12/10/2017

Fátima: Centenário - Oração diária

Senhora de Fátima:

Neste ano do Centenário da tua vinda ao nosso País, cheios de confiança vimos pedir-te que continues a olhar com maternal cuidado por todos os portugueses.
No íntimo dos nossos corações instala-se alguma apreensão e incerteza em relação a este nosso País.

Sabes bem que nos referimos às diferenças de opinião que se transformam em desavenças, desunião e afastamento; aos casais desfeitos com todas as graves consequências; à falta de fé e de prática da fé; ao excessivo apego a coisas passageiras deixando de lado o essencial; aos respeitos humanos que se traduzem em indiferença e falta de coragem para arrepiar caminho; às doenças graves que se arrastam e causam tanto sofrimento.
Faz com que todos, sem excepção, nos comportemos como autênticos filhos teus e com a sinceridade, o espírito de compreensão e a humildade necessárias para, com respeito de uns pelos outros, sermos, de facto, unidos na Fé, santos e exemplo para o mundo.

Que nenhum de nós se perca para a salvação eterna.

Como Paulo VI, aqui mesmo em 1967, te repetimos:

Monstra te esse Matrem”, Mostra que és Mãe.

Isto te pedimos, invocando, uma vez mais, ao teu Dulcíssimo Coração, a tua protecção e amparo.


AMA, Fevereiro, 2017

Hoy el reto del amor es mirar en tu corazón y preguntarte si tu amor tiene fecha de caducidad

EL AMOR NO TIENE FECHA DE CADUCIDAD


Ayer toda la Comunidad tuvimos una visita muy especial: nos visitó un grupo de la CONFER (Conferencia Española de Religiosos) de Burgos. Vinieron 28 religiosos y compartimos juntos la tarde.

Cuando entramos en el locutorio descubrimos que casi todos "peinaban canas". Empezamos a presentarnos, primero nosotras y luego ellos. Nos contaron dónde habían estado de misión durante su vida. Casi todos llevaban a sus espaldas más 40 años de fidelidad, de perseverancia. Según les escuchaba, me daba cuenta de que el amor de Cristo dura para toda una vida.

Cuántas veces he escuchado: "Se me ha acabado el amor", "Nada dura para siempre"...

Sin embargo, ayer tenía delante de mí a un grupo de personas que han dado la vida por Cristo y los hermanos. Y, con su vida totalmente entregada, me decían que el amor no tiene fecha de caducidad.

Mientras tomábamos algo, se me acercó una misionera que me dijo que dentro de poco cumpliría 60 años de vida religiosa. La sonrisa no se le quitaba de la cara. Me decía con sus ojos vivos que merecía la pena dar la vida.

En la oración de la tarde sólo me salía una acción de gracias muy profunda por poder apostar una vez más por el amor.

Lo que hizo Jesús fue amarnos hasta el extremo, hasta la muerte, no midió. Por ello, no tengas miedo a volver a abrir tu corazón y, una vez más, apostar por el Amor. Jesús nos mostró que su Padre es Amor. Hemos sido creados por amor y para amar. Por ello, no dejes escapar en la vida lo que realmente te va a hacer feliz, que es el amor. Hoy es un día nuevo en el que podrás descubrir la frescura de tu corazón. Déjale que ame, no le encierres, no le tengas en un puño... déjale latir.

Hoy el reto del amor es mirar en tu corazón y preguntarte si tu amor tiene fecha de caducidad. Si no la tiene, mira al Cielo para dar gracias, renueva tu compromiso y hoy dile a esa persona que la quieres. Y si tu amor tiene fecha de caducidad, nunca es tarde para borrarla... siéntate a los pies de Cristo y pídele que llene tu corazón con Su amor, un amor que "todo lo cree, todo lo espera...", un amor "que no pasa nunca".


VIVE DE CRISTO

Pequena agenda do cristão

Quinta-Feira



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Participar na Santa Missa.


Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.
O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.
Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.


Lembrar-me:
Comunhões espirituais.


Senhor, eu quisera receber-vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?






Deus está presente

Humildade de Jesus: em Belém, em Nazaré, no Calvário... Porém, mais humilhação e mais aniquilamento na Hóstia Santíssima; mais que no estábulo, e que em Nazaré, e que na Cruz. Por isso, que obrigação tenho de amar a Missa! (A "nossa" Missa, Jesus...) (Caminho, 533)

Por vezes, talvez nos perguntemos como será possível corresponder a tanto amor de Deus e até desejaríamos, para o conseguir, que nos pusessem com toda a clareza diante dos nossos olhos um programa de vida cristã. A solução é fácil e está ao alcance de todos os fiéis: participar amorosamente na Santa Missa, aprender a conviver e a ganhar intimidade com Deus na Missa, porque neste Sacrifício se encerra tudo aquilo que o Senhor quer de nós.

Permiti que aqui vos recorde o desenrolar das cerimónias litúrgicas, que já observámos em tantas e tantas ocasiões. Seguindo-as passo a passo é muito possível que o Senhor nos faça descobrir em que pontos devemos melhorar, que defeitos precisamos de extirpar e como há-de ser o nosso convívio, íntimo e fraterno, com todos os homens.


O sacerdote dirige-se para o altar de Deus, do Deus que alegra a nossa juventude. A Santa Missa inicia-se com um cântico de alegria, porque Deus está presente. É esta alegria que, juntamente com o reconhecimento e o amor, se manifesta no beijo que se dá na mesa do altar, símbolo de Cristo e memória dos santos, um espaço pequeno e santificado, porque nesta ara se confecciona o Sacramento de eficácia infinita. (Cristo que passa, 88)

Reflectindo

Pode desejar-se a morte?

Estou dividido na resposta porque penso que esta depende muito das circunstâncias mas, de facto, só me ocorre uma em que esse desejo se pode aceitar e que é morrer em vez de pecar mortalmente.

Se o pecado mortal traz consigo a morte da alma porque corta de forma abrupta a relação com Deus, que, definitivamente é o pior que pode acontecer, então talvez se justifique desejar que o Senhor conceda a graça de uma morte na segurança da Vida Eterna.

Neste caso talvez não se deva chamar "desejo de morrer" mas sim ânsia de salvação.

(ama, reflexões, 2014.11.23)


Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Lc 11, 5-13

5 Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer’, 7 e se ele lhe responder lá de dentro: ‘Não me incomodes, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar’. 8 Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar.» 9 «Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; 10porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á. 11 Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? 12 Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!»

Comentário:

Na sequência do ensinamento do Pai-Nosso, Jesus dá aos Seus como que uma referência para a importância da oração.

Oração, desde logo, que Ele próprio ensinou, mas que deseja perseverante, sem vacilações ou titubeios.

Por outras palavras, revela o verdadeiro poder dessa oração feita nesses termos:

O Senhor – Ele próprio o afirma – não deixará de atender quem assim Lhe pede.

(AMA, comentário sobre Lc 11, 5-13, 08.07.2017)