16/01/2018

Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Mc 2, 23-28

23 Ora num dia de sábado, indo Jesus através das searas, os discípulos puseram-se a colher espigas pelo caminho. 24 Os fariseus diziam-lhe: «Repara! Porque fazem eles ao sábado o que não é permitido?» 25 Ele disse: «Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele? 26 Como entrou na casa de Deus, ao tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferenda, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e também os deu aos que estavam com ele?» 27 E disse-lhes: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. 28 O Filho do Homem até do sábado é Senhor.»

Comentário:

A grande diferença que existe entre os chefes do povo judaico e Jesus Cristo é o critério.

Os primeiros “agarram-se” à letra da Lei e nem se preocupam em interpretá-la e, na verdade, deveriam ter essa preocupação porque transmitir a outros – ou impor, o que é pior – algo que não se explica nem se dá a razão porque deve ser assim, é uma prepotência que coarcta a liberdade de escolha.

Jesus Cristo explica e aconselha, interpreta e indica o caminho, segui-lo ou não depende de cada um.

O Senhor respeita a liberdade do homem precisamente porque foi Ele quem lha deu e não pode ir contra a Sua própria Vontade.

(ama, comentário sobre Mc 2, 23-28, 17.01.2017)







Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.