12/05/2018

Evangelho e comentário

Tempo de Páscoa

Beata Joana de Portugal

Evangelho: Jo 16, 23-28

23 Nesse dia, já não me perguntareis nada. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai em meu nome, Ele vo-la dará. 24 Até agora não pedistes nada em meu nome; pedi e recebereis. Assim, a vossa alegria será completa.» 25 «Até aqui falei-vos por meio de comparações. Está a chegar a hora em que já não vos falarei por comparações, mas claramente vos darei a conhecer o que se refere ao Pai. 26 Nesse dia, apresentareis em meu nome os vossos pedidos ao Pai, e não vos digo que rogarei por vós ao Pai, 27 pois é o próprio Pai que vos ama, porque vós já me tendes amor e já credes que Eu saí de Deus. 28 Saí do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e vou para o Pai.»

Comentário:

Aproxima-se o momento em que o Senhor ascende aos Céus deixando fisicamente esta terra.

Sabe que os Seus discípulos ficarão tristes, se sentirão como que perdidos e sem rumo.

Por isso lhes fala do Espírito Santo e lhes assegura que com ele virão os Dons, as Virtudes e os Frutos que serão o seu auxílio para perseverarem na Fé e levar por diante o Seu mandato de instalar o Reino de Deus em toda a terra.

A instrução que agora lhes falta, as dúvidas que os assaltam, o temor do futuro próximo, as fraquezas próprias tudo será ultrapassado e serão como que novos homens a quem não faltará coragem, nem conhecimento nem – sobretudo – a Fé seja o que for que possa acontecer.

(AMA, comentário sobre Jo 16, 23-28, 27.05.2017)