12/11/2017

Os perfeitos só se encontram no Céu

Que ele está cheio de defeitos!... Bom... Mas, além de que os perfeitos só se encontram no Céu, tu também tens os teus, e todavia suportam-te; e, mais ainda, estimam-te: porque te amam com o amor que Jesus Cristo tinha pelos seus, que bem carregados de misérias andavam! – Aprende! (Sulco, 758)

Queixas-te de que ele não é compreensivo... E eu tenho a certeza de que faz o possível por entender-te. Mas tu, quando te esforçarás um bocadinho por compreendê-lo a ele? (Sulco, 759)

De acordo; admito: essa pessoa portou-se mal; a sua conduta é censurável e indigna; não demonstra categoria nenhuma.

– "Merece humanamente todo o desprezo!", acrescentaste.

Insisto: compreendo-te, mas não compartilho a tua última afirmação. Essa vida mesquinha é sagrada; Cristo morreu para redimi-la! Se Ele não a desprezou, como podes tu atrever-te a desprezá-la? (Sulco, 760)


Realmente, a vida, já por si estreita e insegura, às vezes torna-se difícil... Mas isso contribuirá para te tornar mais sobrenatural, para que vejas em tudo a mão de Deus; e assim serás mais humano e compreensivo com os que te rodeiam. (Sulco, 762)

Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Mt 25, 1-13

1 «O Reino do Céu será semelhante a dez virgens que, tomando as suas candeias, saíram ao encontro do noivo. 2 Ora, cinco delas eram insensatas e cinco prudentes. 3 As insensatas, ao tomarem as suas candeias, não levaram azeite consigo; 4 enquanto as prudentes, com as suas candeias, levaram azeite nas almotolias. 5 Como o noivo demorava, começaram a dormitar e adormeceram. 6 A meio da noite, ouviu-se um brado: ‘Aí vem o noivo, ide ao seu encontro!’ 7 Todas aquelas virgens despertaram, então, e aprontaram as candeias. 8 As insensatas disseram às prudentes: ‘Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas candeias estão a apagar-se.’ 9 Mas as prudentes responderam: ‘Não, talvez não chegue para nós e para vós. Ide, antes, aos vendedores e comprai-o.’ 10 Mas, enquanto foram comprá-lo, chegou o noivo; as que estavam prontas entraram com ele para a sala das núpcias, e fechou-se a porta. 11 Mais tarde, chegaram as outras virgens e disseram: ‘Senhor, senhor, abre-nos a porta!’ 12 Mas ele respondeu: ‘Em verdade vos digo: Não vos conheço.’ 13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.»

Comentário:


Talvez seja um pouco controverso, mas, a verdade é que temos o dever de nos preparamos para o que se espera de nós e, sabemos, não podemos faltar.

Penso – por exemplo – os que deixam para a última hora uma conversão de vida, arrependimento e reconciliação contando, talvez, que alguém se encarregará de prover essa necessidade.

E… se não houver ninguém? Se a morte me colher de improviso, sem possibilidade de preparação – por exemplo num acidente de viação mortal -?

Mais vale estar pronto, preparado e munido de todo o “azeite” da nossa fé, do nosso amor a Deus para que não suceda que, como na parábola, Ele não queira encontrar-se connosco!


(AMA, comentário sobre Mt 25, 1-13, 24.07.2017)

Temas para meditar

A força do Silêncio, 25

Os sentimentos que brotam de um coração silencioso exprimem-se na harmonia e no silêncio,
As grandes coisas da existência humana são vividas no silêncio, sob o olhar de Deus.

O silêncio é a maior liberdade do homem.
Nenhuma ditadura, nenhuma guerra, nenhuma barbárie o pode privar desse tesouro divino.


CARDEAL ROBERT SARAH

Hoy el reto es que hagas las cosas desde el amor y no desde las prisas.

ROSARIO + LIBRO


Me estoy leyendo un libro al que estoy bastante enganchada. Si quieres leerte un libro por tu cuenta, tiene que ser en los ratos libres. Pero, como suelen ser antes de acostarse, normalmente acabas tan cansada que "mañana sí que sí" se convierte en la frase de cada noche.


Se me ocurrió llevarme el libro al rosario. Lo rezamos a dos coros, una mitad dirige y la otra responde. Pensé: "¡Es una idea estupenda! Cuando le toque contestar a la otra parte del coro, leo un párrafo y hasta que volvamos a empezar."


"Dios te salve, María, llena eres de gracia, el Señor es contigo, bendita tú eres entre todas las mujeres y bendito es el fruto de tu vientre, Jesús."


"¡Ahora! Capítulo 3: De nuevo estaba con sus hermanos acompañada de la madre del Maestro, fue recibida con car..."


"Dios te salve María..."


"¡Ahora! Con cariño, sin necesidad de explicar nada. Los tres se abrazaron y Magdalena empezó a cont..."


"Dios te salve María..."


Y al tercer avemaría cerré el libro. Estaba intentando hacer las dos cosas a la vez y no me enteraba de nada; ni del libro, ni del rosario.


Cuántas veces, por querer hacer muchas cosas, no las pensamos, las hacemos deprisa, las hacemos a la vez... Y al final no terminamos ni la una ni la otra.


"Menos mal que el Señor no es así", pensaba en la oración. Imagínate si hiciese las cosas a medias... Pero no, Él lo hace todo desde el amor y, cuando el Señor hace algo, no lo deja sin terminar. Si Él te pone un deseo en el corazón, no se quedará a la mitad. Él termina su obra y de la mejor manera que se te pueda ocurrir. A veces pensamos "esto no puede ser del Señor"... Pues incluso de eso el Señor se vale para seguir con la obra que está haciendo contigo. Hoy te invito a que pongas todo tu amor en las cosas que haces. Cristo no nos amó a medias, ni reparte su amor. Él se vuelca con cada persona, individualmente e infinitamente.


Hoy el reto es que hagas las cosas desde el amor y no desde las prisas. Que cuando tengas que estar con una persona, estés; cuando tengas que trabajar, trabajes; cuando quieras (puedas) leer, leas; y cuando vayas a rezar el rosario, lo reces...



VIVE DE CRISTO

Pequena agenda do cristão

DOMINGO



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Viver a família.

Senhor, que a minha família seja um espelho da Tua Família em Nazareth, que cada um, absolutamente, contribua para a união de todos pondo de lado diferenças, azedumes, queixas que afastam e escurecem o ambiente. Que os lares de cada um sejam luminosos e alegres.

Lembrar-me:
Cultivar a Fé

São Tomé, prostrado a Teus pés, disse-te: Meu Senhor e meu Deus!
Não tenho pena nem inveja de não ter estado presente. Tu mesmo disseste: Bem-aventurados os que crêem sem terem visto.
E eu creio, Senhor.
Creio firmemente que Tu és o Cristo Redentor que me salvou para a vida eterna, o meu Deus e Senhor a quem quero amar com todas as minhas forças e, a quem ofereço a minha vida. Sou bem pouca coisa, não sei sequer para que me queres mas, se me crias-te é porque tens planos para mim. Quero cumpri-los com todo o meu coração.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?

Diálogos apostólicos

O JUÍZO PARTICULAR E FINAL – 2

Pergunto:

De que seremos julgados? 

Respondo:

Deus nosso Senhor jugar-nos-á sobre:

As coisas boas que tenhamos feito, incluídos os bons desejos.

As coisas boas que tenhamos deixado de fazer (omissões).

As coisas más que tenhamos feito, incluídos os maus pensamentos.


As consequências dos nossos actos.