15/11/2016

Urge cristianizar a sociedade

Como quer o Mestre, tu tens de ser – bem metido neste mundo, que nos coube em sorte, e em todas as actividades dos homens – sal e luz. Luz, que ilumina as inteligências e os corações; sal, que dá sabor e preserva da corrupção. Por isso, se te faltar afã apostólico, tornar-te-ás insípido e inútil, defraudarás os outros e a tua vida será um absurdo. (Forja, 22)

O Senhor não nos criou para construirmos aqui uma Cidade definitiva, porque este mundo é o caminho para o outro, que é morada sem pesar. No entanto, nós, os filhos de Deus, não devemos desligar-nos das actividades terrenas em que Deus nos coloca para as santificarmos, para as impregnarmos da nossa bendita fé, a única que dá verdadeira paz, alegria autêntica às almas e aos diversos ambientes. Tem sido esta a minha pregação constante desde 1928: urge cristianizar a sociedade; levar a todos os estratos desta nossa humanidade o sentido sobrenatural, de modo que uns e outros nos empenhemos em elevar à ordem da graça a ocupação diária, a profissão ou o ofício. Desta forma, todas as ocupações humanas se iluminam com uma esperança nova, que transcende o tempo e a caducidade do mundano. (Amigos de Deus, 210)

Temas para meditar - 675

Desprendimento


Que deixaste, Pedro?

Uma embarcaçãozita e umas redes.

Ele, todavia, poderia responder-me:
Deixei todo o mundo, já que nada guardei para Mim (…).

Abandonaram tudo (…) e seguiram Aquele fez o mundo, e acreditaram nas Suas promessas.


(santo agostinho, Sermão 301 A 4)

Evangelho e comentário

Tempo Comum

Santo Aberto Magno – Doutor da Igreja

Evangelho: Lc 19, 1-10

1 Tendo entrado em Jericó, atravessava a cidade. 2 Eis que um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e rico, 3 procurava conhecer de vista Jesus, mas não podia por causa da multidão, porque era pequeno de estatura. 4 Correndo adiante, subiu a um sicómoro para O ver, porque havia de passar por ali. 5 Quando chegou Jesus àquele lugar, levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, porque convém que Eu fique hoje em tua casa». 6 Ele desceu a toda a pressa, e recebeu-O alegremente. 7 Vendo isto, todos murmuravam, dizendo: «Foi hospedar-Se em casa de um homem pecador». 8 Entretanto, Zaqueu, de pé diante do Senhor, disse-Lhe: «Eis, Senhor, que dou aos pobres metade dos meus bens e, naquilo em que tiver defraudado alguém, restituir-lhe-ei o quádruplo». 9 Jesus disse-lhe: «Hoje entrou a salvação nesta casa, porque este também é filho de Abraão. 10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido».

Comentário:

«convém que Eu fique hoje em tua casa» diz o Senhor a Zaqueu!

Convém porquê? A quem?

Convém porque o que o Senhor tem de fazer na casa de Zaqueu é de suma importância para quantos presenciarão o que se vai passar; porque sendo Zaqueu quem é Jesus Cristo quer deixar bem claro que todos são filhos de Deus; porque «mais vale um pecador arrependido que cem justos que não cometem pecado».

Convém sobretudo a Zaqueu porque este encontro será decisivo para a sua vida. Operar-se-á uma transformação radical que transforma o cobrador de impostos em Apóstolo de Cristo e Evangelista prolífico e de suma importância para a difusão do Reino de Deus sobretudo em Israel.

(ama, comentário sobre Lc 19, 1-10, 2015.11.17)






Leitura espiritual



Leitura Espiritual


Amigos de Deus



São Josemaria Escrivá

289
         
Nossa Mãe

Os filhos, especialmente quando são ainda pequenos, costumam pen­sar no que hão-de fazer por eles os seus pais, esquecendo-se das suas obrigações de piedade filial.
Nós, os filhos, somos geralmente muito interesseiros, embora esta nossa conduta - já o fizemos notar - não pareça incomodar muito as mães, porque têm suficiente amor nos seus corações e querem com o melhor carinho: aquele que se dá sem esperar correspondência.

Assim acontece também com Santa Maria.
Mas hoje, na festa da sua Maternidade divina, temos de nos esforçar por fazer uma reflexão mais profunda.
Hão-de doer-nos, se as encontrarmos, as nossas faltas de delicadeza com esta boa Mãe.
Pergunto-vos e pergunto-me a mim mesmo: como a honramos?

Voltemos mais uma vez à experiência de cada dia, ao modo de tratar com as nossas mães na terra.
Acima de tudo, que desejam dos seus filhos, que são carne da sua carne e sangue do seu sangue?
O seu maior desejo é tê-los perto.
Quando os filhos crescem e não é possível continuarem a seu lado, aguardam com impaciência as suas notícias, emocionam-se com tudo o que lhes acontece, desde uma ligeira doença até aos acontecimentos mais importantes.

290
        
Olhai: para a nossa Mãe, Santa Maria, jamais deixamos de ser pequenos, porque Ela nos abre o caminho até ao Reino dos Céus, que será dado aos que se tornam meninos.
De Nossa Senhora nunca nos devemos afastar.
Como a honraremos?
Tendo intimidade com Ela, falando com Ela, manifestando-lhe o nosso carinho, ponderando no nosso coração os episódios da sua vida na terra, contando-lhes as nossas lutas, os nossos êxitos e os nossos fracassos.

Descobriremos assim, como se as recitássemos pela primeira vez, o sentido das orações marianas, que sempre se rezaram na Igreja.
O que são a Ave-Maria e o Angelus, senão louvores calorosos à Mater­nidade divina?
E no Santo Rosário - essa maravilhosa devoção, que nunca me cansarei de aconselhar a todos os cristãos - passam pela nossa cabeça e pelo nosso coração os mistérios da conduta admirável de Maria, que são os próprios mistérios fundamentais da fé.

291
        
O ano litúrgico aparece engalanado de festas em honra de Santa Maria.
O fundamento deste culto é a Maternidade divina de Nossa Senhora, origem da plenitude dos dons naturais e da graça com que a Santíssima Trindade a adornou.
Demonstraria escassa formação cristã - e muito pouco amor de filho - quem temesse que o culto da Santíssima Virgem pudesse diminuir a adoração que se deve a Deus.
A Nossa Mãe, modelo de humildade, cantou: chamar-me-ão bem-aventurada todas as gerações, porque fez em mim grandes coisas aquele que é Todo-poderoso, cujo nome é santo e cuja misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o temem.

Nas festas de Nossa Senhora não regateemos as demonstrações de carinho; elevemos com mais frequência o coração pedindo-lhe aquilo de que necessitamos, agradecendo-lhe a sua solicitude maternal e constante, encomendando-lhe as pessoas que estimamos.
Mas, se pretendemos comportar-nos como filhos, todos os dias serão ocasiões propícias de amor a Maria, como o são para os que se querem deveras.

292
        
Talvez agora algum de vós possa pensar que o dia ordinário, o habitual ir e vir da nossa vida, não se presta muito a manter o coração numa criatura tão pura como Nossa Senhora.
Convidar-vos-ia a reflectir um pouco.
Que procuramos sempre, mesmo sem especial atenção, em tudo o que fazemos?
Quando nos move o amor de Deus e trabalhamos com rectidão de in­tenção, procuramos o que é bom, o que é limpo, o que dá paz à consciência e felicidade à alma.
Também cometemos muitos erros?
Sim, mas precisamente reconhecer esses erros é descobrir com maior clareza que a nossa meta é esta: uma felicidade que não passe, profunda, serena, humana e sobrenatural.

Existe uma criatura que conseguiu nesta terra essa felicidade, porque é a obra-prima de Deus: a Nossa Mãe Santíssima, Maria.
Ela vive e protege-nos; está junto do Pai e do Filho e do Espírito Santo, em corpo e alma.
É Aquela mesma que nasceu na Palestina, que se entregou ao Senhor desde menina, que recebeu a anunciação do Arcanjo Gabriel, que deu à luz o Nosso Salvador, que esteve junto d'Ele ao pé da Cruz.

N'Ela se tornam realidade todos os ideais, mas não devemos concluir daí que a sua sublimidade e grandeza no-la apresentem inacessível e distante.
É a cheia de graça, a suma de todas as perfeições; e é Mãe.
Com o seu poder diante de Deus conseguirá o que lhe pedirmos; como Mãe, quer conceder-no-lo.
E, também como Mãe, entende e compreende as nossas fraquezas, anima-nos, desculpa-nos, facilita o caminho, tem sempre o remédio preparado, mesmo quando parece que já nada é possível.

293
         
Quanto cresceriam em nós as virtudes sobrenaturais se conseguíssemos verdadeira devoção a Maria, que é Nossa Mãe!
Não nos importemos de lhe repetir durante todo o dia - com o coração, sem necessidade de palavras - pequenas orações, jaculatórias.
A devoção cristã reuniu muitos desses elogios carinhosos na Ladainha que acompanha o Santo Rosário.
Mas cada um de nós tem a liberdade de os aumentar, dirigindo-lhe novos louvores, dizendo-lhe o que - por um santo pudor que Ela entende e aprova - não nos atreveríamos a pronunciar em voz alta.

Aconselho-te - para terminar - que faças, se o não fizeste ainda, a tua experiência particular do amor materno de Maria.
Não basta saber que Ela é Mãe, considerá-la deste modo, falar assim d'Ela.
É tua Mãe e tu és seu filho; quer-te como se fosses o seu único filho neste mundo.
Trata-a de acordo com isso: conta-lhe tudo o que te acontece, honra-a, ama-a.
Ninguém o fará por ti, tão bem como tu, se tu não o fizeres.

Asseguro-te que, se empreenderes este caminho, encontrarás imedia­tamente todo o amor de Cristo; e ver-te-ás metido na vida inefável de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Conseguirás forças para cumprir bem a Vontade de Deus, encher-te-ás de desejos de servir todos os homens.
Serás o cristão que às vezes sonhas ser: cheio de obras de caridade e de justiça, alegre e forte, compreensivo com os outros e exigente contigo mesmo.

Este e não outro é o carácter da nossa fé.
Recorramos a Santa Maria, que Ela nos acompanhará com um passo firme e constante.

294
         
Sentimo-nos tocados, com o coração a bater com mais força, quando ouvimos com toda a atenção este brado de S. Paulo: esta é a vontade de Deus: a vossa santificação.
Hoje, mais uma vez o repito a mim mesmo e também o recordo a cada um e à Humanidade inteira: esta é a vontade de Deus, que sejamos santos.

Para pacificar as almas com uma paz autêntica, para transformar a Terra, para procurar Deus Nosso Senhor no mundo e através das coisas do mundo, é indispensável a santidade pessoal.
Nas minhas conversas com gente de tantos países e dos ambientes sociais mais diversos, perguntam-me com frequência: - Que diz aos casados?
E aos que trabalhamos no campo?
E às viúvas?
E aos jovens?

Respondo sistematicamente que tenho uma só panela.
E costumo fazer notar que Jesus Cristo Nosso Senhor pregou a Boa Nova para todos, sem qualquer distinção.
Uma só panela e um único alimento: o meu alimento é fazer a vontade d'Aquele que me enviou e dar cumprimento à sua obra.
Chama cada um à santidade, pede amor a cada um: jovens e velhos, solteiros e casados, sãos e doentes, cultos e ignorantes, trabalhem onde quer que trabalhem, estejam onde quer que estejam.
Há um único modo de crescer na familiaridade e na confiança com Deus: a intimidade da oração, falar com Ele, manifestar-Lhe - de cora­ção a coração - o nosso afecto.

295      
   
Falar com Deus

Invocar-me-eis e Eu vos ouvirei.
E invocamo-lo conversando, dirigindo-nos a Ele. Por isso temos de pôr em prática a exortação do Apóstolo: sine intermissione orate; rezai sempre, aconteça o que acontecer. Não apenas de coração, mas com todo o coração.

Talvez pensemos que a vida nem sempre é suportável, que não faltam dissabores, nem mágoas, nem tristezas.
Responderei também com S. Paulo que nem a morte nem a vida, nem anjos, nem principados, nem virtudes; nem o presente, nem o futuro, nem a força, nem o que há de mais alto, nem de mais profundo, nem nenhuma outra criatura poderá jamais separar-nos do amor de Deus, que se fundamenta em Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Nada nos pode afastar da caridade de Deus, do Amor, da relação constante com o nosso Pai.

Mas recomendar esta união contínua com Deus não será apresentar um ideal tão sublime, que se torna impraticável à maioria dos cristãos? Na verdade a meta é alta, mas não impraticável.
O caminho que conduz à santidade é o caminho da oração; e a oração deve enraizar-se a pouco e pouco na alma, como a pequena semente que se tornará mais tarde árvore frondosa.

(cont)


El imperio del deseo

El imperio del deseo

La realidad se nos impone, e incluso en esta sociedad que pintamos tan relativista, se encienden luces como Noelia o Jan, que nos hacen pensar, creer, esperar y amar
                
“Querer es poder”, nos recuerda el refranero castellano. Los padres se lo repiten con frecuencia a sus hijos, para que no protesten cuando dicen un “no puedo” que rezuma a cansancio y falta de esfuerzo. Querer es poder, se repiten muchos atletas, de modo especial los heroicos atletas paraolímpicos, los grandes olvidados en las olimpiadas. Hay muchos casos de superación heroica, en todos los ámbitos y sectores de la vida.

Hace varias semanas me picó la curiosidad el ejemplo de superación de Noelia Garella, una síndrome de Down que ha empezado a trabajar como profesora de pre-escolar. Y en este caso no ha sido solo su voluntad, su querer, sino también el realismo evidente de que estas personas pueden mucho más de lo que creemos, son capaces de superar el “rol” que la sociedad les asigna, discapacitados molestos.

Hace pocos días, y las coincidencias no son sólo pura casualidad, en España s estrenó la película “La historia de Jan”. Bernardo Moll grabó durante seis años a su hijo, nacido con síndrome de Down, y el resultado es un precioso relato de lucha y superación que les ha servido de terapia, a los padres y al mismo Jan, para derrumbar los prejuicios contra este trastorno genético. Es una película que toca la fibra más sensible del ser humano: el corazón.

El susto y el miedo al conocer la discapacidad de su hijo hizo mella en Bernardo y en Mónica. Después de soñar tanto con el pequeño, Bernardo se preguntaba: ¿podré jugar al fútbol con mi hijo? Por supuesto, le respondió Mónica, su mujer, consciente del alto reto que suponía. Después de tantas horas grabadas con su cámara, de tantas luchas y obstáculos, el padre reconoce: “ es un niño feliz”.

El ser humano, todo ser humano, tiene grandes capacidades, puede llegar más lejos de lo que creemos. ¿Pero hasta dónde tiene razón el refranero? ¿Debemos absolutizar aquello de querer es poder? Vivimos en una sociedad tolerante con todo, o mejor dicho relativista ante cualquier idea que surja de cualquier cabeza, idea peregrina o idea bien pensada y argumentada. Todo es relativo, nos venden, pero en el fondo esa afirmación, y tantas otras que asumimos acríticamente, son absolutas, casi dictatoriales, y con frecuencia tan peligrosas como cualquier régimen dictatorial, sea teocrático-religioso, de izquierdas o de derechas.

De este plato del refranero, sazonado con otro de esos dogmas acríticos absolutos (si la ciencia lo puede hacer y la ley lo permite, es correcto) podemos tener frutos tan explosivos como el derecho a tener un hijo, o a eliminarlo cuando la cosa se complica. Como querer es poder, si quiero tener un hijo está justificado fabricarlo a toda costa. Y hablo de “fabricar”, en las factorías FIV (laboratorios de fecundación in vitro). Con esa opinión generalizada hemos llegado a entronizar la medicina del deseo. Si deseo algo, ese deseo viene catalogado automáticamente como bueno. Y ante algo bueno, se justifica cualquier camino para lograrlo. Si el fin es bueno (soy yo el que lo dice, pero da lo mismo…), el medio siempre será bueno. Ya lo decía aquel político italiano llamado Maquiavelo: el fin justifica los medios.

Los resultados de esta factoría FIV, según algunos, son buenos. Buenos para los padres, aunque su bondad dure unos meses o unos años, hasta que “se acaba el amor”.

Buenos para los hijos. Puntualizo, para los hijos nacidos, siempre y cuando “no se acabe el amor”. Pero también hay resultados que deben hacernos pensar. Muchas personas con la capacidad y la realidad de Noelia, la profesora Down que citaba al inicio, o de Jan, este niño de seis años tan querido por sus padres, ni siquiera han llegado a nacer. Según datos de los últimos años, Noelia forma parte del 10 % privilegiado, ese 10 % de niños con síndrome de Down a los que les permitimos nacer. ¿Y el otro 90 %? Lo sentimos, no superaron el control de calidad en su fabricación.

La medicina del deseo tiene sus problemas y sus carencias, sobre todo cuando la dejaos crecer hasta ocupar el trono del principio absoluto, del razonamiento que justifica todo. Por encima de nuestro deseo, incluso de aquel que consideramos sublime, está la realidad, la ley natural que nos dice ayudar al pobre está bien y matar al inocente está mal, ser honesto en tu trabajo está bien y copiar en el examen o falsificar un título está mal. La realidad se nos impone, e incluso en esta sociedad que pintamos tan relativista, se encienden luces como Noelia o Jan, que nos hacen pensar, creer, esperar y amar.

josé f. vaquero, 14 noviembre 2016


Jesus Cristo e a Igreja – 133

Celibato eclesiástico: História e fundamentos teológicos

IV. O CELIBATO NA DISCIPLINA DAS IGREJAS ORIENTAIS

A fragmentação do sistema disciplinar no Oriente

…/12

A Legislação do II Concílio Trullano.

…/6

Cân. 13: Estabelece que, ao contrário da prática romana que proíbe o uso do matrimónio, os sacerdotes, diáconos e subdiáconos da Igreja oriental, em virtude de antigas prescrições apostólicas, podem conviver com as suas esposas e usar dos direitos do casamento para a perfeição e ordem correcta, excepto nos tempos em que prestam o serviço no altar e celebram os sagrados mistérios, devendo ser continentes durante este tempo. Esta doutrina havia sido afirmada pelos Padres reunidos em Cartago: “os sacerdotes, diáconos e subdiáconos devem ser continentes durante o tempo do seu serviço ao altar, tendo em vista o que foi transmitido pelos Apóstolos e observado desde os tempos antigos também nós o custodiemos, dedicando um tempo para cada coisa, especialmente à oração e ao jejum. Assim, pois, os que servem no altar devem ser em tudo continentes durante o tempo do seu serviço sagrado para que possam obter o que se pedem a Deus com toda simplicidade.” Portanto quem ouse privar mais além do que estabelecem os cânones apostólicos, aos ministros in sacris, quer dizer, aos sacerdotes, diáconos e subdiáconos, da união e comunhão com as legítimas esposas, deve ser deposto, bem como aquele que, sob o pretexto de piedade, expulsa a sua esposa e insiste na separação.


(Revisão da versão portuguesa por ama)

Pequena agenda do cristão


TeRÇa-Feira


(Coisas muito simples, curtas, objectivas)


Propósito:
Aplicação no trabalho.

Senhor, ajuda-me a fazer o que devo, quando devo, empenhando-me em fazê-lo bem feito para to poder oferecer.

Lembrar-me:
Os que estão sem trabalho.

Senhor, lembra-te de tantos e tantas que procuram trabalho e não o encontram, provê às suas necessidades, dá-lhes esperança e confiança.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?