17/12/2015

Índice de publicações em 17 Dez

nunc coepi – Índice de publicações em Dez 17

São Josemaria – Textos

AMA (Reflectindo - Aprender a dizer não)

Ano jubilar da misericórdia

AMA - Comentários ao Evangelho Mt 1 1-17, Leitura espiritual - Verdade do Cristianismo - JOSEPH RATZINGER (BENTO XVI) Joseph Ratzinger (Bento XVI)

Jesus Cristo e a Igreja

AT - Salmos – 4

JMA (Um cristão nunca morre)


Agenda Quinta-Feira

UM CRISTÃO NUNCA MORRE!


 

(Com enorme reverência à inspiração única de Fernando Pessoa.)
«No plaino abandonado
Que a morna brisa aquece,
De balas traspassado
— Duas, de lado a lado —,
Jaz morto, e arrefece.»

E ali,
Onde a terra se faz Céu,
Por causa da oração,
Daqueles,
Dos filhos Seus,
O morto ressuscita,
E a vida se acalenta,
Porque é vida verdadeira,
A vida querida de Deus.

«Tão jovem! que jovem era!»
O seu nome era conhecido
Por todos e pelos seus,
Era menino e vida,
Era um filho de Deus.

Bem perto, em Igreja, há prece,
Que o Céu o receba também,
(mistérios que só Deus tece),
Ressuscita e faz-se vida.
O menino filho de Deus.


«Aos mártires, jovens cristãos, mortos apenas por serem filhos de Deus»


(joaquim mexia alves, Marinha Grande, 5 de Dezembro de 2015)


Ano Jubilar da Misericórdia - 10

Resultado de imagem para ano da misericórdiaObras de misericórdia

5) Visitar os enfermos

Trata-se de uma verdadeira atenção aos enfermos e idosos, tanto no aspecto físico, como em fazer-lhes um pouco de companhia.

O melhor exemplo da Sagrada Escritura é o da Parábola do Bom Samaritano, que curou o ferido e, ao não poder continuar a tratá-lo directamente, confiou os cuidados de que necessitava a outro a quem ofereceu pagamento. [i].

prelatura do opus dei, NOTÍCIAS 29 de Novembro de 2015

(cont)




[i] ver Lc. 10, 30-37

Antigo testamento / Salmos

Salmo 46








1 Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.
2 Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.
3 Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.
4 Deus está nela! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.
5 Nações agitam-se, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra derrete-se.
6 O Senhor dos Exércitos está connosco; o Deus de Jacob é a nossa torre segura.
7 Venham! Vejam as obras do Senhor, os seus feitos estarrecedores na terra.
8 Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo.
9 "Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra."

10 O Senhor dos Exércitos está connosco; o Deus de Jacob é a nossa torre segura. 

Pequena agenda do cristão


Quinta-Feira



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)


Propósito:
Participar na Santa Missa.


Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.
O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.
Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.


Lembrar-me:
Comunhões espirituais.


Senhor, eu quisera receber-vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?




Evangelho, comentário, L. espiritual



Tempo de Advento


Evangelho: Mt 1, 1-17

1 Genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacob, Jacob gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara, Farés gerou Esron, Esron gerou Aram. 4 Aram gerou Aminadab, Aminadab gerou Naasson, Naasson gerou Salmon. 5 Salmon gerou Booz de Raab, Booz gerou Obed de Rut, Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei David. 6 David gerou Salomão daquela que foi mulher de Urias. 7 Salomão gerou Roboão, Roboão gerou Abias, Abias gerou Asa. 8 Asa gerou Josafat, Josafat gerou Jorão, Jorão gerou Ozias. 9 Ozias gerou Joatão, Joatão gerou Acaz, Acaz gerou Ezequias. 10 Ezequias gerou Manassés, Manassés gerou Amon, Amon gerou Josias. 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, na época da deportação para Babilónia. 12 E, depois da deportação para Babilónia, Jeconias gerou Salatiel, Salatiel gerou Zorobabel. 13 Zorobabel gerou Abiud, Abiud gerou Eliacim, Eliacim gerou Azor. 14 Azor gerou Sadoc, Sadoc gerou Aquim, Aquim gerou Eliud. 15 Eliud gerou Eleazar, Eleazar gerou Matan, Matan gerou Jacob, 16 e Jacob gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. 17 Assim, são catorze todas as gerações desde Abraão até David; e catorze gerações desde David até à deportação para Babilónia, e também catorze as gerações desde a deportação para Babilónia até Cristo.

Comentário:

Este Jesus Cristo que vai nascer tem uma linhagem humana absolutamente definida e conhecida. Completamente de acordo com as profecias que ao longo dos séculos foram sendo feitas sobre Si, o Filho do Homem integra-se plenamente na história da humanidade.

É uma Pessoa real, concreta e não, como alguns pretendem, o fruto da imaginação ou "criação" de um grupo mais ou menos fanático.

Não existe pessoa sobre quem se tenha falado e escrito mais, nenhum ser humano foi jamais tão estudado, avaliado, discutido.
Desde os grandes intelectuais que debruçaram a sua fulgurante inteligência sobre a Sua Pessoa até ao mais comum e simples e, até, inculto, ser humano todos têm em Jesus Cristo um motivo de reflexão, de estudo, de conselho e guia.
O Seu nascimento divide, definitivamente, a história da humanidade em dois períodos.

(ama, comentário sobre Mt 1, 1-17, 2011.12.17)


Leitura espiritual


Existe Deus?

Verdade do cristianismo? – 2

Por fim, existe a quarta definição.
A partir de que tipo de realidade é constituído o conteúdo das diversas teologias?
A resposta de Varrão é esta: a teologia natural ocupa-se da “natureza dos deuses” (que, de facto, não existem), as outras duas teologias tratam dos divina instituta hominum – das instituições divinas dos homens.
Segue-se daí que toda a diferença se reduz àquela que existe entre a física no seu significado antigo e, por outro lado, a religião cultual.
«A teologia civil não tem, em última análise, nenhum deus, só a “religião”; a “teologia natural” não tem religião, mas só uma divindade». Não pode, decerto, ter nenhuma religião, porque ao seu deus (fogo, números, átomos) não pode ser dirigida a palavra em termos religiosos.
Por isso, religio (termo que designa essencialmente o culto) e realidade, o conhecimento racional do real, configuram-se como duas esferas separadas, uma ao lado da outra.
A religio não extrai a sua justificação da realidade do divino, mas da sua função política.
É uma instituição de que o Estado necessita para a sua existência.

Encontramo-nos aqui, sem dúvida, perante uma fase tardia da religião, na qual se desfaz a ingenuidade da atitude religiosa e, por isso, se inicia a sua dissolução.
Mas o vínculo essencial da religião com a estrutura estatal penetra decididamente muito mais fundo.
O culto é, em última instância, uma ordem positiva que, enquanto tal, não pode ser avaliada pelo problema da verdade.
Enquanto Varrão, na sua época, em que a função política da religião era ainda assaz forte, podia, para a justificar enquanto tal, defender uma concepção algo grosseira da racionalidade e da ausência de verdade do culto politicamente motivado, o neoplatonismo tentará, bem depressa, outra via de saída da crise, na qual o imperador Juliano baseou, em seguida, o seu esforço por restabelecer a religião romana de Estado.
Aquilo que os poetas dizem são imagens que se não devem entender fisicamente; mas são, de algum modo, imagens que expressam o inexprimível para todos aqueles homens aos quais está fechada a via régia da união mística.
Embora não sejam verdadeiras, as imagens justificam-se como aproximações a algo que deve sempre permanecer inexprimível.

Antecipámos assim algo do que iremos dizer.
A posição neoplatónica, de facto, é já em si uma reacção contra a tomada de posição cristã acerca do problema da fundação cristã do culto e do lugar da fé que está na sua base, na tipologia das religiões.
Voltemos, pois, a Agostinho.
Onde é que ele situa o cristianismo na tríade varroniana das religiões?
O que espanta é que Agostinho, sem a mínima hesitação, assinala ao cristianismo o seu lugar no âmbito da “teologia física”, no marco do racionalismo filosófico.
Encontra-se aqui em perfeita continuidade com os primeiros teólogos do cristianismo, os apologetas do século II, e também com a posição que Paulo indica ao cristianismo no primeiro capítulo da Carta aos Romanos, a qual, por seu turno, se baseia na teologia veterotestamentária da Sabedoria e, através dela, remonta aos Salmos, que escarnecem dos deuses.
Sob esta perspectiva, o cristianismo tem os seus precursores e a sua preparação na racionalidade filosófica, não nas religiões.
Segundo Agostinho e a tradição bíblica, para ele normativa, o cristianismo não se baseia nas imagens e nos pressentimentos míticos, cuja justificação se encontra, ao fim e ao cabo, na sua utilidade política, mas reclama-se do divino que a análise racional da realidade consegue apreender.
Por outras palavras, Agostinho identifica o monoteísmo bíblico com as ideias filosóficas sobre o fundamento do mundo que se formaram, com variantes diversas, na filosofia antiga.
Tal é o que se entende quando o cristianismo, a partir do discurso de Paulo no Areópago, se apresenta com a pretensão de ser a religio vera.
Por conseguinte, a fé cristã não assenta na poesia nem na política, essas duas grandes fontes da religião; baseia-se no conhecimento. Venera o Ser que é o fundamento de tudo o que existe, o “Deus verdadeiro”.
No cristianismo, a racionalidade tornou-se religião, e já não é o seu adversário.

Para que tal acontecesse, para que o cristianismo se compreendesse como a vitória da desmitologização, a vitória do conhecimento e, assim, da verdade, devia necessariamente encarar-se como universal e ser levado a todos os povos; não como uma religião específica que desaloja outras em virtude de uma espécie de imperialismo religioso, mas como verdade que torna supérflua a aparência.
E justamente por isso, na ampla tolerância dos politeísmos, será considerada como intolerável, inclusive como inimigo da religião, como “ateísmo”.
Não se fundava na relatividade e na convertibilidade das imagens, perturbando assim sobretudo a utilidade política das religiões e pondo em perigo os fundamentos do Estado, em cujo âmbito não pretendeu ser uma religião entre outras, mas a vitória da inteligência sobre o mundo das religiões.
Por outro lado, a esta posição do cristianismo no cosmos da religião e da filosofia se deve igualmente a sua força de penetração.
Já antes do início da missão cristã, alguns círculos cultos da antiguidade buscaram na figura do “homem temente a Deus” a ligação com a fé judaica, que lhes surgia como uma figura religiosa do monoteísmo filosófico e respondia, ao mesmo tempo, às exigências da razão e à necessidade religiosa do homem.
A esta a filosofia, por si só, não podia responder: não se reza a um Deus unicamente pensado.
Mas onde o Deus descoberto pelo pensamento se deixa encontrar no coração da religião como um Deus que fala e actua, então reconciliam-se o pensamento e a fé.

No nexo com a Sinagoga, havia ainda algo que não satisfazia: o não judeu, de facto, continuava sempre a ser um estranho, nunca podia chegar a uma pertença plena.
Este nó foi desfeito no cristianismo por meio da interpretação que Paulo fez da figura de Cristo.
Só então o monoteísmo religioso do judaísmo se tornou universal e, deste modo, a unidade de pensamento e fé, a religio vera, tornou-se acessível a todos.

Justino, filósofo e mártir [i], pode ver-se como figura sintomática deste acesso ao cristianismo: estudara todas as filosofias e, por fim, reconhecera no cristianismo a vera philosophia.
Estava convencido de que, tornando-se cristão, não havia renegado a filosofia, mas que só então se tornara verdadeiramente filósofo.
A convicção de que o cristianismo era uma filosofia, a filosofia perfeita, ou seja, a filosofia que conseguiu chegar à verdade, persistirá para lá da época patrística.
É ainda de todo actual no século XIV, na teologia bizantina de Nicolau Cabasilas.
A filosofia não se entendia então, decerto, como uma disciplina académica de natureza puramente teórica, mas também e sobretudo, num plano prático, como a arte do bem viver e do bem morrer – o que todavia só se pode alcançar à luz da verdade.

A união da racionalidade e da fé, que se realizou no desenvolvimento da missão cristã e na construção da teologia cristã, trouxe igualmente consigo correcções decisivas na imagem filosófica de Deus, das quais é conveniente destacar duas em particular.
A primeira consiste em que o Deus em que os cristãos acreditam e veneram é, diferentemente dos deuses míticos e políticos, deveras natura Deus; nisto satisfaz as exigências da racionalidade filosófica. Mas, ao mesmo tempo, impõe-se também o outro aspecto: non tamen omnis natura est Deus, “nem toda a natureza é Deus”.
Deus é Deus por sua natureza, mas a natureza como tal não é Deus. Cria-se uma separação entre a natureza universal e o Ser que a funda, que lhe dá origem.
Só então a física e a metafísica chegam a uma clara distinção entre si.
Só o verdadeiro Deus que podemos reconhecer, mediante o pensamento, na natureza é objecto de oração.
Mas Ele é mais do que a natureza.
Precede-a, e ela é criatura sua.
A esta separação entre Deus e a natureza acrescenta-se uma segunda descoberta, ainda mais decisiva: ao deus, à natureza, à alma do mundo ou fosse o que fosse, não se podia orar, não era, como vimos, um “deus religioso”.
Mas agora, segundo o testemunho da fé do Antigo Testamento e, sobretudo, do Novo Testamento, o Deus que precede a natureza voltou-se para os homens.
Justamente por não ser só natureza, não é um Deus silencioso. Entrou na história, veio ao encontro do homem e, deste modo, o homem pode encontrar-se com Ele.
Pode unir-se a Deus, porque Deus se uniu ao homem.
As duas dimensões da religião, que entre si sempre estiveram separadas, a natureza eternamente dominadora e a necessidade de salvação do homem que sofre e luta, estão unidas uma à outra.
A racionalidade pode tornar-se religião, porque o próprio Deus da racionalidade entrou na religião.
O elemento que a fé reivindica como seu, a Palavra histórica de Deus, é efectivamente o pressuposto para que a religião possa, por fim, voltar-se para o deus filosófico, que já não é um Deus puramente filosófico e que nem sequer rejeita o conhecimento filosófico, antes o assume.
Manifesta-se aqui algo de surpreendente: os dois princípios fundamentais do cristianismo, aparentemente contrários, o nexo com a metafísica e o vínculo com a história, condicionam-se e referem-se um ao outro: juntos, constituem a apologia do cristianismo como religio vera.

Pode, pois, dizer-se que a vitória do cristianismo sobre as religiões pagãs se tornou possível pela sua pretensão de racionalidade; mas importa acrescentar que a tal está ligado um segundo motivo de igual importância.
Consiste, antes de mais, para o mencionar de modo muito geral, na seriedade moral do cristianismo, característica que, aliás, Paulo já havia relacionado com a racionalidade da fé cristã: o que a lei, no fundo, intenta, as exigências essenciais explicitadas pela fé cristã, de um Deus único para a vida do homem, corresponde àquilo que o homem, cada homem, traz escrito no coração, pelo que o considera como Bem, quando se lhe apresenta.
Corresponde àquilo que “é bom por natureza[ii].
A alusão à moral estóica, à sua interpretação ética da natureza, é aqui tão patente como noutros textos paulinos, por ex. na Carta aos Filipenses:
 “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é respeitável, tudo o que possa ser virtude e mereça louvor, tende isso em mente[iii].

(cont)

joseph ratzinger (bento xvi)





[i] † 167
[ii] Rm 2, 14s.
[iii] 4, 8

Oxalá te não falte a simplicidade

Repara: os apóstolos, com todas as suas misérias patentes e inegáveis, eram sinceros, simples... transparentes. Tu também tens misérias patentes e inegáveis. – Oxalá te não falte a simplicidade. (Caminho, 932)

Aqueles primeiros doze apóstolos – a quem tenho grande devoção e carinho – eram, segundo os critérios humanos, bem pouca coisa. Quanto à posição social, com excepção de Mateus – que com certeza ganhava bem a vida e deixou tudo quando Jesus lhe pediu – eram pescadores; viviam do dia-a-dia, trabalhando até de noite para poderem alcançar o seu sustento.

Mas a posição social é o de menos. Não eram cultos, nem sequer muito inteligentes, pelo menos no que diz respeito às realidades sobrenaturais. Até os exemplos e as comparações mais simples lhes eram incompreensíveis e pediam ao Mestre: Domine, edissere nobis parabolam, Senhor, explica-nos a parábola. Quando Jesus, com uma imagem, alude ao fermento dos fariseus, supõem que os está a recriminar por não terem comprado pão.

Pobres, ignorantes. E nem sequer eram simples, humildes. Dentro das suas limitações, eram ambiciosos. Muitas vezes discutem sobre quem seria o maior, quando – segundo a sua mentalidade – Cristo instaurasse na terra o reino definitivo de Israel. Discutem e excitam-se até naquela hora sublime em que Jesus está prestes a imolar-se pela humanidade, na intimidade do Cenáculo.

Fé? Pouca. O próprio Jesus Cristo o diz. Viram ressuscitar mortos, curar todo o tipo de doenças, multiplicar o pão e os peixes, acalmar tempestades, expulsar demónios. Pois S. Pedro, escolhido como cabeça, é o único que sabe responder com prontidão: Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo. Mas é uma fé que ele interpreta à sua maneira; por isso atreve-se a enfrentar Jesus Cristo, a fim de que Ele não se entregue pela redenção dos homens. E Jesus tem de responder-lhe: Retira-te de mim, Satanás; tu serves-me de escândalo, porque não tens a sabedoria das coisas de Deus mas das coisas dos homens. Pedro raciocinava humanamente, comenta S. João Crisóstomo, e concluía que tudo aquilo (a Paixão e a Morte) era indigno de Cristo, reprovável. Por isso Jesus repreende-o e diz-lhe: não, sofrer não é coisa indigna de Mim; tu pensas assim porque raciocinas com ideias carnais, humanas.


Em que sobressaem então aqueles homens de pouca fé? Talvez no amor a Cristo? Sem dúvida que O amavam, pelo menos de palavra. (…) São homens correntes, com defeitos, com debilidades, com palavras maiores do que as suas obras. E, contudo, Jesus chama-os para fazer deles pescadores de homens, corredentores, administradores da graça de Deus. (Cristo que passa, 2)

Jesus Cristo e a Igreja – 93

O que é catequese? 1


O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (CT). Segundo O Novo Catecismo da Jesus Cristo e a Igreja (1992) "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai...

A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade... Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa palavra de Jesus: 'Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou' (Jo 7,16)" (NCIC, 426-427). Em sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa "Fazer" - "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objectivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.

Desta forma, é missão da Igreja anunciar o Evangelho em todo o mundo, mas, em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos seus próprios membros. É dentro da Igreja que se desenvolve a formação de seus membros, para que possam depois anunciar a todos a Palavra de Deus. Quando se fala em catequese, muitos pensam na catequese que se prepara as crianças à Primeira Eucaristia. Catequese hoje não se deve confundir com o "dar catecismo". 

Reflectindo - 138

Aprender a dizer não


…/9

Dar resposta a uma solicitação - seja qual for e a circunstância em que ocorrer - para ser justa, coerente, credível tem de ser objecto de ponderação.

Responder por impulso é tratar mal quem pergunta, não ter consideração por quem questiona, solicita ou pede.


(cont)