31/12/2016

Antigo testamento / Levítico

Levítico 9

Os sacerdotes começam o seu ministério

1 Oito dias depois, Moisés convocou Arão, seus filhos e as autoridades de Israel.

2 E disse a Arão: "Traz um bezerro para a oferta pelo pecado e um carneiro para o holocausto, ambos sem defeito, e apresenta-os ao Senhor.

3 Depois diz aos israelitas: Tragam um bode para oferta pelo pecado; um bezerro e um cordeiro, ambos de um ano de idade e sem defeito, para holocausto; e um boi e um carneiro para oferta de comunhão, para os sacrificar perante o Senhor, com a oferta de cereal amassada com óleo; pois hoje o Senhor vos aparecerá".

4 Levaram então tudo o que Moisés tinha determinado para a frente da Tenda do Encontro, e a comunidade inteira aproximou-se e ficou em pé perante o Senhor.

5 Disse-lhes Moisés: "Foi isso que o Senhor ordenou que façam, para que a glória do Senhor vos apareça".

6 Disse Moisés a Arão: "Vem até o altar e oferece o teu sacrifício pelo pecado e o teu holocausto, e faz propiciação por ti mesmo e pelo povo; oferece o sacrifício pelo povo e faz propiciação por ele, conforme o Senhor ordenou".

7 Arão foi até o altar e ofereceu o bezerro como sacrifício pelo pecado por si mesmo.

8 Os seus filhos levaram-lhe o sangue, e ele molhou o dedo no sangue e o pôs nas pontas do altar; depois derramou o restante do sangue na base do altar, onde queimou a gordura, os rins e o lóbulo do fígado da oferta pelo pecado, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés; a carne e o couro, porém, queimou fora do acampamento.

9 Depois sacrificou o holocausto. Os seus filhos entregaram-lhe o sangue, e ele derramou-o nos lados do altar.

10 Entregaram-lhe, em seguida, o holocausto pedaço por pedaço, inclusive a cabeça, e ele queimou-os no altar.

11 Lavou as vísceras e as pernas e queimou-as em cima do holocausto sobre o altar.

12 Depois Arão apresentou a oferta pelo povo. Pegou o bode para a oferta pelo pecado do povo e o ofereceu como sacrifício pelo pecado, como fizera com o primeiro.

13 Apresentou o holocausto e ofereceu-o conforme fora prescrito.

14 Também apresentou a oferta de cereal, pegou um punhado dela e queimou-a no altar, além do holocausto da manhã.

15 Matou o boi e o carneiro como sacrifício de comunhão pelo povo. Os seus filhos levaram-lhe o sangue, e ele derramou-o nos lados do altar.

16 Mas as porções de gordura do boi e do carneiro, a cauda gorda, a gordura que cobre as vísceras, os rins e o lóbulo do fígado, puseram-nos em cima do peito; e Arão queimou essas porções no altar.

17 Em seguida, Arão moveu o peito e a coxa direita do animal perante o Senhor como gesto ritual de apresentação, conforme Moisés tinha ordenado.

18 Depois Arão ergueu as mãos em direcção ao povo e o abençoou. E, tendo oferecido o sacrifício pelo pecado, o holocausto e o sacrifício de comunhão, desceu.

19 Assim Moisés e Arão entraram na Tenda do Encontro. Quando saíram, abençoaram o povo; e a glória do Senhor apareceu a todos eles.

20 Saiu fogo da presença do Senhor e consumiu o holocausto e as porções de gordura sobre o altar. E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se com o rosto em terra.


(Revisão da versão portuguesa por ama)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.