11/11/2016

Que nunca deixe de praticar a caridade

Não é compatível amar a Deus com perfeição e deixar-se dominar pelo egoísmo – ou pela apatia – na relação com o próximo. [i]

A verdadeira amizade implica também um esforço cordial por compreender as convicções dos nossos amigos, mesmo que não cheguemos a partilhá-las nem a aceitá-las. [ii]

Nunca permitas que a erva ruim cresça no caminho da amizade: sê leal. [iii]

Um propósito firme na amizade: que no meu pensamento, nas minhas palavras, nas minhas obras para com o próximo – seja ele quem for –, não me comporte como até agora, quer dizer, nunca deixe de praticar a caridade, nunca dê entrada na minha alma à indiferença. [iv]

A tua caridade deve ser adequada, ajustada, às necessidades dos outros...; não às tuas. [v]

Filhos de Deus! Uma condição que nos transforma em algo mais transcendente do que em simples pessoas que se suportam mutuamente... Escuta o Senhor: "Vos autem dixi amicos!" – somos seus amigos, que, como Ele, dão gostosamente a vida pelos outros, tanto nas horas heróicas como na convivência corrente. [vi]




[i] (Sulco, 745)
[ii] (Sulco, 746)
[iii] (Sulco, 747)
[iv] (Sulco, 748)
[v] (Sulco, 749)
[vi] (Sulco, 750)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.