08/10/2017

Fátima: Centenário - Oração diária

Senhora de Fátima:

Neste ano do Centenário da tua vinda ao nosso País, cheios de confiança vimos pedir-te que continues a olhar com maternal cuidado por todos os portugueses.
No íntimo dos nossos corações instala-se alguma apreensão e incerteza em relação a este nosso País.

Sabes bem que nos referimos às diferenças de opinião que se transformam em desavenças, desunião e afastamento; aos casais desfeitos com todas as graves consequências; à falta de fé e de prática da fé; ao excessivo apego a coisas passageiras deixando de lado o essencial; aos respeitos humanos que se traduzem em indiferença e falta de coragem para arrepiar caminho; às doenças graves que se arrastam e causam tanto sofrimento.
Faz com que todos, sem excepção, nos comportemos como autênticos filhos teus e com a sinceridade, o espírito de compreensão e a humildade necessárias para, com respeito de uns pelos outros, sermos, de facto, unidos na Fé, santos e exemplo para o mundo.

Que nenhum de nós se perca para a salvação eterna.

Como Paulo VI, aqui mesmo em 1967, te repetimos:

Monstra te esse Matrem”, Mostra que és Mãe.

Isto te pedimos, invocando, uma vez mais, ao teu Dulcíssimo Coração, a tua protecção e amparo.


AMA, Fevereiro, 2017

Hoy el reto del amor es dar gracias por la vida

A LAS PUERTAS DE UNA ETAPA NUEVA


Hoy en la oración daba gracias al Señor por la vida de Sión: ¡hoy es su cumpleaños!

Todavía recuerdo cómo vivió aquí su primer cumpleaños, cuando cumplía 19 años. Su cara era de asombro ante tanta sorpresa. Ella me pidió que, de regalo de cumpleaños, quería un dibujo de acuarela, y así se lo hice. Le pinté un Buen Pastor niño, abrazado a una oveja. La oveja tiene "cara de trasto" y el pelo súper rizado... le expliqué que así era ella, pequeña y en los brazos de Jesús.

De ese primer cumpleaños ya han pasado siete años, y, esta vez, todos los regalos que nos ha pedido han ido encaminados a preparar su nueva celda en Comunidad: que si un armario, que si arreglar el dremel, que si un costurero... Porque Sión acaba la etapa del Noviciado el próximo 22 de septiembre, y ese día pasa a vivir un año en Comunidad para, terminado ese tiempo, profesar solemne.

Hoy me la quedaba mirando y veía qué gozada es ver crecer una persona, cómo poco a poco ha ido caminando en el Señor, cómo ha ido aprendiendo todo, y ahora es el momento de "patito... ¡a nadar!".

Cuántas situaciones en nuestra vida cambian: un hijo se te casa o se consagra como sacerdote o religiosa, otro empieza la universidad… Es el momento en el que tienes que dar gracias al Señor por todo lo vivido y empezar una etapa nueva, en la que la confianza en el Señor es la que pilota el avión. Saber que Él les va a cuidar, igual que siempre te ha cuidado a ti.

Hoy el reto del amor es dar gracias por la vida, por alguien que has tenido que cuidar y enseñarle a vivir, por tantos momentos vividos... Hoy coge el teléfono y mándale un mensaje con un "Gracias".


VIVE DE CRISTO

Pequena agenda do cristão

DOMINGO



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Viver a família.

Senhor, que a minha família seja um espelho da Tua Família em Nazareth, que cada um, absolutamente, contribua para a união de todos pondo de lado diferenças, azedumes, queixas que afastam e escurecem o ambiente. Que os lares de cada um sejam luminosos e alegres.

Lembrar-me:
Cultivar a Fé

São Tomé, prostrado a Teus pés, disse-te: Meu Senhor e meu Deus!
Não tenho pena nem inveja de não ter estado presente. Tu mesmo disseste: Bem-aventurados os que crêem sem terem visto.
E eu creio, Senhor.
Creio firmemente que Tu és o Cristo Redentor que me salvou para a vida eterna, o meu Deus e Senhor a quem quero amar com todas as minhas forças e, a quem ofereço a minha vida. Sou bem pouca coisa, não sei sequer para que me queres mas, se me crias-te é porque tens planos para mim. Quero cumpri-los com todo o meu coração.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?

O Deus da nossa fé não é um ser longínquo

Considera o que há de mais formoso e grande na terra..., o que apraz ao entendimento e às outras potências..., o que é recreio da carne e dos sentidos... E o mundo, e os outros mundos que brilham na noite; o Universo inteiro. – E isso, junto com todas as loucuras do coração satisfeitas..., nada vale, é nada e menos que nada, ao lado deste Deus meu! – teu! – tesouro infinito, pérola preciosíssima, humilhado, feito escravo, aniquilado sob a forma de servo no curral onde quis nascer, na oficina de...

...José, na Paixão e na morte ignominiosa e na loucura de Amor da Sagrada Eucaristia. (Caminho, 432)

É preciso adorar devotamente este Deus escondido. Ele é o mesmo Jesus Cristo que nasceu da Virgem Maria; o mesmo, que padeceu e foi imolado na Cruz; o mesmo, enfim, de cujo peito trespassado jorrou água e sangue.
Este é o sagrado banquete em que se recebe o próprio Cristo e se renova a memória da Paixão e, com Ele, a alma pode privar na intimidade com o seu Deus e possui um penhor da glória futura. Assim, a liturgia da Igreja resumiu, em breve estrofe, os capítulos culminantes da história da ardente caridade que o Senhor tem para connosco.
O Deus da nossa fé não é um ser longínquo, que contempla com indiferença a sorte dos homens, os seus afãs, as suas lutas, as suas angústias. É um pai que ama os seus filhos até ao ponto de enviar o Verbo, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, a fim, com a sua encarnação, morrer por nós e nos redimir. É ele ainda o mesmo Pai amoroso que agora nos atrai suavemente para Si, mediante a acção do Espírito Santo que habita nos nossos corações. (Cristo que passa, 84)


Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Mt 21, 33-43

33 «Escutai outra parábola: Um chefe de família plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, construiu uma torre, arrendou-a a uns vinhateiros e ausentou-se para longe. 34 Quando chegou a época das vindimas, enviou os seus servos aos vinhateiros, para receberem os frutos que lhe pertenciam. 35 Os vinhateiros, porém, apoderaram-se dos servos, bateram num, mataram outro e apedrejaram o terceiro. 36 Tornou a mandar outros servos, mais numerosos do que os primeiros, e trataram-nos da mesma forma. 37 Finalmente, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: ‘Hão-de respeitar o meu filho.’ 38 Mas os vinhateiros, vendo o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Matemo-lo e ficaremos com a sua herança.’ 39 E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e mataram-no. 40 Ora bem, quando vier o dono da vinha, que fará àqueles vinhateiros?» 41 Eles responderam-lhe: «Dará morte afrontosa aos malvados e arrendará a vinha a outros vinhateiros que lhe entregarão os frutos na altura devida.» 42 Jesus disse-lhes: «Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram transformou-se em pedra angular? Isto é obra do Senhor e é admirável aos nossos olhos? 43 Por isso vos digo: O Reino de Deus ser-vos-á tirado e será confiado a um povo que produzirá os seus frutos.

Comentário:

O Senhor prepara com desvelo tudo quanto os Seus filhos possam necessitar para viver como Ele deseja: Felizes!

Não se limita a plantar a vinha, constrói o lagar, cerca-a com uma sebe, defende-a com uma torre.

Ali poderão trabalhar, ganhar o sustento, sentir-se seguros e tranquilos.

Nada falta!

O que temos de fazer?

Trabalhar a vinha com o melhor do nosso esforço e dedicação para que dê os frutos que o Senhor – legitimamente -, espera receber.

Porque é o Seu direito, a vinha é dele, nós somos apenas os usufrutuários.

Não nos esqueçamos que o que que recebemos absolutamente de graça temos de restituir incólume e acrescentado com as nossas boas obras, o nosso esforço e dedicação.


(AMA, comentário sobre Mt 21, 33-43; 45-46, 17.03.2017)