15/09/2017

Perguntas e respostas

A ALEGRIA - 2

B. FUNDAMENTOS E MEIOS PARA A ALEGRIA

1. Fundamentos débeis da alegria? A alegria pode basear-se nos êxitos laborais, no dinheiro, na saúde, na comodidade, no êxito social, etc. Mas nestes casos o contentamento é algo instável, pois dependerá das boas notícias nestas matérias que, por serem materiais, são, de per si, perecíveis. Por isto, quando a alegria se baseia em algo terreno, há abundantes probabilidades de que afunde.

2. Fundamentos mais estáveis da alegria? Para alcançar um prazer mais estável, há que dirigir um olhar para a alma, que é a parte duradoura do homem. Neste sentido, a aquisição de bens espirituais ou boas qualidades, beneficiam a alma e são uma base mais firme para a alegria.

3. Fundamentos ainda mais sólidos para a alegria? No entanto, se tudo se baseia nas próprias forças, é fácil que o edifício oscile e notemos falta de solidez pois temos experiência da nossa debilidade. Deste modo, convém procurar um fundamento mais seguro para a nossa alegria. Esta base mais estável encontra-se nos bens sobrenaturais e nas graças divinas que não falham. É por isto que as pessoas que mais se destacam por terem uma alegria mais firme são os santos.

4. Os melhores fundamentos para a alegria? Os fundamentos mais seguros para uma felicidade verdadeira são: a filiação divina, o amor de Deus e a maternidade de Maria. Estes grandes bens divinos não se alteram pelas circunstâncias exteriores e servem para manter a alegria em qualquer situação. Seja qual for a dificuldade, cada um continua a ser filho de Deus e de Maria e o Senhor continua a amar-nos.

5. E os pecados? Como nos afastam de Deus, pode pensar-se que a base do gozo oscila. Então, aos bens anteriores há que acrescentar outros: a misericórdia divina e a confissão. Assim, ainda que haja pecados na nossa vida, não se perde a alegria pois o reencontro com Deus está ao nosso alcance. O Senhor quer-me e o seu amor é misericordioso. Este é um firme fundamento para estar contente, de modo que para um cristão o falso e irreal é entristecer-se.

6. Meios sobrenaturais para melhorar na alegria?  A oração é um grande meio para recuperar a alegria, sobre tudo a meditação nos grandes bens divinos que são a base da alegria profunda: a filiação divina e mariana, a misericórdia do Senhor, etc. Também ajudará a oração de petição onde se solicita a ajuda e amparo divinos.
A confissão.- Produz alegria imediata. É algo muito comprovado. Ao recuperar a união com Deus, a alma alegra-se.

7. Meios humanos para estar alegres?

Exercitar a vontade nesta direcção.
Esforçar-se por sorrir sinceramente. É um acto externo, mas ajuda a realizar o acto interno de elevar o ânimo.
A mortificação activa - aquela que se procura fazer -.- Porque as pequenas vitórias ajudam a estar contentes. Também o oferecimento a Deus dos sofrimentos passivos pode ajudar, Mas isto exige uma maior visão sobrenatural.
O serviço ao próximo, pois este esquecimento de si próprio liberta-nos de muitas preocupações e dar-se sinceramente aos outros é de tal eficácia que Deus o premeia com uma humidade cheia de alegria.
Alguns meios mais básicos para estar contentes são: dormir o suficiente, um banho quente, um copo de vinho - se for um bom vinho, dirá alguém -, uma leitura agradável, um passeio, uma excursão ou desporto, uma conversa amistosa, etc.


8. As folias produzem alegria? São apenas alegria superficial e momentânea. Isto faz com que se possa confundir com a alegria verdadeira. A alegria da folia esfuma-se de imediato e impele a repetir a folia. Algo semelhante acontece com as drogas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.