hoje mais actual do que nunca e merece ser retomado neste Ano Santo.
Acolhamos novamente as suas palavras:

«A Igreja vive uma vida autêntica quando professa e proclama a misericórdia, o mais admirável atributo do Criador e do Redentor, e quando aproxima os homens das fontes da misericórdia do Salvador, das quais ela é depositária e dispensadora»[17].

12. A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa.
A Esposa de Cristo assume o comportamento do Filho de Deus, que vai ao encontro de todos sem excluir ninguém.
No nosso tempo, em que a Igreja está comprometida na nova evangelização, o tema da misericórdia exige ser reproposto com novo entusiasmo e uma acção pastoral renovada.
É determinante para a Igreja e para a credibilidade do seu anúncio que viva e testemunhe, ela mesma, a misericórdia.
A sua linguagem e os seus gestos, para penetrarem no coração das pessoas e desafiá-las a encontrar novamente a estrada para regressar ao Pai, devem irradiar misericórdia.

A primeira verdade da Igreja é o amor de Cristo.
E, deste amor que vai até ao perdão e ao dom de si mesmo, a Igreja faz-se serva e mediadora junto dos homens.
Por isso, onde a Igreja estiver presente, aí deve ser evidente a misericórdia do Pai.
Nas nossas paróquias, nas comunidades, nas associações e nos movimentos – em suma, onde houver cristãos –, qualquer pessoa deve poder encontrar um oásis de misericórdia.

13. Queremos viver este Ano Jubilar à luz desta palavra do Senhor: Misericordiosos como o Pai.
O evangelista refere o ensinamento de Jesus, que diz:

«Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso»[18].

É um programa de vida tão empenhativo como rico de alegria e paz.
O imperativo de Jesus é dirigido a quantos ouvem a sua voz[19]. Portanto, para ser capazes de misericórdia, devemos primeiro pôr-nos à escuta da Palavra de Deus.
Isso significa recuperar o valor do silêncio, para meditar a Palavra que nos é dirigida.
Deste modo, é possível contemplar a misericórdia de Deus e assumi-la como próprio estilo de vida.

(cont)

(Revisão da versão portuguesa por ama)







[1] cf. Mt 9, 36
[2] cf. Mt 14, 14
[3] cf. Mt 15, 37
[4] cf. Lc 7, 15
[5] Mc 5, 19
[6] Cf. Homilia 21: CCL 122, 149-151.
[7] cf. Lc 15, 1-32
[8] Mt18, 22
[9] Mt 18, 33
[10] Mt 18, 35
[11] Ef 4, 26
[12] Mt 5, 7
[14] cf. Gn 1, 28
[15] João Paulo II, Carta enc. Dives in misericordia, 2.
[16] João Paulo II, Carta enc. Dives in misericordia, 15.
[17] João Paulo II, Carta enc. Dives in misericordia, 13.
[18] Lc 6, 36
[19] cf. Lc 6, 27

Diálogos com o meu EU (17)

Já reparaste que às vezes te irritas quando respondes a certos comentários sobre a Igreja?

Tens razão! Mas irrita-me que certas pessoas se venham afirmar de Igreja e depois venham “condenar” aquilo que a Igreja ensina.

Pois está bem, mas achas que é a melhor forma de responder, deixando perceber a tua irritação?

Não, realmente não. O impulso de irritação também me coloca fora da correcção fraternal que deve haver em Igreja e em tudo.

Então e agora que o reconheces, como vais proceder de agora em diante?

Julgo que só tenho uma solução: antes de responder rezo um Pai Nosso. Dá-me tempo para me acalmar e perceber que devo perdoar como Ele me perdoa.


Marinha Grande, 14 de Junho de 2013

Joaquim Mexia Alves

Temas para meditar - 454

Flexibilidade




Adapta o seu comportamento com agilidade às circunstâncias de cada pessoa ou situação sem abandonar por isso os critérios de actuação pessoal. 



(definição)

Deixa-o exigir-te!

Deus quer-nos infinitamente mais do que tu próprio te queres... Deixa-o, pois, exigir-te! (Forja, 813)

O Senhor conhece as nossas limitações, o nosso individualismo e a nossa ambição: a dificuldade em nos conhecermos a nós mesmos e de nos entregarmos aos outros. Sabe o que é não encontrar amor e verificar que mesmo aqueles que dizem segui-Lo o fazem só a meias. Recordai as cenas tremendas que os evangelistas nos descrevem e em que vemos os apóstolos ainda cheios de aspirações temporais e de projectos exclusivamente humanos. Mas Jesus escolheu-os, mantém-nos juntos de Si e confia-lhes a missão que recebeu do Pai.


Também a nós nos chama e nos pergunta como a Tiago e João: Potestis bibere calicem quem ego bibiturus sum?; estais dispostos a beber o cálice (este cálice da completa entrega ao cumprimento da vontade do Pai) que eu vou beber? "Possumus"!. Sim, estamos dispostos! – é a resposta de João e Tiago... Vós e eu, estamos dispostos seriamente a cumprir, em tudo, a vontade do nosso Pai, Deus? Demos ao Senhor o nosso coração inteiro ou continuamos apegados a nós mesmos, aos nossos interesses, à nossa comodidade, ao nosso amor-próprio? Há em nós alguma coisa que não corresponda à nossa condição de cristãos e que nos impeça de nos purificarmos? Hoje apresenta-se-nos a ocasião de rectificar. (Cristo que passa, 15)

Pequena agenda do cristão


Quarta-Feira

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)


Propósito:

Simplicidade e modéstia.


Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.


Lembrar-me:
Do meu Anjo da Guarda.