12/09/2016

Evangelho e comentário


Tempo Comum

Santíssimo nome de Maria [i]

Evangelho: Lc 7, 1-10

Naquele tempo, quando Jesus acabou de falar ao povo, entrou em Cafarnaum. Um centurião tinha um servo a quem estimava muito e que estava doente, quase a morrer. Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-Lhe alguns anciãos dos judeus para Lhe pedir que fosse salvar aquele servo. Quando chegaram à presença de Jesus, os anciãos suplicaram-Lhe insistentemente: «Ele é digno de que lho concedas, pois estima a nossa gente e foi ele que nos construiu a sinagoga». Jesus acompanhou-os. Já não estava longe da casa, quando o centurião Lhe mandou dizer por uns amigos: «Não Te incomodes, Senhor, pois não mereço que entres em minha casa, nem me julguei digno de ir ter contigo. Mas diz uma palavra e o meu servo será curado. Porque também eu, que sou um subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens. Digo a um ‘Vai’ e ele vai; e a outro ‘Vem’ e ele vem; e ao meu servo ‘Faz isto’ e ele faz». Ao ouvir estas palavras, Jesus sentiu admiração por ele e, voltando-se para a multidão que O seguia, exclamou: «Digo-vos que nem mesmo em Israel encontrei tão grande fé». Ao regressarem a casa, os enviados encontraram o servo de perfeita saúde.

Comentário:

Como sempre numa leitura mais detida do Evangelho, encontramos detalhes que nos passaram despercebidos.

Refiro-me à expressão de São Lucas: «um servo que lhe era muito querido».

O Senhor ama o seu servo e não deixa de se preocupar com a sua situação seja ela de saúde física ou outra.


O senhor daquele servo humilha-se?

Não!

Antes demonstra que não faz acepção de pessoas nem o seu estatuto social ou a sua profissão.

O seu amor, o seu interesse prende-se não com quem é ou o que faz mas com a pessoa.

Como deve ser o nosso amor pelo próximo!
 
(ama, comentário sobre Lc 7, 1-10, 29.05.2016)






[i] Santíssimo Nome da Virgem Santa Maria. Neste dia se evoca o inefável amor da Mãe de Deus para com o seu santíssimo Filho e se propõe aos olhos dos fiéis a figura da Mãe do Redentor para ser piedosamente invocada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.