03/02/2016

NUNC COEP – Índice de publicações em Fev 03

nunc coepi – Índice de publicações em Fev 03

São Josemaria – Textos

Fidelidade, Francisco Fernández Carvajal, Hablar con Dios (F F Carvajal), Virtudes

AMA - Comentários ao Evangelho Mc 6 1-6, Leitura Espiritual - Juan Carlos Sack – Eucaristia

Doutrina – Eucaristia

AT - Salmos – 93

JMA - Reflexões, Perdão


Agenda Quarta-Feira

Evangelho, comentário, L. espiritual


Tempo Comum
Semana IV

Evangelho: Mc 6, 1-6

1 Tendo Jesus partido dali, foi para a Sua terra; e seguiram-n'O os discípulos 2 Chegado o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os Seus numerosos ouvintes admiravam-se e diziam: «Donde vêm a Este todas estas coisas que diz? Que sabedoria é esta que Lhe foi dada? E como se operam tais maravilhas pelas Suas mãos? 3 Não é Este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós as Suas irmãs?». 4 E estavam perplexos a Seu respeito. 5 Mas Jesus dizia-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e na sua própria casa». E não pôde fazer ali milagre algum; apenas curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. 6 E admirava-Se da incredulidade deles. Depois, andava ensinando pelas aldeias circunvizinhas.

Comentário:

São Marcos diz expressamente que Jesus se admirava com a incredulidade dos Seus conterrâneos não obstante ter por certo que "um profeta não ser bem aceite na sua terra".

As pessoas preconceituosas têm este costume reprovável: mais facilmente dão crédito a um estranho que a alguém conhecido!

Porquê?

Porque vêm nesse alguém incapaz de outra coisa que não seja a ideia que fazem dele: um carpinteiro, na sua opinião, só terá aptidões de carpinteiro...

(ama, comentário sobre  Mc 6, 1-6, 2015.07.05)

Leitura espiritual



Eucaristia

A Presença Real de Cristo na Eucaristia - Parte VI

- "Cristo nos deixou a sua carne (na Eucaristia) e também subiu (ao céu) com ela" [i].

- "A Fé diz que Deus pode muito bem e de algum modo, manter o corpo de Cristo no céu e fazer também, de outro modo, que esteja no pão" [ii].

- "Uma fantasia sugere que cada uma das milhões de hóstias é o corpo físico do Cristo completo, íntegro e inteiro, anterior à crucificação, enquanto, ao mesmo tempo, Cristo estaria no céu, com seu corpo ressuscitado" [iii].

-----

CIRILONAS

Temos poucos dados biográficos sobre este autor, embora vários de seus poemas sejam conservados. Suas obras foram escritas em Edessa, no final do século IV.

Os textos que nos chegaram desta testemunha da fé cristã das igrejas que tinham sido fundadas pelos Apóstolos são de um forte realismo eucarístico.

- "Pôs-se de pé (no Cenáculo), elevou-se a Si mesmo por amor e manteve Seu próprio corpo levantado em Suas mãos. A Sua (mão) direita era um altar sagrado; a Sua mão erguida, uma mesa de misericórdia" [iv].

Põe nos lábios de Jesus as seguintes palavras, incentivando Seus discípulos e fiéis a receberem a Eucaristia:

- "Vinde, discípulos meus; recebei-Me. Quero pôr-Me em vossas mãos. Vede: estou aqui, de pé, em inteira verdade; porém, comei também (o Meu corpo) em inteira verdade" [v].

- "Este memorial não deve cessar entre vós até o fim do mundo. Portanto, meus irmãos, deveis fazê-lo em todos os tempos e lembrar-vos de Mim. Comestes o Meu corpo; não Me esquecereis. Bebestes o Meu sangue; não me desprezareis" [vi], [vii].

JUVENCO

Testemunha da fé da Igreja da Espanha no início do século IV. Chegaram até nós diversas obras poéticas cristãs escritas em latim. Suas obras datam de 330, aproximadamente. São Jerónimo menciona-o em vários escritos.

Narrando a instituição da Eucaristia, diz:

- "Dizendo isto, começou a partir o pão com Suas mãos. E, depois de orar santamente, ensinou aos discípulos que dessa forma estariam comendo o Seu próprio corpo. A seguir, o Senhor tomou o cálice cheio de vinho e o santificou com acção de graças, e o deu a beber, ensinando que o que lhes tinha distribuído era o Seu sangue; e disse: “Este sangue redimiu os pecados do povo” [viii].

EUSÉBIO DE CESAREIA

Considerado o pai da historiografia eclesiástica. Nasceu na Cesareia da Palestina em 263. Discípulo do presbítero Pânfilo e, através deste, de Orígenes. Em 313 foi nomeado Bispo da Cesareia. Durante a disputa ariana, nem sempre se mostrou católico, por desejo de conciliar as duas partes e alcançar a paz. Chegou a ser excomungado pelo Sínodo da Antioquia de 325. Neste mesmo sentido, teve problemas com o Concílio de Niceia, porém finalmente assinou a declaração dogmática da grande Assembleia contra Ário. Sua obra mais importante, sem dúvida alguma, foi a "História Eclesiástica", que escreveu entre os anos 300 e 325. Muito apreciado como historiador e académico, menos porém como teólogo, por diversas de suas impressões doutrinárias.

Eusébio possui expressões que podem muito bem ser tomadas como "simbólicas" em relação à presença de Jesus na Eucaristia. Falando dos pães da proposição, dizendo que eram "símbolo e imagem" do pão da vida, acrescenta:

- "Por isso, sabendo David [ix] de quem era a imagem do pão da proposição, nos convida a aproximar-nos não daquele pão corpóreo, mas do pão que é representado no corpóreo. Assim, nós que estamos na terra, participamos do pão que desceu do céu e do Verbo que Se esvaziou a Si mesmo e Se abreviou" [x].

Retenhamos o vocabulário: os pães da proposição são "símbolo e imagem" do pão da vida, que é o Verbo que desceu do céu. No mesmo ambiente tipológico, Eusébio comenta Génesis 49,11 [xi]; Eusébio enxerga aqui uma insinuação da Paixão:

- "Através do vinho, que era símbolo do Seu sangue, purifica os que são baptizados no Seu sangue".

Do versículo seguinte [xii], pensa que expressa de maneira obscura os mistérios do Novo Testamento de Nosso Senhor e, em particular...

- "...a alegria do vinho místico que Ele entregou aos Seus discípulos, dizendo-lhes: 'Tomai e bebei: este é Meu sangue' (...) e o esplendor e pureza do alimento místico, porque novamente Ele entregou aos Seus discípulos os símbolos da divina economia, ordenando que se fizesse a imagem do Seu próprio corpo".

O vinho que é "símbolo" do Seu sangue não é o vinho eucarístico, mas o vinho do texto que Eusébio está comentando. O corpo e o sangue do Senhor são a realização dos símbolos profetizados, que por isso mesmo são chamados de "imagem", isto é, "reprodução do que foi profetizado" [xiii].

O mesmo se pode encontrar noutra passagem, onde o sacrifício de Cristo vem para cumprir as figuras dos antigos sacrifícios judaicos. Os cristãos receberam o mandato de celebrar sobre o altar a memória desse sacrifício...

- "...através dos símbolos de Seu corpo e de Seu sangue salvador, segundo a instituição do Novo Testamento" [xiv].

O pão e o vinho têm aqui, como símbolos, uma função de memória em relação com o sacrifício de Cristo [xv].

Por outro lado, se Eusébio tivesse tido um conceito simbólico da Eucaristia que excluísse a doutrina católica da presença real do Senhor, então jamais poderia ter dito o seguinte, ao tratar da celebração da Eucaristia:

- "Nós, que pertencemos ao Novo Testamento, celebrando a nossa Páscoa a cada domingo, sempre nos saciamos com o corpo do Salvador; sempre participamos do sangue do Cordeiro" [xvi].

Em relação a certas passagens patrísticas que podem dar margem a interpretações simbólicas, creio que seja oportuno observar o seguinte: a doutrina católica sobre a presença real de Jesus exclui toda espécie de apresentação grosseira do mistério eucarístico, como a chamada "cafarnaítica", segundo a qual a carne literal de Jesus será dada de comer aos fiéis. Esta foi a interpretação que despertou escândalo entre os ouvintes [xvii].

Esta interpretação é a que se pretende inculcar nos católicos quando se lhes perguntam, por exemplo: "(Jesus) estava realmente ensinando que devemos comer a Sua carne (fibras, músculos, pele) e beber o Seu sangue (plaquetas, plasma, glóbulos)?" [xviii].

Jesus tinha outra coisa em mente, segundo a qual daria a comer e a beber: sim, Seu próprio corpo e Seu próprio sangue ("Meu corpo é verdadeira comida e Meu sangue é verdadeira bebida" [xix]), mas de tal maneira que seus discípulos simplesmente comeriam pão e beberiam vinho, evitando assim todas as ridicularizações a que recorrem até hoje os inimigos da presença real [xx].
Neste sentido, visto que o pão continua sendo apresentado simples e empiricamente como pão e o vinho como vinho, é possível se referir a eles como "símbolos" do corpo e do sangue do Senhor, pois apesar de serem mostrados como pão e vinho, são indicadores de uma realidade invisível que os transcendem; no pão e no vinho eucarísticos, após o relato da instituição da Eucaristia pelo sacerdote, são verdadeiramente, realmente e substancialmente o corpo, sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, ainda que as aparências continuem sendo as do pão e vinho. E enquanto aparências, são símbolos de uma realidade diferente, a saber: de Jesus, o Pão da Vida. Isto explica o facto de que em alguns textos que vimos e ainda veremos, alguns Padres falem de certo simbolismo do pão e do vinho em relação ao corpo e sangue do Senhor e, a seguir, ensinem que na Eucaristia o próprio Jesus Cristo é recebido.

HILÁRIO DE POITIERS

O "Atanásio do Ocidente", assim conhecido por sua defesa das doutrinas anti-arianas do Concílio de Niceia.
Converteu-se à Fé cristã após o estudo do Antigo e do Novo Testamento. Embora casado, os sacerdotes e os fiéis de Poitiers, na França, elegeram-no como seu Bispo em 350. Sofreu muito pela Fé verdadeira, sobretudo ao ser desterrado. Morreu em 367 e é considerado uma das colunas do triunfo da Fé Nicena contra o Arianismo.

Foi proclamado "Doutor da Igreja" pelo Papa Pio IX, em 1851.

Em pleno ambiente anti-ariano, Hilário arguiu a realidade da Eucaristia (indiscutivelmente vivida na Igreja) à verdade da natureza divina de Cristo e escreveu, ao comentar João 17,22-23:

- "Como Cristo está hoje em nós: por verdade da natureza ou por concordância de vontade? Porque se o Verbo verdadeiramente Se fez carne e nós, no alimento do Senhor, verdadeiramente comemos o Verbo feito carne, como se concluirá que Ele não permanece naturalmente connosco? Ele que nasceu do homem, tomou a natureza da nossa carne, inseparável Dele, e, no mistério que nos comunica a Sua carne, uniu a natureza da Sua carne com a natureza da Sua divindade" [xxi].

- "Porque Ele mesmo disse:
'A Minha carne é verdadeiramente comida e Meu sangue é verdadeiramente bebida. Aquele que come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim e Eu nele'.
Sobre a verdade da carne e do sangue, não há lugar para dúvidas, pois agora, pela profissão do Senhor e pela nossa fé, é verdadeiramente carne e verdadeiramente sangue. E quando essa carne é comida (para o fiel) e o sangue é bebida, então fazem com que permaneçamos em Cristo e Cristo em nós" [xxii].

- "Recordamos todas essas coisas porque os hereges, mentindo ao dizer que somente existe unidade de vontade entre o Pai e o Filho, empregavam o exemplo da nossa união com Deus, como se estivéssemos unidos ao Filho e pelo Filho ao Pai, apenas por nossa submissão e vontade religiosas e, assim, não se concedera qualquer propriedade de união natural ao sacramento da carne e do sangue.
Sendo assim, que o mistério da verdadeira e natural unidade (entre Cristo e aqueles que recebem este sacramento) seja proclamado pela honra que supõe para nós a doação do Filho; e pela permanência segundo a carne do Filho em nós, já que estamos corporal e inseparavelmente unidos a Ele" [xxiii].

p. juan carlos sack

(Revisão da versão portuguesa por ama)





[i] São João Crisóstomo, Bispo, séc. IV
[ii] Martinho Lutero; W26,414,4-6
[iii] Daniel Sapia, evangélico
[iv] Homilia sobre a Páscoa 1; in: BKV 6,33, Ausgewählte Schriften der Syrischen Dichter
[v] Homilia sobre a Páscoa 1; in: BKV 6,37
[vi] Homilia sobre a Páscoa 1; in: BKV 6,38
[vii] Os adversários da presença real costumam afirmar que Jesus pediu para que a Eucaristia fosse celebrada "em Minha memória", como se essa "memória" fosse contrária à "presença" de Jesus. Nos Padres da Igreja, como também na doutrina católica, os conceitos de "memória" e "presença" não se opõem: em memória de Jesus celebramos "isto" (segundo as palavras do Senhor: "Fazei isto em Minha memória") e "isto" faz também referência à oferta do Seu corpo e do Seu sangue ("Isto é o Meu corpo entregue por vós").
[viii] Evangeliorium 4,4,447-453
[ix] Salmo 33,6
[x] Comentário ao Salmo 33,6.
[xi] Lavará suas vestes no vinho e seu manto no sangue da uva
[xii] Seus olhos estão alegres pelo vinho e seus dentes são mais brancos que o leite
[xiii] Para maiores informações sobre o tema, veja-se Dufort, "Le Symbolisme Eucharistique aux Origines de l’Église", pp. 33-35.
[xiv] Demonstração Evangélica 1,10
[xv] Veja-se a obra de J. Betz, "Die Eucharistie in der Zeit der Griechischen Väter", tomo 1/1 (Freiburg 1955), que é fonte obrigatória para o estudo da linguagem eucarística dos Padres gregos.
[xvi] Da Solenidade Pascal 7
[xvii] João 6
[xviii] Daniel Sapia, em seu artigo "A Teoria da Transubstanciação". Esta ridícula apresentação que o Webmaster batista quer colocar na boca da Igreja nunca foi doutrina católica, como demostram, entre outros, Santo Agostinho, ao assinalar que "eles (=os ouvintes de Jesus em João 6) entenderam a carne como aquela que se solta de um cadáver, ou como aquela que é vendida no mercado, não a que se encontra animada pelo Espírito"; e: "entenderam-No carnalmente e imaginaram que o Senhor iria cortar algumas partes do Seu corpo para dar a eles"; ou São Cirilo de Alexandria, quando pregava que "quando ouviram [Jesus] dizer: 'Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, se não beberdes o Seu sangue, não tereis vida em vós', imaginaram que estavam sendo convidados para algo cruel, próprio das feras: que desumanamente seriam obrigados a comer carne e a beber sangue; que seriam obrigados a fazer coisas que, só de ouvir, qualquer um já estremece"; ou o próprio Martinho Lutero, que afirmava: "Os judeus pensaram que deveriam comer Cristo, do mesmo modo que se come o pão e a carne do prato, ou como um leitãozinho assado". A Igreja rejeita toda apresentação grosseira do mistério eucarístico e entende o comer a carne de Cristo no sentido real, porém sacramental e místico, não como que extraído de um cadáver ou como se fosse um leitãozinho assado.
[xix] João 6,55
[xx] A ridícula acusação de canibalismo, por exemplo.
[xxi] Da Trindade 8,13
[xxii] Da Trindade 8,14
[xxiii] Da Trindade 8,17

Antigo testamento / Salmos

Salmo 93








1 O Senhor reina! Vestiu-se de majestade; de majestade vestiu-se o Senhor e armou-se de poder! O mundo está firme e não se abalará.
2 O teu trono está firme desde a antiguidade; tu existes desde a eternidade.
3 As águas se levantaram, Senhor, as águas levantaram a voz; as águas levantaram o seu bramido.
4 Mais poderoso do que o estrondo das águas impetuosas, mais poderoso do que as ondas do mar é o Senhor nas alturas.

5 Os teus mandamentos permanecem firmes e fiéis; a santidade, SENHOR, é o ornamento perpétuo da tua casa.

Apoiar-vos-eis uns aos outros

Se souberes querer aos outros e difundir, entre todos, esse carinho – caridade de Cristo, fina, delicada –, apoiar-vos-eis uns aos outros, e o que for a cair sentir-se-à amparado – e urgido – com essa fortaleza fraterna, para ser fiel a Deus. (Forja, 148)

Chega a plenitude dos tempos e, para cumprir essa missão, não aparece um génio filosófico, como Sócrates ou Platão; não se instala na terra um conquistador poderoso, como Alexandre Magno. Nasce um Menino em Belém. É o Redentor do mundo; mas, antes de começar a falar, demonstra o seu amor com obras. Não é portador de nenhuma fórmula mágica, porque sabe que a salvação que nos traz há-de passar pelo coração do homem. As suas primeiras acções são risos e choros de criança, o sono inerme de um Deus humanado; para que fiquemos tomados de amor, para que saibamos acolhê-Lo nos nossos braços.

Uma vez mais consciencializamos que isto é que é o Cristianismo. Se o cristão não ama com obras, fracassa como cristão, o que significa fracassar também como pessoa. Não podes pensar nos outros homens como se fossem números, ou degraus para tu subires; como se fossem massa, para ser exaltada ou humilhada, adulada ou desprezada, conforme os casos. Tens de pensar nos outros – antes de mais, nos que estão ao teu lado – vendo neles o que na verdade são: filhos de Deus, com toda a dignidade que esse título maravilhoso lhes confere.


Com os filhos de Deus, temos de comportar-nos como filhos de Deus: o nosso amor há-de ser abnegado, diário, tecido de mil e um pormenores de compreensão, de sacrifício calado, de entrega silenciosa. Este é o bonus odor Christi que arrancava uma exclamação aos que conviviam com os primeiros cristãos: Vede como se amam! (Cristo que passa, 36)

Doutrina - 44

Eucaristia

A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, a actualização do seu único sacrifício, na liturgia da Igreja.

A Eucaristia (I)

1. Natureza sacramental da Santíssima Eucaristia

1.1. O que é a Eucaristia?

A Eucaristia é o sacramento que torna presente, na celebração litúrgica da Igreja, a Pessoa de Jesus Cristo (Cristo total: Corpo, Sangue, Alma e Divindade) e o seu sacrifício redentor, na plenitude do Mistério Pascal, da sua paixão, morte e ressurreição.

Esta presença não é estática ou passiva (como a de um objecto num lugar), mas activa, porque o Senhor Se torna presente com o dinamismo do seu amor salvador: na Eucaristia Ele convida-nos a acolher a salvação que nos oferece e a receber o dom do seu Corpo e do seu Sangue como alimento de vida eterna, permitindo-nos entrar em comunhão com Ele – com a sua Pessoa e o seu sacrifício – e em comunhão com todos os membros do seu Corpo Místico que é a Igreja.

Com efeito, como afirma o Concílio Vaticano II, «O nosso Salvador instituiu na última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar pelo decorrer dos séculos, até Ele voltar, o Sacrifício da cruz, confiando à Igreja, sua esposa amada, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é concedido o penhor da glória futura» [i].

(cont)

(Revisão da versão portuguesa por ama)




[i] Concílio Vaticano II, Const. Sacrosanctum Concilium, 47.

Temas para meditar - 575

Fidelidade



A fidelidade é um acto bom, uma actividade voluntária e permanente, uma força que inclina a cumprir com sinceridade e valentia os compromissos adquiridos, as promessas feitas e a palavra dada. 



(JAVIER ABAD GÓMEZ, Fidelidade, Quadrante, 1991 nr. 10)

SOBRE O PERDÃO – 22

5 – Em jeito de conclusão: O PERDÂO, graça de Deus para a vida

…/3

Deixo-vos com algumas frases sobre o perdão que nos ajudam a reflectir.


O perdão é a mais divina vitória.
Friedrich Schiller

O perdão é o que há de maior, de divino no homem.
Alexandre Dumas (filho)

É perdoando que somos perdoados
São Francisco de Assis

O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte.
 Mahatma Gandhi

O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício.
Martin Luther King

Aquele que não consegue perdoar aos outros, destrói a ponte por onde irá passar.
Francis Bacon

É cruel não perdoar a quem pede perdão.
Textos judaicos

(joaquim mexia alves, Conferência sobre o perdão na Vigararia da Marinha Grande