27/04/2017

Evangelho e comentário

Tempo de Páscoa


Evangelho: Jo 3, 31-36

31 «Aquele que vem lá de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra, é da terra, e terrestre é a sua linguagem. Aquele que vem do céu, é superior a todos.32 Ele testifica o que viu e ouviu, mas ninguém recebe o Seu testemunho.33 Quem recebe o Seu testemunho certifica que Deus é verdadeiro.34 Aquele a Quem Deus enviou fala palavras de Deus, porque Deus não Lhe dá o Espírito por medida.35 O Pai ama o Filho e pôs todas as coisas na Sua mão.36 Quem acredita no Filho tem a vida eterna; quem, porém, não acredita no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele».


Comentário:

As sucessivas traduções dos Evangelhos para várias línguas, colocaram muitas vezes palavras ou expressões que não devem corresponder, no seu sentido lato, às palavras que Jesus terá usado.

Será o caso, por exemplo, da expressão: «a ira de Deus permanece sobre ele».

A palavra “ira” era muito usada no AT que considerava Deus como uma espécie de chefe guerreiro sempre disposto a usar as forças celestes contra os inimigos do povo escolhido.

Bem ao contrário, Jesus Cristo vem dizer que Deus é misericordioso e compassivo e que tudo fará para que o homem tenha suficientes meios e possibilidades de salvação.

Perdão e misericórdia em lugar de imposição ou castigo.


(ama, comentário sobre Jo 3 31-36 2016.04.07)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.